quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

domingo, 7 de setembro de 2008

se eu for falar na Portela...

(Aquecendo os tamborins - da Central para Madureira)


"Eu sou Portela desde os tempos de criança...", é uma paixão antiga, meu carinho todo especial pela azul e branca de Madureira, escola de Clara Nunes, Candeia, Paulinho da viola e outros bambas. Portela mora no meu coração, será por isso que o azul é a minha cor preferida?
Na última quarta-feira fui assistir ao documentário "O mistério do samba", produção de Marisa Monte sobre a Velha Guarda da Portela - a fina flor do samba. É emoção do início ao fim: pela beleza do samba, pela simplicidade e pelo amor que os sambistas demonstram Portela. É prazeroso ouvir as histórias de Monarco, Casquinha e os saudosos Argemiro e Seu Jair. E passa tão rápido que fica um gosto de "quero mais". Por isso tudo é que no sábado, segui acompanhado da minha pequena trupe para a quadra da Portela, para ouvir a Velha Guarda e saborear a maravilhosa feijoada - esta última edição estava simplesmente di-vi-na!
A feijoada da família portelense é o maior sucesso e já faz parte do calendário da cidade, todo primeiro sábado de cada mês, chova ou faça sol, tem feijão na Portela. Como não sou ruim da cabeça nem doente do pé, bato ponto na quadra da azul e branca.


(No cafofo da águia)



(As tias que preparam a feijoada)




(A pequena trupe do samba, da esquerda para a direita, Rosane, Jorge, Wilson e Gustavo)

Show da Velha Guarda da Portela - fina flor do samba!




(Rosane Machado - do Salgueiro, visitando a Portela)





(Jairzinho Furacão - craque da bola na feijoada da Portela)



(Toda a simpatia de Noca da Portela)


(Jards Macalé - na boa curtindo a Velha Guarda)



Então ficamos combinados assim: no próximo primeiro sábado de outubro tem outra feijoada, até lá não deixe de assistir ao documentário "O mistério do samba". Por enquanto, curta o trailer.



2 comentários:

  1. Que maravilha!!!
    Quero ver esse filme... Não poderei perder.
    Acredito que tenham passado um sábado maravilhoso.
    Bjus amigo e Rosane

    ResponderExcluir
  2. Ai, meu Deus, eu também vou fazer um post sobre esse documentário!!!! Aí se congregam várias paixões minhas: a Portela, a Marisa e documentários. Na mosca, Jô. Vc sabe que o meu lance com a escola é desde criança tb? Minha mãe é portelense, mas eu tb adoro a Clara Nunes e o meu coração sempre bateu mais forte pela águia. Será que é porque é maior campeã de todos os tempos? rs Não, é algo que já vem na alma da gente, né?
    Invejinha boa e não vejo a hora de conhecer tudo isso.
    O trailer é lindo!!!!
    Beijos emocionados!

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.