quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Jeanne Moreau, uma diva no Rio

(Jeanne Moreau no filme Les Amants, dirigido por Louis Malle)
No último sábado, dia 26, tive uma daquelas raras oportunidades de ver um mito. Estou falando de Jeanne Moreau, atriz francesa, musa de Truffaut, Malle entre outros. Jamais pensei na vida que um dia iria encontrá-la. A primeira vez que vi Moreau nas telas foi em Jules et Jim, numa mostra de cinema no Museu da Imagem e do Som que homenageava François Truffaut. Fiquei impressionado. Em seguida assisti Les Amants (Os Amantes) e depois Ascenseur pour l'echafaud (Ascensor para o cadafalso). A beleza de Jeanne ofuscava a de qualquer outra atriz que aparecesse nos filmes, sua presença era marcante. Sem contar a sua voz charmosa, com timbre único. Impossível não lembrar da sua voz e das canções como "Le Tourbillon de la vie", que cantou em Jules et Jim.



No último sábado Mlle. Moreau foi até ao Cine Odeon para bater um papo com o público. Falou um pouco de tudo, da vida, do Brasil, do cinema e de alguns filmes que fez. Para Jeanne "cada filme é um país..."


A atriz chegou acompanhada de Cacá Diegues e, ao ser avistada, foi ovacionada pelo público. Para quem não sabe, o filme Joanna Francesa, de 1973, foi dirigido por Cacá Diegues com Jeanne Moreau no papel principal.

(Momento tietagem: não levei nada para ser autografado, mas consegui um LP antigo de um fã e pedi o autógrafo, valeu pela emoção)
Consegui gravar um pequeno trecho do bate-papo de sábado. Está um pouco tremido (estava emocionado). No vídeo Jeanne Moreau diz que na casa onde está hospedada, aqui no Rio, tem muitos livros sobre o Brasil. Ela leu muita coisa e vai precisar de uns 5 dias sozinha para armazenar todo o conhecimento obtido.

6 comentários:

  1. olá gostei muito do seu blog estou te seguindo . se tiver interesse em seguir meu blog agradeço
    http://bebunsdanet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Menino, perdi esse momento histórico! Ainda bem que você foi e pode me transmitir Adorei o relato e me emocionei de saber que ela leu muita coisa sobre o Brasil na biblioteca da casa em que está hospedada, principalmente considerando que os brasileiros , quase não se interessam em ler sobre o Brasil, e nós temos excelentes escritores/ pensadores sobre o tema, alguns respeitadíssimos internacionalmente.
    Agora, vou te dizer, adorei sua foto, me lembrou o filme Forrest Gump, achei o máximo! beijosss

    ResponderExcluir
  3. Meg,
    Pois é, assim como Gump presenciei este momento histórico...rs
    Foi uma ótima experiência duas vezes cinematográfica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. olá
    tem um presentynho em

    http://selosss3x.blogspot.com/

    para vc

    espero que goste
    pegue lá
    grata desde já

    ResponderExcluir
  5. Edilene,
    Obrigado pela sua gentileza e carinho.
    Abraços
    Jorge

    ResponderExcluir
  6. Jorge, so agora vi esse seu post. Um momento unico e raro. Bem Forest Gump.

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.