quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Festa de aniversário no Keukenhof

(Início da manhã do dia 15 de abril - meu aniversário

Se no ano passado alguém me perguntasse onde eu iria comemorar o meu próximo aniversário, certamente teria respondido que iria escolher algum lugar para dançar e beber muito.
Porém, quis o destino que no 15 de abril de 2009 eu estivesse na Holanda. Só o fato de estar em Amsterdam já era mais que uma grande comemoração, porém esse dia 15 ficará eternizado na minha vida, com as melhores imagens que os meus olhos já viram.
Fui passar o dia no Parque Keukenhof, que fica a 1 hora de Amsterdam, na cidade de Lisse. Não poderia ter escolhido melhor lugar.
Comprei um ticket na loja de turismo que incluía a entrada no parque mais ônibus de ida e volta. O ônibus sai a cada meia hora da Leidseplein em direção ao Aeroporto de Schiphol, onde peguei o ônibus 58 até o parque.
Não sei quanto tempo eu levei até chegar lá. Talvez tenha sido mais de 1 hora, o percurso todo. Turista nunca presta atenção no tempo e como havia conhecido duas jovens belgas, Izabelle e Laurence, fui batendo papo pelo caminho...rs
Lisse é uma cidadezinha bem charmosa, com belas casas e acho que o seu maior atrativo seja o Parque, mas não posso afirmar, pois não andei pela cidade.
Onde está atualmente situado o Keukenhof era, no século XV, uma grande floresta com dunas selvagens. Ali caçava-se e, também, eram cultivadas hortaliças e ervas utilizadas na cozinha do castelo de Jacqueline da Baviera, daí o nome Keukenhof (jardim da cozinha, ou algo assim... "Lisa me corrija...rs).
Após a morte de Jacqueline da Baviera, Keukenhof caiu nas mãos das ricas famílias de comerciantes da época. O barão e a baronesa Van Pallandt convidaram os arquitetos paisagistas J.D e L.P. Zocher, responsáveis pela criação do parc Vondel de Amsterdam, para elaborar um projeto para o jardim ao redor do castelo. O projeto de estilo inglês é a base do atual Keukenhof.
O tempo passou e no ano de 1949, por iniciativa do prefeito de Lisse e dos cultivadores de bulbos, foi organizada em Keukenhof uma exposição de flores que foi o maior sucesso. A exposição tornou-se anual e assim Kekenhof tornou-se um dos parques mais bonitos do mundo. Este ano o parque abriu para a mostra das tulipas no dia 19 de março e fecha no dia 21 de maio. Que sorte estar na Holanda neste período!
A minha primeira sensação ao entrar no parque foi a de estar sonhando ou sendo personagem de alguma história tipo conto de fadas e duendes. Toda a beleza e força da natureza reunidas num lugar extremamente mágico. Haja coração!
(Conheci Izabelle e Laurence no Centro de Turismo quando fui comprar o ticket para o parque. Foi um desses encontros legais e nos divertimos e conversamos muito no caminho da Central Station até Leidesplein e até o parque. Elas são belgas, Izabelle mora em Bruxelles e Laurence em Liège. Bisous et à bientôt!)
Seria o paraíso na terra?
Comemorando em alto estilo

(eu até tentei pegar e trazer, mas não deixaram...rs)

(descanso do guerreiro... êta boa vida...rs)



(sem palavras, só tulipas... )
A todo instante agradecia a Deus! Parava e olhava os campos cheios de flores e tantas cores. Olhava para o céu e agradecia ao Criador! Que oportunidade Deus estava me concedendo! Passar o "meu dia" ali, assistindo um espetáculo natural, mágico... Deus é muito camarada comigo...
Valeu muito!!!

12 comentários:

  1. Gente fina é outra coisa! Que aniversário lindo! Vc merece! Parabéns! Bjkas!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante ler um depoimento tão divergente do meu :) Acho que me faltou sorte ou vai ver é rabugisse minha mesmo hehehe. Ótimas fotos das flores!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! É o que você já disse, aniversário em grande estilo...e ainda por cima fez umas amizades pelo caminho.
    Adorei as fotos, grandes recordações...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Conheço esse meu amigo, há uns 20 ou mais um pouquinho de anos. Então, um pedacinho de sua trajetória de vida, eu tive a oportunidade de acompanhar, quando convivemos por uns 5 anos diariamente (trabalhando).
    Olhando estas fotos, lendo todo este relato de sua viagem. EU CHOREI !!! de MUITA ALEGRIA, MUITA MESMO, em depois de tempos sem notícias, saber que ele ESTÁ MUITO FELIZ, e APROVEITANDO EM GRANDE ESTILO SUA VIDA !
    ABRAÇOS FORTES MEU AMIGO !!!
    Alice Fátima

    ResponderExcluir
  5. Belissimo!!!
    Aniversário para mais tarde recordar.
    Muto bonitas as fotografias, parabéns
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Eia vidinha mais ou menos!! rsrsrsr
    Aniversário pra lá de especial!
    Lindas fotografias!!
    Bjos,
    Luka

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Que lugar belo!
    Passar o aniversário num lugar assim deixa, com certeza, o coração mais leve.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Adorei as fotos! São lindas as tulipas! Que bom passar o aniversário assim.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. ...em grande estilo , muito legal .
    Mesmo hoje ,aceite nossos parabéns, Jorge
    Obrigado pela visita !
    Pedro

    ResponderExcluir
  10. Uma vez eu vi um documentário sobre o cultivo de tulipas em Amsterdam. Eu tambem adoraria conhecer. Tenho certeza que sua viagem foi inesquecível e ainda nos participa de um momento lindo.

    ResponderExcluir
  11. Olá Jorge,
    É florido assim o ano inteiro ou ó na primavera??? Vamos em Novembro.

    ResponderExcluir
  12. Patrícia
    Só na primavera. O melhor período para conhecer Amsterdam é entre fins de março e início de maio. O Parque Keulenhof abre só neste período e a cada ano muda. Tudo depende das floradas.
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.