quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

2008, um ano muito bom!

E como num estalar de dedos, 2008 chegou ao fim.
Fazendo uma rápida retrospectiva posso dizer que foi um ano muito bom e tranqüilo. A Saúde está boa, tudo controlado e no seu devido lugar. Todos os cinco sentidos funcionando plenamente. A família firme e forte. Os bons amigos de sempre e os novos amigos que chegaram. Apesar de tudo, o Rio de Janeiro continua lindo e maravilhoso. O Fluminense não caiu para segunda divisão. As meninas do Vôlei trouxeram o Ouro. Marquei presença nas feijoadas da Portela. Nasceu o “Acabou o caviar?”. Assisti muitos espetáculos teatrais e ótimos filmes. Comi muito bem e bebi melhor ainda. Voltei a malhar todos os dias.
Fiz duas viagens curtinhas, mas muito saborosas.


(Curitiba - abril)



(Buenos Aires - maio)

Trabalhei incansavelmente em dois projetos. Fiz traduções de textos dificílimos e sobrevivi. Tive meus momentos de altos, baixos e médios, mas não deixei de ser Feliz!

2000inove seja bem-vindo!!! Chegue devagar, tranqüilo. Traga boas novidades, vibrações e energias positivas. Ilumine as cabeças dos governantes, mande embora a crise financeira, as guerras e as catástrofes naturais. Dê uma trégua nas dores e que todos tenhamos cada vez mais amores!!! E façamos muitas viagens!


(Budapeste - em breve, retornarei)

(ah...Paris! À bientôt!)

Seguindo a minha tradição de final de ano, deixo para reflexão, um poema do nosso querido Carlos Drummond de Andrade.

Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
(Carlos Drummond de Andrade)

6 comentários:

  1. adorei!!! a expressão francesa que eu mais gosto de dizer e ouvir dizer é ... à bientôt!!!

    beijo você.

    ResponderExcluir
  2. Ah Paris... e Ahh Buenos Aires!!! hehehe Sabe que as duas pra mim significam a mesma coisa, né? Sempre fui muito feliz, nos dois lugares, quase pelos mesmos motivos, e não é que Baires é o que temos de mais próximo à Paris? : )
    Jô, vc também foi das pessoas que fizeram o ano valer a pena e apesar da nossa curtíssima (mas sólida) amizade, saiba que já é de casa e este ano de 2009 virá para estreitar ainda mais este laço, quem sabe até pessoalmente, nao é mesmo?
    Gosto muito de vc, viu?
    Ah sim, o Drummond... Pois é, o Drummond, assim como o Chico, o Jobim, o Caetano, são dos bruxos que carrego vida afora. É maravilhoso o texto, né? Outra coisa que temos em comum.
    Jô querido, que o teu ano seja coberto de realizações e tudo que vc quiser, na justa medida. Reluzente, promissor e feliz, é o 2009 que desejo a vc.
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amigo Jorge!

    Feliz 2009! Desejo que as experiências próximas de um Ano Novo lhes sejam Construtivas, Saudáveis e Harmoniosas. Muita Paz, Saúde e Amor em seu contínuo despertar! Felicidades, Realizações e Muitas Alegrias! Luz!

    Aproveito para deixar um convite...
    Gostaria de te convidar para um “Momento de Paz”, uma Blogagem Coletiva pela Paz Mundial, que acontecerá durante todo o mês de janeiro (01/01 a 31/01/09). O objetivo maior é comemorar o Dia Mundial da Paz e da Fraternidade Universal, com uma mobilização em forma de campanha para um Mundo Melhor. Faça parte deste grupo que acredita que é possível que a humanidade encontre o caminho da Paz, através do abandono das armas. Reconheça este estado de calma e tranqüilidade com ausência de perturbações ou agitação. Todos nós somos e devemos viver como irmãos e a Paz, representada pelo pombo e pela bandeira branca, é um objetivo de Vida!

    Geralmente uma Blogagem Coletiva é um convite direcionado somente para quem tem um blog ou um site em qualquer plataforma da internet. O Quiosque Azul, o meu blog, convida também a todos que não possuem qualquer portal e queiram participar divulgando e colaborando para a Paz Mundial através do formulário de comentário ou e-mail que relaciono ao final desta mensagem. Por favor, participe, divulgue e colabore! Comunique e convite os seus amigos e/ou leitores. Toda e qualquer colaboração será bem vinda! Veja todas as instruções de como participar no link abaixo:

    http://quiosqueazul.blogspot.com/2008/12/momento-de-paz.html

    Desde já agradeço e desejo que esta mobilização alcance o seu maior objetivo e seja uma grande soma para União de todas as Nações.
    e-mail para blogagem Quiosque Azul:
    happyblue.blogagemcoletiva@gmail.com

    Blog Quiosque Azul – Um Lugar em Minha Vida!
    http://quiosqueazul.blogspot.com/

    Link direto para esta blogagem na Comunidade do diHITT
    http://dihitt.com.br/quiosqueazul/noticia/blogagem-coletiva-momento-de-paz-/

    Agradeço também se puder colocar a imagem do selo oficial (pequeno), aqui em sua side-bar (barra lateral), em forma colaborativa de divulgação desta Campanha pela Paz Mundial: “Momento de Paz”. Obrigado! Luz! Renato (HappyBlue)

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito do que vc postou, de maneira positiva vc valorizou sua vida, seus feitos. Parabéns por mostrar que cada ano podemos viver bem, dentro do possível, mas simplesmente aproveitar o presente momento e não sobrecarregar o futuro de um outra ano a iniciar.

    Eu só espero que em 2009 consiga finalmente te seguir aqui!!! Tento, mas dá erro! Sniff! Sniff! Sniff!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jorge. Novamente (nunca é demais), um feliz 2009 pra ti! Também tenho muito a agradecer neste 2008, foi um ano próspero para mim, de aprendizados, saídas da rotina, movimento! Também foi o ano que nasceu meu Mundo Insano... e o Puxadinho dele. Que 2009 venha mais próspero, com mais novidades e mais alegrias. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Jorge, realmente 2008 foi um ano muito bom. Abraços e um Feliz 2009 para você e todos os seus. Foi um prazer lhe conhecer via diHITT.
    Abraços!!

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.