quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

guerreira da utopia

No universo musical brasileiro brilham diversas estrelas; umas mais, outras menos, porém todas cintilam. São vozes melodiosas que amenizam as dores de amores, despertam paixões e encantam as almas sensíveis e até as insensíveis. Volta e meia algumas estrelas saem de cena para brilhar em outras galáxias. Ontem(2 de abril) completou 26 anos que uma dessas estrelas partiu. Estou falando de Clara Nunes, intérprete singular da nossa MPB.
Clara fez parte da minha infância e adolescência. Sua imagem alegre seduzia a todos. Sua voz vibrante e melodiosa era um bálsamo. Sua presença irradiava uma energia, uma luz única jamais vista em outro artista. Era uma alegria contagiante. Suas roupas, pulseiras, seus gestos, enfim, todo o conjunto.
Há poucas semanas, terminei a leitura de "Clara Nunes - guerreira da utopia", livro escrito brilhantemente por Vagner Fernandes. A biografia de Clara foi lançada em 2007, mas só agora tive oportunidade de ler. Apesar de ter mais de 300 páginas, devorei o livro em dois dias. Mérito do autor que fez um trabalho fascinante, reconstruindo a vida de Clara desde o interior de Minas de onde saiu para o sucesso e fama, até sua morte.

A saída de Clara Nunes da cena musical brasileira causou grande comoção. Clara era amada por todos. Encantava milhões de brasileiros aos domingos, nos clipes produzidos pelo Fantástico. Essa lacuna nunca será preenchida. Clara é única.
Para os admiradores e novos fãs da cantora, a leitura de sua biografia é obrigatória, uma vez que a trajetória de Clara é admirável. De fato, Clara Nunes foi uma guerreira da utopia.

Para matar saudades da nossa Clarinha um vídeo com vários números musicais:

8 comentários:

  1. Linda homenagem Gostava dela.

    ResponderExcluir
  2. Você disse tudo, ela era amada por todos, transitava no meio musical, acolhida por todos, por seu espírito iluminado, por sua natureza gentil, era realmente incomparável, uma força e energia tão grandes, que quandou partiu ninguém conseguia acreditar. Merecida homenagem! beijos

    ResponderExcluir
  3. Luka, Joyce e Margareth
    Obrigado pela participação. Vejo que todos nós temos algo em comum: gostar de Clara Nunes.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por esta postagem, amo Clara Nunes, para mim uma das melhores cantoras da América Latina...

    ResponderExcluir
  5. agora, não estu usando eufemismo, estou falando o que verdadeiramente sinto em meu coração, eu amo Clara Nunes...até mais...um beijão

    ResponderExcluir
  6. Concordo, Jorge. Clara foi única.
    Abs.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal o eu post, Jorge.
    Clara Nunes foi um nome do Brasil brasileiro, com todas as letras e todas as cores...
    Ela foi demais!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Jorge, parabéns pelo artigo. Lembrar Clara é lembrar da boa música brasileira. Saudades.
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.