quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A Gaivota (alguns rascunhos)

Para alegria dos cariocas o Piollin Grupo de Teatro está no Rio, para uma pequena temporada. Nesta visita, o simpático grupo da Paraíba trouxe dois espetáculos: "A Gaivota" e "Vau da Sarapalha". O primeiro foi apresentado na última semana e trata-se de uma adaptação bem livre do texto de Tchékhov, um dos maiores dramaturgos russos.
Conheci o Piollin em 1992, ou seja, há 17 anos. Naquela ocasião assisti ao espetáculo "Vau da Sarapalha" e fiquei impressionado com a qualidade do grupo. Por isso, nem pensei duas vezes, quando no último sábado vi, quase pr acaso o anúncio da peça. Corri e fui ao Nelson Rodrigues e, claro, lotação esgotada! Apenas 100 lugares, mas o destino me reservou um ingresso de um convidado ausente.
Há alguns anos assisti ao clássico de Tchékhov, montagem de um grupo de São Paulo, com Walderez de Barros no papel de Arcade.
A montagem do Piollin é despretensiosa e lírica, com momentos simples e poéticos.
A direção optou pela aproximação do público com os atores, por isso, a platéia está no palco fazendo parte do cenário, que conta com alguns bancos, almofadas e um ventilador.
Como disse, a montagem é uma adaptação bem livre do texto, mas não perdeu a sua essência. Os dramas do jovem Treplev, seus conflitos e sua inseguraça em relação ao sucesso da mãe, seu amor pela jovem Nina estão ali.
O elenco é composto por Ana Luisa Camino, Buda Lira,Everaldo Pontes, Nanego Lira e Thardelly Lima e tem atuação razoável, dentro da linha adotada pelo diretor. Do grupo, podemos destacar a interpretação de Everaldo Pontes como Arcade, sem desmerecer os outros atores.
A Gaivota (alguns rascunhos), pode não ser o melhor dos espetáculos da companhia, mas serve para mostrar uma outra faceta desse grupo.
**********
O próximo espetáculo, "Vau da Sarapalha", será apresentado de 12 a 16 de agosto, às 20h, no Teatro Nelson Rodrigues, com ingressos a R$ 10. Não percam!

2 comentários:

  1. Oi, Jorge,
    Dá pra perceber que você está ligado em tudo o que acontece em termos de arte, não é?
    Benza-Deus. Queria eu entender e opinar sobre todos esses espetáculos que, com certeza, são maravilhosos.
    Confesso que pra uma ariana, estou nas nuvens hoje... Você sabe, os arianaos quase nem gostam de serem notados, não é? Hahahahaha...
    Fiquei feliz com a publicação de parte do meu artigo, pois tenho me esforçado pra que meus textos realmente apareçam, não porque não meus, mas porque são bons, rsrsrs...
    Saudades, Jorge, saí do dihitt novamente. Eu e a Dani, aquilo lá tá muito chato.
    Apareça sempre que quiser. Eu apareço também pra beliscar um caviar cultural...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Luciana,
    é sempre bom quando valorizam nosso trabalho, não é? Acho vc uma craque e ainda vai brilhar muito!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.