quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

sábado, 29 de março de 2008

Gnocchi della fortuna

Hoje é dia de Gnocchi della fortuna, famoso e tradicional prato italiano. Eu me tornei fã de Gnocchi desde pequeno, pois la “Mamma Fortunato” sempre preparou e muito bem, mas eu nem sabia que além de gostoso, comer gnocchi dava sorte. Existem várias versões para o gnocchi della fortuna, uma delas é a seguinte: “um andarilho que, num dia 29, chegou a uma pequena cidade e bateu à porta de um casal de velhinhos. Pedindo um prato de comida, recebeu o alimento que tinham a mesa: Gnocchi. Tempos depois o andarilho retornou à casa para contar que, após aquele dia, passou a ter muita sorte e ganhou muito dinheiro. A partir desta história criou-se o ritual, seguido a cada dia 29, para dar sorte: degustar um belo prato de Gnocchi, colocando uma nota de qualquer valor em baixo do prato. Os sete primeiros Gnocchi devem ser comidos em pé. A nota deverá ser guardada por um mês e depois, doada.”
Não me lembro quando iniciei o ritual de comer gnocchi todo 29 de cada mês, mas já perdi a conta de quantos eu comi. Este ano por ser bissexto, o ritual será repetido 12 vezes, o que quer dizer?...não sei, mas é sempre motivo de bons encontros com os amigos.
E se você quiser preparar Gnocchi segue uma receita básica, bon appétit:

Gnocchi


- 1/2 kg de batata- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1 de ovo- quanto baste de noz-moscada- 1 1/2 xícara(s) (chá) de queijo ralado- 1 xícara (chá) de farinha de trigo- 1/2 xícara (chá) de amido de milho

Cozinhe as batatas com sal e esprema-as. Misture bem todos os ingredientes até ficar uma massa lisa e homogênea. Deixe descansar por 10 minutos. Espalhe farinha de trigo numa superfície lisa e, com pequenas porções da massa, faça um cordão de aproximadamente 1 dedo de espessura. Corte os pedacinhos e espalhe numa assadeira enfarinhada. Cozinhe pequenas porções em água quente (sem ferver) até que subam à superfície. Retire e escorra bem, colocando diretamente num refratário. Cubra com o molho de sua preferência. Bon apétit!

Um comentário:

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.