quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

sambas nota 10

Como é do conhecimento de muitos, eu sou fã do samba e das escolas de samba. Acho que faz parte da alma carioca. Neste período pré-carnavalesco, procuro visitar as escolas que gosto, acompanhar os ensaios das baterias e participar das feijoadas.
Tomado um pouco pelo espírito momesco, nesta tarde, encontrei um Cd que foi editado pelo Jornal O Globo, com o título de "Sambas nota 10". Trata-se de uma coleção com os melhores sambas-enredo de todos os tempos. Infelizmente só tenho o volume 1. Mas foi muito bom relembrar os sambas da minha época de garoto, como os inesquecíveis "Bum bum Paticumbum Prugurundum" e "A Lenda das Sereias Rainha do Mar" ambos do Império Serrano, "É Hoje" e "O Amanhã" da União da Ilha e "Das maravilhas do Mar, fez-se o Esplendor de uma Noite" da minha Portela. Ouvindo esses sambas notei que muita coisa mudou, o ritmo e a melodia eram outros, tudo era mais suingado, mais lento, mais gostoso. Na avenida os passitas pareciam flutuar. Hoje os sambas são rápidos e parecem marchas militares, com baterias tão vigorosas que nem é possível perceber a beleza dos instrumentos. E o desfile é aquela correria. Novos tempos.
Esta viagem no túnel do tempo, me fez lembrar de um carnaval mais inocente, com enredos simples, mas muito criativos. Lembro que a União da Ilha apresentava sempre desfiles bem-humorados e descontraídos. Parece que a Império Serrano em 1982, já estava profetizando em que se transformaria o desfile das escolas de samba do Rio, com o seu samba protesto "Bum bum paticumbum Prugurundum". É o que vemos hoje, "super escolas de samba S.A., super alegorias, escondendo gente bamba...que covardia."
Para os corações saudosos: o samba da campeã de 1982, Império Serrano:

10 comentários:

  1. Nunca fui ao Rio ver um carnaval ao vivo. Mas tenho assistido pela TV há muitos anos e concordo com você que de uns anos para cá está mais para comercial do que para emocional. É uma pena.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fortunato

    Sambas bem escolhidos. E o post é excelente, uma vez que estamos perto de mais três dias de folia.

    Abraços e sucesso para seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fortunato

    O post é excelente, uma vez que estamos perto de mais um desfile de Escolas de Samba.

    E parabéns por você ter a Portela no coração.

    Sucesso para seu blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Jorge, tem toda razão! Os sambas de hoja parecem mais marchas militares. É uma correria. Antigamente, o bom samba era bem mais lento, um suing maravilhoso. Agora, ficamos só na saudade... Beijos, querido!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Mesmo morando aqui no RS, eu sempre acompanhei o carnaval no Rio, em 1982 eu já curtia como se estivesse no Rio, torcendo muito pelas minhas favoritos...lembro bem do desfile cidade, da Imperio Serrano, adorei ouvir o Samba enredo...
    Pena que agora se dá tanto destaque às madrinhas de bateria, que parece que só elas fazem valer a pena o desfile.
    Obrigada pela visita em meu novo blog, adorei que está me seguindo, eu sou tua fã de verdade.
    abaração!

    ResponderExcluir
  6. Queridos João, Luciana e Tereza
    Pelo jeito ninguém é ruim do pé né? O samba contagia mesmo todo mundo. do Oiapoque ao Chuí, me desculpem a falta de mosdéstia, mas o carnaval caricoa encanta. Os sambas mudaram, mas ainda alegra.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. infelizmente não curto muito pagode, nem samba!!!
    e nem gosto de carnaval!!!
    gosto de samba só pela melodia das músicas!! cmo boa musicista que se preza, presto mt atenção na melodia, que sempre é boa ^^

    ResponderExcluir
  8. Fortunato, porque não publica aqui o excelente post que veiculou no dIHITT "O mistério do quarto 311 - Aveiro / Portugal". Ele é ótimo e merece as páginas de seu Blog.
    Publicando aqui ou nao deixo o meu comentário:
    "Como você é carioca e como o post traz um pitoresco mistério sob a nomenclatura de Dom Pedro, vou entregar-lhe mais, mais mistério envolvendo a figura do imperador. Este mistério está guardado na Cidade do Porto, em um frasco de prata, é o coração do Imperador. Guardado no porto e revelado por Iza Salles em O CORAÇÃO DO REI, cuja entrevista publicamos em nosso Blog, aguardando o seu comentário.
    E, por se tratar de um tema que envolve a realeza, você Fortunato, encontrará muito, muito caviar!"

    ResponderExcluir
  9. Jorge, não sou muito chegada a Carnaval, mas gosto de um bom samba, aprecio o ritmo e tem uns sensacionais e inesquecíveis.
    Obrigada pela visita ao "Ipês", como Deus pôde compor a natureza tão harmoniosamente?!

    Sim, poderíamos ver quem mora no Rio e combninar um almoço. Tem lugares ótimos para isso. Não é necessário esperar o grande dia, acredito que já tenhamos um grupo em fina sintonia! Bjss

    ResponderExcluir
  10. Tem um selo especial pra ti em: http://www.curiosando.com.br/01/2009/selo-especial-blog-maneiro/

    Espero q goste.

    Abração

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.