quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

sábado, 4 de outubro de 2008

Às favas com os escrúpulos


Depois de mais de 40 anos de casamento, a esposa de um senador da República descobre que o marido não era o poço de virtudes que acreditava. Estes são os elementos do espetáculo Às favas com os escrúpulos, texto de Juca de Oliveira e direção de Jô Soares, que estreou no Teatro Clara Nunes, após temporada de sucesso em São Paulo.
Juca de Oliveira é o mestre da comédia política e já escreveu diversos sucessos como Caixa 2, Motel Paradiso, só para citar alguns. Neste espetáculo, as mazelas políticas do país são mostradas através da vida do senador Bernardo, muito respeitado e tido como um dos parlamentares mais íntegros do país, casado com Lucila, professora aposentada e fiel. Num dos acasos da vida, Lucila descobre que o marido tem uma amante, e aí começa uma revolução tendo um desfecho inesperado e divertido.
Comédia, ao contrário do que muitos imaginam, não é tarefa fácil, pois precisa ser inteligente e equilibrada e fugir do riso fácil e oportunista. É preciso que haja talento por todos os lados e, certamente, este é o ponto forte deste espetáculo. O bom texto de Juca de Oliveira aliado à direção segura de Jô Soares e um elenco afinado.


Bárbara Paz, como a secretária/amante do senador, está convincente no papel, com boa atuação, Daniel Warren que interpreta o neto do casal é o menos satisfatório, mas sua atuação não chega a comprometer. Neusa Maria Faro, ótima atriz, está perfeita no papel da empregada da família, totalmente dona da personagem e com ótimo desempenho, assim como Gracindo Júnior, ator experiente, interpreta com maestria seu papel, mas é Bibi Ferreira a grande estrela do espetáculo. Não dá para fugir do lugar comum, Bibi é uma lenda vida da dramaturgia brasileira e vê-la aos 86 anos no palco, já é em si um espetáculo, um presente. Sua interpretação de Lucila é magnífica e já lhe rendeu dois prêmios de melhor atriz pelo papel, conferidos pela APCA e pela Revista Contigo. Bibi tem momentos maravilhosos neste espetáculo, é aplaudida diversas vezes em cena aberta e contracenando com Neusa Maria Faro, faz uma dupla fantástica. Às favas com os escrúpulos, é um programa divertido e ótima oportunidade de se ter uma aula com uma das maiores damas do nosso teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.