quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

dia nacional de ação de graças

Hoje é o Dia Nacional de Ação de Graças, comemorado em muitos países, inclusive com feriado nos Estados Unidos e Canadá.
Fiz uma rápida pesquisa para buscar as origens desta comemoração e fiquei surpreso pelo modo como a comemoração chegou ao Brasil. No final do texto você vai encontrar uma oração. Seja qual for a sua fé, agradecer a Deus sempre é bom!

The First Thanksgiving", painting by Jean Leon Gerome Ferris (1863–1930).


"O Dia de Ação de Graças é comemorado na quarta Quinta-feira de Novembro. Nesta data, pessoas de todas as religiões dão graças pelas dádivas alcançadas. As famílias se reúnem e comemoram com a ceia tradicional, após as preces e os cultos de cada religião em comunhão espiritual à benevolência de Deus misericordioso. Segundo a tradição, o primeiro Dia de Ação de Graças americano aconteceu em 1621. A festa foi feita junto aos integrantes da tribo Wampanoag, convidados dos colonos ingleses fundadores da colônia Plymouth, estado de Massachusetts. Num gesto de delicadeza, os índios levaram comida aos ingleses. Só em 1789, por idéia do então presidente George Washington, a data se tornou feriado. Para aqueles que estão no caminho espiritual, o Dia de Ação de Graças anuncia formalmente a chegada do Natal e simboliza a gratidão que sentimos a medida em que nos aproximamos de Deus. Da mesma forma que o dia de Ação de Graças precede o Natal, o coração, que é constantemente agradecido, é um precursor do glorioso nascimento interno da consciência Cristã que é a alegre realização da Presença Divina em toda a criação. Oferendas internas, conscientes de agradecimento, abrem nossos olhos novamente para as incontáveis manifestações de Deus em nossa volta, emocionando-nos com uma capacidade nova de admirar e sentir júbilo na vida diária. O Dia de Ação de Graças é o dia especialmente dedicado à gratidão. A rigor, todos os dias deveriam ser de ações de graças. Em todas as circunstâncias, em todos os momentos, deveríamos ser gratos a Deus. "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, para convosco". I Tessalonicenses 5.18. Agradecer a Deus, entendendo que tudo lhe pertence e que providencia o melhor para nós, é sinal de amor e de obediência à Sua vontade. No ano de 1909, Joaquim Nabuco, Embaixador do Brasil nos Estados Unidos, assistiu a um Culto de Ação de Graças. Ficou tão impressionado que declarou: "Quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus". Em 1949, foi votada no Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra, a Lei nº 781, que instituiu no Brasil o Dia Nacional de Ação de Graças."

Fonte: http://www.sjose.com.br /
Wikipedia

Ação de Graças

"Senhor, a ti pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. Graças te rendemos porque somos parte de tua criação maravilhosa. Senhor, tu nos fizeste e nos amas. Tu és a nossa rocha e a nossa fortaleza. Recebe, Senhor, toda a nossa gratidão"!

7 comentários:

  1. Belo Post,

    Um feriado, como este é que deviamos copiar, em vez de festas "satânicas" como o Halloween...

    ResponderExcluir
  2. Amigo Jorge,

    Hoje estou em uma breve visita para agradecer a sua atenção sempre presente. Em relação ao que está acontecendo no sul do nosso querido Brasil... Continuo resistindo em assistir a TV, mas quando percebo lá estou eu... Assistindo ao noticiário. Também assisti a reportagem que mencionou. Sou emotivo demais... Esta notícia somou mais tristeza e também me vi aos prantos. Que o tempo apague as cenas horríveis que esta criança, em sua inocência, assistiu no dia do seu aniversário. Agora também começam as mobilizações aos “animais”. Queridos amigos de estimação que não sabem como pedir socorro. Estou solidário a esta lamentável ocorrência que parece não ter fim.

    Obrigado por divulgar o fórum do Pablo que se faz em forma de campanha reunindo informações e orientações de ajuda. (a imagem do banner)

    Por favor peço que some qualquer informação de ajuda e orientação no campo comentário da minha matéria no Quiosque azul.

    Santa Catarina agradece a sua Ajuda

    Que assim seja meu amigo!
    Vamos continuar rezando... Pedindo ajuda aos Céus! A Deus! Amém.

    Que Deus abençoe você e os seus!
    Forte abraço,
    Luz! Renato

    ps. Parabéns por este seu post. Desculpe-me por usar o campo comentário deste seu artigo para deixar esta mensagem, mas toda essa mobilização que se faz também pode ser uma “Ação de Graça”. + 1 abraço e + 1 obrigado!

    ResponderExcluir
  3. O Henrique disse tudo.
    Uma das poucas "culturas americanas" que eu não teria o menor pudor em assimilar é essa.
    É uma data muito importante para eles (basta ver a quantidade de referências nas produções americanas), e que está toda baseada na solidariedade.
    O pouco que eu conhecia a respeito, acredite, aprendi assistindo com o meu filho de 4 anos a um desenho animado do Picapau.
    Agora, nos brinda com esse post.
    São essas coisas que fazem a internet valer a pena e que me dá orgulho de ter um amigo como você.
    Um grande abraço e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Henrique, Renato e Oscar
    Valeu amigos pela participação e comentários.
    Forte Abraço,
    Jorge

    ResponderExcluir
  5. vc nunca tinha entrado no rebloggando???
    ta vendo o que vc tava perdendo???
    eu venho sempre aqui ... posso não comentar mas venho .... te sigo faz um tempinho ....
    adorei que vc disse que o reblogg é vivo ... já disseram muita coisa dele .... isto foi a primeira vez. brigada. beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jorge, amei esse pinheirinho aí em cima no seu blog. Tenho que arrumar algum motivo natalino pra enfeitar o meu. Quanto ao Dia de Ação de Graças, ele é bem popular mesmo, nos Estados Unidos. Acho que deve ser mais ou manos equiparado ao dia de Nossa Senhora Aparecida aqui no Brasil. Bom domingo, meu amigo e até amanhã!

    ResponderExcluir
  7. jorge queridinho, cheguei pra catar o meu presente. demorei pq tava no meio de uma publicação das brabas. obrigada pela rosa. ela vai combinar com o meu rebloggando. um beijo. rê.

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.