quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

domingo, 19 de julho de 2009

Theatro Municipal: 100 anos


(fachada do TM que está em obras, mas está ficando lindo)

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro completou 100 anos de existência no último dia 14, terça-feira. Como prometi, fui conferir a festa e agora mostro para vocês um pouco do que rolou nesta comemoração.

Cheguei por volta das 15 hs, mas as filas para visitar o teatro estavam longuíssimas. Então, preferi andar pela praça que já estava bem cheia e ver os últimos detalhes antes do concerto de gala.



Artistas do teatro vestidos com figurinos de óperas e ballets desfilavam pela praça. Os figurinos que aparecem nas fotos são da Ópera Macbeth.


Os atores representavam reis, rainhas, cortesãs e damas, entre outros. O público ficou fascinado com os figurinos. Os pedidos para fotos eram constantes, mas o "Rei" não perdeu a pose.


Lembram da águia que ficava no alto do Theatro??? Ela está douradíssima. O mesmo artista responsável pelos douramentos dos monumentos de Paris veio ao Rio, especialmente, para fazer este trabalho. A águia foi retirada com um super guindaste, pois é pesadíssima. Em breve retornará ao seu antigo local de pouso.



Um funcionário dá os últimos retoques no bolo cenográfico . Foi montado um super palco em frente ao teatro para um grande espetáculo ao ar livre.

A festa teve início com homenagens aos antigos funcionários da casa. Estes foram agraciados com medalhas entregues pelo vice-governador do estado, Luiz Pezão.
O concerto de gala contou com a participação do Ballet, Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob a regência do maestro Roberto Minczuk. A platéia foi brindada com Mignone, Massenet, Verdi, Carlos Gomes, Villa-Lobos, Donizetti... foram trechos de óperas e ballets mais conhecidos destes compositores. Coro e Orquestra estavam afinadíssimos. Os solos do tenor Marcelo Alvarez e da soprano Sumi Jo, levaram o público ao delírio. Por sinal, estes solitas estavam fazendo sua estréia no Brasil. Sumi Jo, possui uma das mais belas vozes da atualidade, excelente soprano coloratura.


Orquestra, Coro e os solistas Sumi Jo e Marcelo Alvarez. A festa ficou completa com o enorme bolo.



Apoteose Total: público e artistas cantam "Cidade Maravilhosa" e "Parabéns a você". Viva o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.! Orgulho de todos os cariocas, orgulho do Brasil!!!


Grand Finale : este Pas-de-deux poucos viram, mas foi o melhor da festa!

Um comentário:

  1. ESTOU DE ÁGUA NA BOCAAAAAA!

    Eu já fui visitar como "turista". Gente, ninguém pode perder de conhecer realmente o Teatro, mas COM GUIA, que explica tudinho.

    É algo deslumbrante! Uma viagem ao tempo.

    Jorge!!!! E o candelabro??!! Eu fiquei no céu ouvindo a respeito...

    A última foto está sensacional!

    AMEIIIII!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.