quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

terça-feira, 10 de março de 2009

Tom & Vinicius - o musical



Depois da temporada de sucesso em São Paulo, Tom & Vinicius – o Musical, está em cartaz no Teatro Carlos Gomes na Praça Tiradentes.
O espetáculo fala da amizade entre o poeta e o compositor, vividos respectivamente por Thelmo Fernandes e Marcelo Serrado.
Falar de Tom e Vinicius é lembrar da bossa nova, de Orfeu da Conceição, do bairro de Ipanema e tantos outros ícones do Rio de Janeiro, nas décadas de 50 e 60 – épocas de ouro da cidade.
A amizade de Tom e Vinicius era extremamente simples, assim como o delicioso texto de Daniela Pereira de Carvalho e Eucanaã Ferraz, que conseguem contar a história sem serem didáticos e com ótima solução para o desfecho do espetáculo.
A direção do musical coube a Daniel Herz que conduziu muito bem o grupo de atores/cantores, obtendo um conjunto bem harmônico. Os belos figurinos são de Marcelo Pies.
As belas canções Tom & Vinicius desfilam pelo palco interpretadas por vozes afinadas, com ótimos arranjos e acompanhadas por um naipe de músicos de grande qualidade.
O elenco do espetáculo é formado por atores/cantores com grande experiência em musicais, como por exemplo, Lílian Valeska – uma voz que se destaca sempre, além de Pedro Lima – ex-integrante do grupo Garganta Profunda, que está no seu terceiro ou quarto espetáculo. Sendo o elenco tão numeroso, não cabe destacar esta ou aquela atuação, pois o grupo, como já disse, é bem harmônico. Mas não podemos deixar de falar de Luiz Nicolau e sua interpretação de Frank Sinatra – muito convincente e divertida. Luiz solta a voz no duo com Marcelo Serrado, relembrando a antológica gravação de Garota de Ipanema. O elenco conta ainda com a participação de Guilhermina Guinle que interpreta duas das tantas mulheres de Vinicius (Lila Bôscoli e Lúcia Proença).
Marcelo Serrado no papel de Tom Jobim esta um pouco tímido no início do espetáculo e aos poucos sua interpretação vai crescendo. Porém é Thelmo Fernandes a grande estrela deste musical, ao dar vida ao poetinha maior, Thelmo entrega-se de corpo e alma e convence do início ao fim, dominando completamente a cena e recebendo aplausos calorosos diversas vezes.
Tom & Vinicius - o musical, é um daqueles espetáculos obrigatórios para quem ama teatro.

4 comentários:

  1. Deve ser um espetáculo e tanto que mostrará o tipo de vida da época.

    ResponderExcluir
  2. Exigente como você é, com certeza deve ser um bom espetáculo. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Não está mais em cartaz, não é?
    Será que volta?

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!!! Recomendo para quem não assistiu a ele.
    Acabo de vê-lo no Rio, espero que venha para São Paulo...

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.