quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

rock 'n' roll

No último sábado fui assistir ao espetáculo Rock 'n' Roll do dramaturgo Tom Stoppard. Antes de mais nada é preciso dizer que é uma bela história de amizade e esperança, embalada pelo rock das décadas de 60 até 90.
Tom Stoppard escreveu um texto apaixonante para contar ao público parte da história da Tchecoslováquia, atual República Tcheca.
O ano de 1968 foi marcante em diversas partes do mundo. No Brasil ficou conhecido como o "ano que não acabou", na França ainda ecoam os gritos dos estudantes nas passeatas "du mai 68" e, especialmente, na Tchecoslováquia a "Primavera de Praga". Movimentos diversos e lutas iguais: apenas um mundo melhor.
Toda história gira em torno da família do acadêmico comunista Max, sua mulher Eleanor, professora universitária que luta bravamente contra o câncer, o jovem tcheco Jan, doutor em filosofia e apaixonado por rock e a filha de Eleanor e Max, a confusa Esme.
Cada personagem tem uma história especial. A luta de Eleanor para vencer o câncer e o seu amor pelo marido Max, rendem momentos extremamente delicados e emocionantes. Assim como a vida de Jan, que vê a invasão dos russos na Tchecoslováquia, destruir parte dos seus sonhos, mas consegue ter esperança e através da sua paixão pelo rock, ainda encontra forças para viver e lutar. Por outro lado, Esme, a filha de Max vive perdida entre o talento dos pais e os conflitos vividos na sua adolescência.
As décadas vão passando ao som de muito rock e imagens que marcaram o mundo, de 1968 até 1990, que são projetadas no palco ao longo do espetáculo.

(Otávio Augusto e Gisele Fróes : sintonia total no palco)

A montagem de Rock 'n' Roll é, antes de tudo, um presente para os amantes do teatro. O texto de Tom Stoppard ganhou uma tradução fluente de Felipe Vidal, que também é responsável pela direção do espetáculo juntamente com Tato Consorti. Os diretores não poderiam ter encontrado melhor elenco, com destaque para Gisele Fróes, Thiago Fragoso e Otávio Augusto que estão muito afinados e atuam com grande dedicação, aliás, como todo o grupo. A trilha sonora é outro ponto alto, claro. Syd Barret, Bob Dylan, Rolling Stones, Pink Floyd, The Doors, Beatles, U2 entre outros.

(Thiago Fragoso contracena com Otávio Augusto. Certamente, o melhor papel de Thiago nos palcos)

Rock 'n' Roll faz pensar. Por três horas, o texto inspirado de Tom Stoppard nos conduz à reflexão e nos passa uma bela mensagem sobre a vida e nossos sonhos. Além disso, serve para mostrar as novas gerações parte da história do nosso mundo.

Pena que o espetáculo terminou a temporada no último domingo. Com certeza deve retornar e vai continuar trilhando seu caminho de sucesso que é digno dos nossos maiores aplausos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.