quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Brasil Rural Contemporâneo - V

Doce do Jorge
Assim que vi a placa desse estande dei uma grande gargalhada e logo me apresentei como "o dono", afinal eu me chamo Jorge.

("Doce do Jorge" - goiabada cascão deliciosa)


As expositoras Lourdes e Wevania Corcini foram muito receptivas e simpáticas, ofereceram uma deliciosa prova da goiabada que produzem e ainda falaram sobre o trabalho e como tudo começou.

Agroindústria Rural "Doce do Jorge" é um grupo formado no ano de 2006 por mulheres rurais da comunidade do Jorge, associadas da ACORJE - Associação Comunitária Rural do Jorge, que por iniciativa própria, apoio da EMATER e Prefeitura Municipal (Rio Doce) idealizaram o projeto de uma Agroindústria Rural de produção de goiabada e bananada, com o objetivo de gerar ocupação, renda e melhorar a qualidade de vida das famílias e da comunidade. (*)

(*) - texto: folheto Costruindo a Cidadania - Prefeitura Municipal de Rio Doce



As Encantadeiras - Quebradeiras de coco babaçu

De tudo que vi e ouvi no Brasil Rural Contemporâneo o que mais emocionou foi o trabalho das Encantadeiras - Quebradeiras de coco babaçu. Um grupo de mulheres que trabalham em associações e cooperativas quebrando o coco babaçu, separando as cascas e a semente. Enquanto trabalham entoam cantigas de rodas e outras canções que enaltecem a natureza e o trabalho da mulher.

O babaçu é um fruto riquíssimo e da sua semente são produzidos farinhas, sabonetes, óleos etc. Além disso, da casca do babaçu é produzido carvão. Enfim, o babaçu é tudo e as Encantadeiras são nota 1000!


Encantadeiras se apresentam no Tablado Raiz

3 comentários:

  1. Eu amo goiabada cascão! Nossa e vc encontrou um quiosque com seu nome... sortudo! Que fantástico aquela senhora quebradeira de coco! Imagina só a historia de vida dela. Com certeza, vc se divertiu, aproveitou muito mesmo! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Sissy,
    A goiabada é boa mesmo, não é porque le va meu nome não...rs
    O trabalho das Quebradeiras de coco é muito bonito, elas são muito orgulhosas do que fazem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais linda! Bom, Rio Doce já é assim de nome, né? E dá pra perceber que pelos quitutes e sua gente tb.

    Jô, vc é um doce, baby, muito bem representado pela goiabada. rs

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.