quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

sábado, 31 de janeiro de 2009

Blogagem coletiva: Momento de Paz!



Atendendo ao convite do blog Quiosque Azul, do querido amigo Renato, nos unimos ao Momento de Paz - blogagem coletiva em prol da Paz Mundial.
A Paz é o desejo de todos nós, seres deste planeta. O homem, por causa da ganância e do poder, tem passado por cima de tudo e de todos, esquecendo que o melhor da vida é viver em Paz. Essa Paz tão desejada e dificlmente alcançada por muitos neste mundo de guerras e dores. Mas temos esperança de viver um dia de Paz, e se for possível através deste post, que a Paz esteja em cada um de nós e se espalhe em uma corrente, alcançando vidas em cada canto deste mundo. Podemos imaginar isso, não é um sonho!
E para celebrar nosso Momento de Paz, um vídeo que nos traz esse sentimento e esperança, de que um dia haverá Paz no Mundo: John Lennon - Imagine

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O curioso caso de Benjamin Button


Neste período pré-Oscar, cria-se muita expectativa em torno dos filmes indicados ao prêmio máximo do cinema americano. Confesso que não dou a mínima para as indicações e assisto o que tenho vontade. Para ser sincero, não sou fã do cinema americano, mas não rejeito seus filmes, até porque existem boas produções. Assim, fui conferir ao filme sensação do momento "O curioso caso de Benjamin Button", que havia despertado minha curiosidade quando assisti ao trailer.


O filme conta com aqueles elementos que seduzem o espectador, um diretor de peso - David Fincher, adaptação de um romance de F. Scott Fitzgerald, Cate Blanchett (atriz que dispensa comentários) e, claro, para alegria das meninas o bonitão Brad Pitt. O filme narra a história de Benjamin Button, um homem que nasce com aparência de um velho de mais de 90 anos e que rejuvenesce a cada dia. Pronto o circo está armado. O público assiste, aplaude, comenta e recomenda. Com todos estes elementos e o zumzumzum formado, além das 13 indicações ao Oscar, você vai assistir ao filme esperando o máximo; uma grande história e excelentes atuações.

Eu não sei se ando muito exigente ou se tem algo errado comigo, mas não gostei do que vi. Achei o roteiro fraco, o filme é loooongo demais, com cenas que poderiam ser cortadas e não iriam fazer a menor falta, são quase 3 horas de projeção e nenhuma emoção. Nada que justifique tanto oba-oba. A fotografia é boa, a maquiagem é formidável e só.

Brad Pitt não é o melhor ator do cinema americano,isso todo mundo sabe. Interpretar um papel complexo como este não é tarefa fácil e notamos que o ator se esforçou ao máximo para dar veracidade ao pernosangem, mas não chega a surpreender. As melhores atuações ficam a cargo de Cate Blanchett, Tilda Swinton e do ator (não lembro o nome) que interpreta o capitão do navio onde Benjamin consegue emprego.


Agora é aguardar e ver quantas estatuetas este filme vai ganhar. Mas não podemos esquecer que muitas vezes os filmes com muitas indicações, saíram da festa com poucas estatuetas...

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

eu não posso ver...tenho medo

O título deste post é parte da fala de Fernanda Young, apresentadora do programa "Irritando Fernanda Young", do GNT. Na entrevista com Wagner Moura, a apresentadora pedia desculpas por não ter assistido "Tropa de Elite" e disse "não posso ver ... tenho medo". Além desse filme Fernanda citou "o filme da Bjork..."Dançando no Escuro". De fato são filmes violentos, cada um do seu jeito. É necessária muita coragem para assistir aos dois filmes. Em "Tropa de Elite" enfrentamos a crueldade das favelas, a realidade do morro e a violência que nos persegue.

"Dançando no Escuro", trata de um outro tipo de violência, a do mais forte contra o mais fraco. Estão reunidos nesse filme os piores sentimentos do ser humano, toda a mesquinharia da alma. O público sofre com o drama da personagem de Bjork, uma imigrante tcheca que sofre de uma doença grave.

(Bjork - atuação arrebatadora)

Apesar de ter sido o filme mais triste que já assisti na vida, "Dançando no Escuro" tem momentos bonitos, talvez pelos números musicais. Lembro que assisti ao filme numa sessão tipo avant-première e saí arrasado e questionando aquele slogan "cinema é a maior diversão". Definitivamente "Dançando no Escuro" não foi a "maior diversão". Todo mundo saiu cabisbaixo, com os olhos marejados. Eu chorei muito. Tudo era doloroso e, com certeza, foi o filme mais triste que já assisti na vida.
Com este filme Lars Von Trier ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 1996 e Bjork brindou o público com uma interpretação intensa e arrebatadora.
Voltando à frase de Fernanda Young "eu não posso ver...tenho medo", ela tem razão, "Dançando no escuro" assusta mesmo...

Vale a pena ver de novo: "Dancer in the Dark" (Dançando no Escuro) : Bjork - I've seen it all

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O Rio não combina com cinza



Cheguei hoje na varanda aqui de casa e olhando a paisagem da foto, que ilustra este post, não acreditava: sete dias sem sol, sem praia... Definitivamente o Rio de Janeiro não combina com esse cinza, com essa chuvinha persistente. Como carioca legítimo suplico: volte astro rei, volte para os seus súditos, queremos brilhar!!!

O Rio de Janeiro é uma cidade solar e necessita do sol e do calor para realçar ainda mais sua beleza, embora continue bela a cada dia. O sol aquece nossos corações, inspira o choppinho gelado no final das tardes, promove encontros, rodas na praia, o futebol, o altinho, o futevôlei e claro, garante nosso bronzeado.

Verão sem sol e sem praia não é verão!

Gostamos da chuva, mas que seja passageira, apenas para aliviar o calor e depois mostrar um belo arco-íris e chega!!!

Por tudo isso e muito mais, convoco os amantes do Rio e do Sol para uma pajelança: vamos acender velas, incensos e fazer uma dança em homenagem ao Astro Rei. Quem sabe ele não se anima e resolve dar as caras ...

domingo, 25 de janeiro de 2009

Olha que Blog Maneiro

Acabei de receber do meu amigo Rodrigo Piva, editor do blog Curiosando, este selo maneiríssimo:

O detalhe deste selo é que possui regras e temos que cumprí-las. Então vamos lá:

Regras:


1- Exiba a imagem do selo “Olha Que Blog Maneiro” que você acabou de ganhar!
2- Poste o link do blog que te indicou.
3- Indique 10 blogs de sua preferência.
4- Avise seus indicados.
5- Publique as regras.
6- Confira se os blogs indicados repassaram o selo e as regras.
7- Envie sua foto ou de um(a) amigo(a) para olhaquemaneiro@gmail.com, juntamente com os 10 links dos blogs indicados para verificação.
Caso os blogs tenham repassado o selo e as regras corretamente, dentro de alguns dias você receberá 1 caricatura em P&B.
Eu gostaria de dividir este selo com os seguintes amigos:

Tereza Bolico - Retalhos e Remendos
Pr Carlos Garcia - ICPNI
Daniela Figueiredo - Mundo Insano
Renato - Quiosque Azul
Regina Claudia - Re bloggando
Beth Cruz - Leões e Cordeiros
Letícia Castro - Babel
Emília - Aprendemos

Espero que vocês gostem!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

sambas nota 10

Como é do conhecimento de muitos, eu sou fã do samba e das escolas de samba. Acho que faz parte da alma carioca. Neste período pré-carnavalesco, procuro visitar as escolas que gosto, acompanhar os ensaios das baterias e participar das feijoadas.
Tomado um pouco pelo espírito momesco, nesta tarde, encontrei um Cd que foi editado pelo Jornal O Globo, com o título de "Sambas nota 10". Trata-se de uma coleção com os melhores sambas-enredo de todos os tempos. Infelizmente só tenho o volume 1. Mas foi muito bom relembrar os sambas da minha época de garoto, como os inesquecíveis "Bum bum Paticumbum Prugurundum" e "A Lenda das Sereias Rainha do Mar" ambos do Império Serrano, "É Hoje" e "O Amanhã" da União da Ilha e "Das maravilhas do Mar, fez-se o Esplendor de uma Noite" da minha Portela. Ouvindo esses sambas notei que muita coisa mudou, o ritmo e a melodia eram outros, tudo era mais suingado, mais lento, mais gostoso. Na avenida os passitas pareciam flutuar. Hoje os sambas são rápidos e parecem marchas militares, com baterias tão vigorosas que nem é possível perceber a beleza dos instrumentos. E o desfile é aquela correria. Novos tempos.
Esta viagem no túnel do tempo, me fez lembrar de um carnaval mais inocente, com enredos simples, mas muito criativos. Lembro que a União da Ilha apresentava sempre desfiles bem-humorados e descontraídos. Parece que a Império Serrano em 1982, já estava profetizando em que se transformaria o desfile das escolas de samba do Rio, com o seu samba protesto "Bum bum paticumbum Prugurundum". É o que vemos hoje, "super escolas de samba S.A., super alegorias, escondendo gente bamba...que covardia."
Para os corações saudosos: o samba da campeã de 1982, Império Serrano:

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Titãs - a vida até parece uma festa

Com uma câmera na mão e muitas idéias na cabeça, Branco Mello, um dos integrantes da Banda Titãs, registrou o dia-a-dia do grupo, desde os primórdios nos anos oitenta até os dia s de hoje. O resultado pode ser conferido no documentário “Titãs, a vida até parece uma festa”, que está em cartaz desde sexta-feira passada, nos cinemas de todo o país.
Confesso que não sou fã de rock, tampouco dos Titãs. Gosto de algumas músicas, mas tenho simpatia pelo grupo desde o início, quando era pré-adolescente. Sempre me chamou atenção aquele bando de caras, com visual engraçado e cheios de atitude, cantando aquelas músicas meio doidas. Eles apareciam nos programas de Auditório, tipo Chacrinha e faziam a maior bagunça.
Embora possa parecer um grande videoclipe, o documentário sobre os Titãs emociona. São cenas inéditas do grupo em diversos momentos da carreira. Sempre bem humorados os Titãs mostram que é possível fazer sucesso e manter a amizade, mesmo com a saída de alguns integantes. é um filme que vai fazer a alegria dos fãs e também agradará outros espectadores. Vale a pena ver!

Assista ao trailer:

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

café dos maestros

Música tradicional da Argentina, o Tango é a grande estrela do filme "Café dos Maestros", um belíssimo documentário que presta uma grande homenagem às lendas vivas do gênero musical. São homens e mulheres com mais de 70 anos, que continuam encantando as platéias argentinas.

Espécie de "Buena Vista" argentino, "Café dos Maestros" é bem simples, mas feito com muito cuidado e carinho. São vários momentos com registros das gravações com arranjos inéditos e depoimentos emocionados dos músicos e cantores com muitas histórias e recordações.

Certamente o filme agradará aos amantes do Tango argentino, mas até os corações mais insensíveis se dobrarão à melodia e ao carisma dos intérpretes.

"Café dos Maestros" é uma ótima oportunidade para ver reunido tantos talentos e, ainda, rever Lágrima Ríos - cantora uruguaia considerada a dama do candombe (dnça e música de negros), além de ótima intérprete de tangos - falecida em 2006.

Assista o trailer:

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

verão no rio de janeiro

O último fim de semana marcou o retorno do sol no Rio de Janeiro, trazendo aquela atmosfera mágica de verão. Desde sexta-feira o sol tem brindado os cariocas com seus raios e as praias estão lotadas. Ninguém resiste. É verão! E a programação deste ano promete. A roda gigante da Skol já está instalada no Forte de Copacabana e tem atraído muita gente. Além do passeio, quem visita o Forte de Copacabana fica por dentro da candidatura do Rio para sediar as Olimpíadas de 2016. Vou conferir a Roda nos próximos dias e depois conto tudo.
As tradicionais feijoadas das escolas de samba continuam em pleno vapor, Portela, Salgueiro, Mangueira e Império. No último sábado estive na Portela, quadra lotada, samba e feijão gostoso, como sempre.
Outro evento simpático que rola no verão carioca é o Ensaio Técnico das Escolas de Samba no Sambódromo. Estive lá no último domingo e foi pura diversão.
As praias estão lotadas, a temperatura alta e a água de coco geladíssima, não dá para resistir. Depois de um dia de trabalho o eito é ir dar um passeio na orla, sentir a brisa suave do mar e relaxar nas areias. Quem pode dá uma fugidinha na hora do almoço e curte um mergulho para recarregar as baterias. Parece incrível, mas quem trabalha na orla consegue fazer isso. Hoje, encontrei uma moça no Leme que estava aproveitando seu horário de almoço nas águas.
Manhã de terça-feira, 13 de janeiro de 2009 - al mare

calçadão da Praia do Leme

Como faço meu horário, graças a Deus, estou curtindo o verão como gosto, na praia. E gosto de ir ao Leme, praia tranquila da Zona Sul do Rio, com mar verde esmeralda, perto de casa e longe da muvuca de Copacabana e Ipanema.
No fim da tarde, gosto de dar uma volta no meu quadrado, leia-se, Aterro do Flamengo, cartão postal do Rio.

That's all folks!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Para começar bem 2009

Salmo 91
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguros;
a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
Nem da peste que anda na escuridão,
nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás o castigo dos ímpios.
Porque tu, ó Senhor, és meu refúgio.
No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito,
para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e o aspide; calcarás o filho do leão e da serpente.
Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei;
pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia;
dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.