quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

segunda-feira, 30 de março de 2009

In On It


A temporada teatral carioca está vivendo um dos seus melhores momentos. Na última sexta-feira, dia 27 estreou no Oi Futuro, no Flamengo, a peça "In On It", texto do canadense Daniel Macivor. O autor, desconhecido do nosso público, também é ator, diretor de teatro e cinema.
"In On It" que está sendo apresentada com seu título original, significa algo como "estar por dentro" ou "falar sobre". Talvez por isso a opção de manter o título original. Porém, isso é o que menos importa. O espetáculo fala sobre relacionamentos, pessoas, encontros e desencontros. O autor, através de dois personagens, cujos nomes não sabemos, uma vez que se tratam por "Esse aqui" e "Aquele ali", desenvolve uma trama complexa, dramática e com toques de humor, tudo de maneira muito refinada.
"Esse aqui" e "Aquele ali" estão ensaiando uma peça de teatro e enquanto ensaiam as histórias das suas vidas vão misturando-se com as dos personagens, criando um quebra-cabeça para o público. São várias histórias que são desenvolvidas e muitas personagens em cena, porém no palco apenas dois atores: Fernando Eiras e Emílio de Mello.
A direção de "In On It" é de Enrique Diaz, cujo talento conhecemos da sua trajetória na Cia dos Atores. Conduz o complexo espetáculo, cheio de nuances, com maestria e consegue um bom resultado com os atores. A ficha técnica é muito boa, com uma iluminação competente de Maneco Quinderé, uma cenografia caprichada de Domingos de Alcântara e Figurino correto de Luciana Cardoso. A trilha sonora é outro ponto alto e ficou a cargo de Lucas Marcier. Cabe destacar a tradução fluente de Daniele Ávila. Para dar vida aos personagens o diretor convidou Fernando Eiras e Emílio de Mello, e podemos dizer que foi uma boa escolha.
(Emílio de Mello e Fernando Eiras: ótimas atuações)

Emílio de Mello é responsável pelos momentos mais cômicos do espetáculo, sua atuação é cheia de alegria e despojamento. Porém quando é exigido do ator mais dramaticidade, ele corresponde muito bem.
Fernando Eiras parece ter nascido para este espetáculo, tamanha a identificação do ator com o texto. Sua atuação é impecável e emocionante.
"In On It" é mais um espetáculo que engrandece a cena teatral carioca. E o público agradece
.

4 comentários:

  1. Jorge: depois de ler atentamente sua sinopse, vou correndo assitir, pois percebi que é realmente uma ótima oportunidade. Você sempre muito antenado! Bjs Rô Machado

    ResponderExcluir
  2. Rosane,
    Não deixe de assistir vale a pena.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Tive o prazer de acompanhá-lo nessa excelente peça. Tenho vontae de assistir novamente, é impecável! Trata de temas tão atuais e com tanta sensibiliade, tenho recomendado diariamente a todos, realmente vale à pena, se depender de mim, todo mundo vai assistir. beijosssss

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus;que alegria saber que o ator Fernando Eiras esta vivo.Perdo-me,mas eu por alguma noticia mal ouvida acreditei por anos que ele nao estivesse mais vivo.que bom, que alegria;quesensaçao maravilhosa.sou fa e grande admiradora,porem dona de casa e nem sempre bem informada.agora que to mechendo nessatal de Internet.Bravo Fernando Angelina godoy






    brasilia DF

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.