quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

sábado, 21 de junho de 2008

Fête de la musique




A França celebra hoje, dia 21 de junho, a Fête de la Musique (Festa da Música). Um dia inteiro dedicado à música com diversos shows e manifestações artísticas. A festa que começou nos anos 80 e já está na sua 27ª edição, rompeu as fronteiras e hoje acontece em diversos lugares do mundo. Artistas profissionais e amadores ganham as ruas das cidades e celebram a música. Na França a festa toma o país inteiro. Em todas as cidades e vilarejos vários eventos acontecem. A Festa marca o início do verão. É tempo de sol, camisetas, bermudas, sorvete e muita música. Os organizadores do evento brincam com o slogan "Faites de la musique", um homófono de Fête de la musique, que quer dizer "Faça música", para promover a festa.



Em 2002, estava em Lyon no dia 21 de junho, era uma sexta-feira. Me lembro que a alegria era contagiante, o metrô foi liberado a partir das 14 horas, para que todos pudessem comparecer nos locais dos eventos. Na parte antiga da cidade, em cada rua havia um grupo de músicos ou cantores fazendo apresentações. Voltei à França em 2005 e mais uma vez participei da comemoração da Fête de la Musique, e naquele ano foi especial, pois era o ano do Brasil na França, até a Velha Guarda da Portela apareceu por lá, levando muita batucada ao Jardin de Luxembourg.
Como vocês já puderam observar eu sou totalmente musical. Tenho gosto bem eclético e na minha "vitrola" toca de tudo, samba, jazz, clássicos, mpb, etc...
A música é a mola propulsora da minha vida. Clássica ou popular ela está sempre presente, me levando para lugares inimagináveis ou me deixando com os pés no chão.
Para celebrar a Música, escolhi uma canção muito linda do Almir Sater, "Tocando em frente", na voz única e interpretação luxuosa de Maria Bethânia.
Viva a Música!!! Vive la Musique!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.