quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

sexta-feira, 20 de março de 2009

outono

Hoje começou o outono, minha estação favorita. O dia e a noite tem a mesma quantidade de horas. Os dias são quentes e as noites mais frias. Época propícia para fazer programas ao ar livre, como um convescote, por exemplo.
Sendo carioca, sou fã do verão - a estação dourada, mas é no outono que os dias são mais bonitos, a luz é perfeita e no mês de junho no finalzinho da estação as folhas das amendoeiras da Praça Paris dão um show, ficam meio avermelhadas e vão caindo, formando um belo tapete colorido.
Apesar do show das amendoeiras da Praça Paris, nem sempre assistimos este espetáculo. O planeta anda tão esquisito e as folhas já não caem mais na época certa.
Em 2003, viajei no mês de novembro e pude ver o colorido do outono na França, foi algo sensacional. Eram tapetes e mais tapetes de folhas pelas ruas de Paris e também na Bretagne, precisamente em Rennes. Lembro de ter tirado muitas fotos, mas não estão digitalizadas. Qualquer dia eu vou "escanear" e mostrar aqui. Todavia achei uma foto tirada no início do outono de 2006 no Jardin des Tuileries em Paris com muitas folhas caídas pelo chão...
Só mais uma sobre o outono: dizem que é uma estação perfeita para se apaixonar, será o friozinho noturno? Então aproveite a estação, beba vinhos e namore bastante.

(Outubro de 2006, passeando no Jardin des Tuleries - Paris)

9 comentários:

  1. Mas que belíssima paisagem, Jorge! Nessa foto você transmite a verdadeira imagem que temos do outono.

    Minha estação favorita é o inverno, sei que sou do contra, fazer o que... Mas o outono representa o alívio!! Tá quente demais! hehehe

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Pois é Jorge, aqui pela Santa e Bela Catarina, sentimos a chegada do outono com uma queda bastante brusca da temperatura. Não ficou frio mas com o calor que estava nos assolando é uma boa diferente. Mas muito bom. Aqui em casa já estou colhendo acerolas e outras frutas. o outono é realmente muito bom. A foto está uma beleza, viu ?
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. vem para cá. pro sul do sul...0º daqui uns dias, um ventão do caralho, voce tem usar calças, cirolas e uns baitas casacos...me acostumei a viver num lugar onde realmente voce vive as quatros estaços - dum calor infernal e umido a um baita frio. Ai no Rio é diferente - mas a gente se habitua em qualquer lugar dependendo momento. a chegada do outono significa algo muito importante jorjão: falta tres meses para entrar o inverno. ta bacana a foto - pensa quanto historia o chão que tu ta pisando na nossa Galia nao viu?
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Por cá começou a Primavera (rs)
    Bela foto do Outono europeu.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Jorge, depois da primavera minha estação preferida é o outono. As cores do outono são fantásticas...
    E estou curtindo a chegada da primavera, depois de um inverno gelado sentir o sol na pele não tem preço,rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Rô, as paisagens são belíssimas e vc tá chiquérrimo em meio as folhas de outono.
    Ah eu tb adoro o outono, pq será, né? ; )
    Falando nisso, amigão, feliz ano novo astrológico pra vc e vamos empurrar esse zodíaco com essa garra característica... ; )
    Ahh by the way, dia 24, Babel um ano, dia 30, Lelê, mais um ano de vida. Te quero lá todos esses dias, nao falte! ; )
    Beijocas arianas.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, olha o que eu fiz... Li o comentário do meu amigo Rodrigo e em vez de escrever Jô, como de costume, saiu Rô. Vc não fica com ciuminho não, né? :P
    Mais beijos!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Jorge, as fotos são divinas... o meu sonho é conhecer o Canadá no outono... hummm já pensou?! Dizem que até mesmo nos EUA tem lugares que o chão fica coberto de folhas avermelhadas.

    Beijos amigo, muito querido!

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.