quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Feijoada no ninho da Águia

Não é novidade, o primeiro sábado do mês é dia de feijoada no ninho da águia. A Portela abre sua quadra e recebe os fãs do samba e dessa iguaria brasileira: a feijoada, a grande estrela. Com o calor dos últimos dias e o temporal que caiu na última sexta-feira, cheguei a pensar que a chuva fosse atrapalhar a minha ida a Madureira. Eu não podia perder de jeito nenhum a última feijoada do ano, tá virando tradição. Apesar de não ser supersticioso, gosto desses rituais, nem sei o porquê, mas é assim com o gnocchi della fortuna (todo mês) , a feijoada (pelo menos duas vezes ao ano), etc e tal. E feijoada com chuva dá samba? Claro que dá. E assim, com guarda-chuva e tudo peguei o trem para Madureira e levei uma nova amiga comigo: Cristina Brasil, que fez seu début nos trens da Central do Brasil e adorou. Nos conhecemos há pouco tempo, pois temos algo em comum: nossos blogs. Cristina apresenta o Decora Brasil no GNT e tem um site e um blog, que acompanho diariamente e dou meus pitacos. Foi assim que acabou surgindo o convite para a feijoada.

Cristina optou pelo look azul para homenagear a Portela. Como de costume usei minha camiseta "uniforme-para-feijoada-da-Portela", com uma águia enorme.

Saímos da Central do Brasil no trem de 11h40 e 12h00 já estávamos em Madureira. Encontramos os portões da Escola ainda fechados. Não houve estresse, entramos num boteco muito simpático para beber uma cervejinha.


Caricatura de Lan na parede do boteco.

Hora de comer o feijão.

As tias da Portela começam a preparar a feijoada na quarta-feira e é incrível como tudo fica gostoso. O feijão é de primeiríssima, tempero na medida, carnes saborosas e a simpatia, marca portelense.

Na fila aguardando a feijoada

A mais suculenta das feijoadas do mundo do samba.


O papo rolou solto a tarde inteira e ficou mais animado com a chegada do Sandro e do Max, amigos da Cristina. Nos divertimos muito e acredito que gastamos nossos estoques de gargalhadas. Fico devendo fotos do Sandro e do Max.


Olha a Beija-Flor aí gente!

Soninha "capeta", a eterna passista da Escola de Nilópolis, chegou arrasando nesse look "sou-passista-e-sambo-muito" em cima de um saltão. Como ela faz para se equilibrar e balançar tanto? Segredos do mundo do samba...

A Feijoada de Dezembro foi um sucesso. A quadra lotada, feijão para todos e cerveja gelada. Gostei muito de ter apresentado este outro lado da vida cultural carioca para Cristina. Sei que ela adorou conhecer as pessoas e os lugares onde passamos. E toda a emoção desse dia, certamente, será relatada no seu Blog e vocês poderão conferir, passem lá!


Voltamos de trem e chegamos na Central com o anoitecer... essa imagem é quase poética, bom pelo menos eu achei... Até a próxima.

9 comentários:

  1. Nem me convida,né? tá bommm! saudadesssss,amigoooo! bjusss

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju
    Assim que a gente passar no BC faremos a festa na quadra...rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Jorge, quanta animação! Ruim foi na hora de ir embora! Acabou... Adorei a narrativa, eu me senti lá! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Sissy
    A quadra da Portela é pura diversão, vc prcisa conhecer.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Que delícia, Jorge, adorei essa feijoada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. ahhhhh, e nem me convidou pra feijoada?

    aff

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu
    Esse é um dos bons programas do Rio.

    Olá Cruela,
    que prazer receber vc aqui. Vamos combinar para irmos na próxima!
    bj

    ResponderExcluir
  8. oi Jorge, que bom conhecer o seu blog...vou voltar com tempo pra ler tudo...sobre a foto que vc achou poética, ela é mesmo e só não é famosa pq é Brasil, mas se ao fundo fosse o Empire States, todo mundo ia amar.
    bjins
    eidia
    http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Ieda
    O potinho de caviar tá cheio e vc pode voltar sempre.
    Eu acho esse prédio da Central do Brasil muito bonito, e concordo com vc, se fosse o Empire todos iriam adorar...rs
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.