quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Lyon





Citei Lyon como uma das minhas cidades preferidas em uma das listas que publiquei ontem. Para minha surpresa no Caderno Boa Viagem do jornal O Globo, publicaram hoje matéria sobre essa simpática cidade francesa, banhada pelos rios Saône e Rhône, que tive o prazer de visitar em 2002 e 2007.



(Colina Fourvière)



Lyon foi fundada em 43 a.C. pelos romanos, com a designação de Lugdunum, era a capital da província da Gália. Foi nessa cidade que nasceu o imperador romano Cláudio, o primeiro imperador que nasceu fora da Península Itálica e que chegou a conquistar a Britânia em 43 d. C.



(Ruínas do anfiteatro romano)


Lyon é dominada por duas colinas, Fourvière e Croix-Rousse, separadas pelo rio Saône. Dizem que Jules Michelet (filósofo e historiador) atribuiu as designações de “colina que reza” a Fourvière, por abrigar a basílica de Notre Dame de Fourvière, vários conventos e a sede do bispado, e de «colina que trabalha» a Croix-Rousse, onde morava a maioria dos operários que trabalhavam na tecelagem (particularmente da seda), indústria principal da cidade nessa época.
Embora seja a segunda maior cidade da França, Lyon tem charme de cidadezinha do interior, sobretudo o Vieux Lyon, a parte antiga da cidade, onde existem várias passagens no interior dos prédios, chamados de traboules que permitem passar de uma rua a outra.


(Traboule)


Na Península, entre os dois rios, encontra-se a praça Bellecour, que é uma das maiores praças de pedestres da Europa, onde podemos avistar a imponente estátua eqüestre de Louis XIV.


(Place Bellecour)


Além de todas essas belezas, Lyon é uma cidade gastronômica, com ótimos restaurantes e culinária deliciosa, inclusive o do festejadíssimo chef Paul Bocuse, que ainda não conheço, mas quem sabe em outra viagem?



(Mesmo assim, não deixei de comer bem, não é?)


Quem quiser saber um pouco mais sobre Lyon, pode me convidar para um bate-papo com muito vinho, e belas fotos de Lyon, vai ser um prazer!


(Place des Terreaux)

4 comentários:

  1. Cher Fortunatô,

    Conforme falei com vc, rapidamente, pelo gtalk, no dia 3/1/2011, vou passar o dia em Lyon. O meu desejo de conhecer a cidade é antigo, pois minha família veio de lá. Então...é como um resgate histórico-familiar mesmo. =)
    Em sendo assim, gostaria de saber quais lugares NÃO posso deixar de ir...
    Aguardo suas dicas.
    Obrigada.
    Bises,
    Gaby

    ResponderExcluir
  2. Gaby
    Que prazer ter vc aqui!
    Lyon é uma cidade maravilhosa e éum pena ficar apenas um dia. Vc teria como ficar mais de um dia? São tantos lugares imperdíveis. Mas para um dia, um passeio pelo Vieux Lyon é algo imperdível, assim como a parte alta da cidade, a Croix Rousse e os Teatros Galo-romanos. lá vc vai fazer uma viagem no tempo.
    Te peço um tempinho e no final de semana te mando umas boas dicas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Bom saber disso....
    Ok. Fico no aguardo.
    Obrigada!
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Quero voltar a Lyon com um solzinho desses!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.