quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Restos

Depois de uma bem sucedida temporada em São Paulo, Antonio Fagundes chega ao Rio de Janeiro para encenar "Restos", texto do norte-americano Neil LaBute, traduzido por Clarisse Abujamra. O convite para assistir ao espetáculo, na última quarta-feira, partiu da minha querida Cristina Brasil e não tive como recusar; pois como vocês sabem, amo Teatro e gosto de estar bem acompanhado. Além disso, esta seria a oportunidade de ver, pela primeira vez, um trabalho do Fagundes no palco.
Neil LaBute é roteirista, diretor de cinema e dramaturgo; suas obras são provocadoras e carregadas de polêmica. "Restos" é apenas uma de suas peças que fazem sucesso mundo afora e que marca a volta de Antonio Fagundes aos palcos cariocas.

A peça é um monólogo sobre um homem simples, pai devotado e comerciante de sucesso que vê seu cotidiano destruído com a perda da sua esposa. Durante o velório ele faz um balanço da vida, fala sobre o seu vício pelo cigarro, a paixão pela mulher e relembra os melhores momentos que passaram juntos e como a conquistou.
Olhando assim, poderíamos dizer que seria mais um texto banal, com uma história de um homem apaixonado, já idoso, etc e tal. Porém, Neil LaBute vai jogando com o espectador. As frases são provocativas e começa a ser montado um quebra-cabeças com algumas peças difíceis de serem encaixadas. O público se aproxima do personagem, sente carinho por ele e sofre com a sua dor, mas também ri com suas tiradas engraçadas. Aos poucos as peças mais difíceis vão se encaixando e quando o quebra-cabeças está quase pronto começa a aparecer um quadro difícil e complicado de entender; algo que vai além da compreensão humana e que só o amor pode explicar. Por razões óbvias, não cabe fazer qualquer comentário sobre o desfecho deste espetáculo. Cada espectador reagirá de uma forma. Uns irão compreender, outros detestarão e, possivelmente, alguns não acreditarão no que acabaram de ver e ouvir. Este é o grande mérito do texto de Neil LaBute: provocar uma discussão, trazer questionamento.
A montagem de "Restos" é muito bem cuidada. Do refinado cenário composto por painéis transparentes, algumas cadeiras e um carpete preto, passando pelo elegante figurino, a luz perfeita e uma trilha sonora adequada. Lamentavelmente, não tive acesso a ficha técnica, mas deixo registrado um aplauso pelo excelente trabalho aos envolvidos com cenário, figurino, iluminação e trilha sonora. A encenação é de Marcio Aurélio, prestigiado diretor paulista, que conduziu muito bem o espetáculo, com sua direção firme e segura. A atuação de Antonio Fagundes é primorosa. Um trabalho que revela o cuidado, o estudo e a entrega do ator ao personagem, cativando a plateia do início ao fim.
A chegada de "Restos", nesta temporada de verão, abrilhanta ainda mais o cenário teatral carioca e dá ao público a oportunidade de ver uma encenação caprichada e uma atuação comovente, digna dos nossos mais altos aplausos e bravos.
**************
Anote:
Onde:Teatro dos Quatro - Shopping da Gávea
Quando: Qui a Sab: 21hs / Dom: 20hs
Quanto: R$ 70 (Qui e Sex) - R$ 80 (Sab e Dom)
Chegue com pelo menos meia-hora de antecedência. O espetáculo começa rigorosamente no horário.

7 comentários:

  1. Olá Jorge
    Cheguei aqui através do blog da Lina e foi uma deliciosa surpresa. Saudades desse Rio lindo e das inúmeras opções de "vida cultural".
    Beijuuss n.c.
    Regina

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, Jorge, viajei contigo, tanto que deu pra imaginar a cena toda. fagundes é muito bom. Não que eu morra de amores por este ator, mas ele dá conta do recado, sem dúvida. E se a peça foi bem cuidada, nada a reclamar.
    Ótima dica! Beijos, bom "findi", como dizemos aqui no Sul.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se isso é popular aí no Rio, mas bom "findi" quer dizer, bom final de semana, caso não tenha entendido, hahahahaha...

    ResponderExcluir
  4. Regina
    Seja bem-vinda e volte sempre! O Rio continua lindo e, graças a Deus, com ótimas opções culturais. Abraços

    Luciana
    Eu fiquei impressionado com a força do Fagundes no palco. Aqui também falamos bom "findi"...rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, Jorge. Somos novos blogueiros e estávamos dando uma andada por aqui e encontramos seu blog !!! Adoramos e voltaremos voltar sempre aqui !!!
    Viajamos por 5 meses e fizemos nosso blog .
    Venha viajar conosco esperamos que vc goste.
    www.viagemafora.blogspot.com
    Feliz 2010 e que todos seus desejos se tornem realidade !! um abraço
    Antonio & Ellen

    ResponderExcluir
  6. Amo monólogos, sempre descrevem o íntimo do personagem. Difícil não se identificar. Amei a crítica, desperta o desejo de assistir à peça. Esperarei chegar em Porto Alegre. Beijos, Jorge.

    ResponderExcluir
  7. Viagem Afora
    Vou visitá-los, pois adoro viajar..rs

    Dani
    Eu acho que o espetáculo deve fazer uma excursão. Tomara que vc possa assistir, pois o espetáculo é ótimo.
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.