quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Retratos da Folia

Segunda-feira de Carnaval: depois de um dia inteiro de praia e muito sol, fui conferir os carros alegóricos na concentração. Este é um hábito antigo e não consegui mudar neste ano. Claude juntou-se ao nosso grupo e ficou encantada com as alegorias.

Águia Guerreira da Portela. Toda High Tech. Confesso que prefiro a tradicional. Quase não tinha espaço para fazer esta foto. Os fãs da Portela são muitos, inclusive a menina ao meu lado, com direito a faixa na cabeça. Porém, como vocês sabem, este desfile tecnológico da Portela não deu muito certo....

Este foi um dos carros que mais gostei. Uma mulher fazendo ultrassonografia em plena avenida. Estava realmente bonito.

Caminhando pela Av. Presidente Vargas encontrei esta "Naomi Campbell" que iria desfilar na Porto da Pedra, cujo enredo era Moda. Esta fantasia foi inspirada em Yves Saint Laurent com o clássico vestido Mondrian.

A Vila Isabel homenageou Noel Rosa, mas o carro que me chamou atenção foi esse com caricaturas de Cartola e Ary Barroso.

Momento sexy na avenida: tentando alcançar o bumbum da mulata junto com Claude.

Baile popular da Cinelândia

O baile da Cinelândia é a grande pedida para os nostálgicos. Marchinhas dos antigos carnavais cantadas por ídolos da Era de Ouro do Rádio. Passei rapidinho e me esbaldei com Dóris Monteiro, Roberto Silva e a divina Adelaide Chiozzo.


Dóris Monteiro - maravilhosa!!!


O povão comparece em peso. Até o Cristo desceu para pular o carnaval.


Olha quem estava na Cinelândia. Ele mesmo: Russo, o contra-regra mais bonito do Brasil.



Papo firme! Com direito a participação especial do vendedor de cerveja. Aliás, como bebi cerveja...

As foliãs Sandra e Alzira - chiquérrimas!

Que beijinho doce: Adelaide Chiozzo!

Adelaide foi coroada Rainha da Gafieira Elite.

Todos querem seus minutinhos de glória e fama: Zezelma de microfone na mão soltava a voz no meio da multidão. Não é a cara da Elba?

Este ó carnaval do Rio: simplicidade, alegria e muita criatividade dos foliões. Não dá pra resistir, o jeito é cair na folia!

15 comentários:

  1. O carnaval do Rio não é famoso à toa. É um dos maiores espetáculos, verdadeiro festival. Adorei saber do baile tocando marchinhas, e com as divas da era do rádio! Lindas fotos, um belo carnaval!
    Beijos, Jorge.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jorge, que delícia de viagem, andei contigo por todos esses lugares. Li atentamente e já sei mais um pouquinho sobre o carnaval carioca.
    Aqui no Sul, você sabe, eles bem que se esforçam, mas o povo europeu é frio, ensimesmado, mais carrancudo. É questão cultural.

    Lindo post!
    Parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ih, já vi que esse carnaval foi bom. Até o Russo saiu bem na foto. Nesse dia eu estava pertinho de vocês, dentro da Sapucaí. Estava linda mesmo essa águia da Portela. Valeu!
    Marcio

    ResponderExcluir
  4. Nós brasileiros só não nos divertimos se não desejarmos! Até nas ruas podemos brincar e ouvir boas canções.

    ResponderExcluir
  5. Dani
    O Baile da Cinelãndia é muito bacana. ambiente familiar mesmo. Sem confusão e cheio de casais da terceira idade dançando. Sempre dou um jeito de passar lá e conferir.
    Beijos

    Luciana
    embora vc já tenha falado que não é muito de dançar, valeria a pena passar um carnaval aqui e conhecer de perto esse mágico carnaval carioca.
    Beijos

    Márcio
    Achoq ue vc também torce pela Portela, né? A Águia estava bonita, mas como disse, prefiro aquela tradicional. E a solange hein? Naquele frio francês...rs
    Abraços

    Sissy
    Vc que o diga né...de uma ida à padaria, entrou num bloco bem animado...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Jorge...Embora esse ano não tenha curtido muito o carnaval, não deixei de ir [pelo menos um dia] no carnaval da Cinelândia. É muito bom reviver as marchas dos antigos carnavais, cantadas pelos ídolos da Era de Ouro do Rádio. Ouvir Dóris Monteiro, Adelaide Chiozzo, Virgínia Lane e outros nomes consagrados dessa época é sempre uma satisfação. E como você bem pontuou, ambiente tranquilo, familiar, onde as gerações se misturam para curtir um carnaval alegre e sadio. Abraços...

    ResponderExcluir
  7. Vilber
    Legal que vc tenha curtido o Baile da Cinelândia. Vale sempre a pena ir lá.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Teve um ano que fui na Cinelândia e fui atrás da multidão de fãs de Emilinha, fiu muito emocionante e foi a última apresentção dela antes de partir. Adoraria ter visto Dóris de quem gosto muito também!
    Sua foto com a águia ficou linda!
    Adoro o carnaval com clima de Rio Antigo!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Meg
    Só na Cinelãndia a gente pode ter um carnaval com gostinho de antigamente. Já assisti shows da Emilinha e da Virgínia Lane, aliás a vedete ainda bate um bolão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Jorge,
    acabei ficando curioso e vim conferir. Afinal, que vida de rei seria essa? Claro, voce aproveitou bastante o reinado de momo. Que interessante esse carnaval da cinelandia. Nao sabia de sua existencia, com a turma das marchinhas de antigamente. Nao gosto muito de carnaval. Aproveito para botar leitura e cinema em dia (e, neste ano, nao deu para atualizar-me com filmes. Foi so leitura). Mas nao me implico com ele e nem com quem gosta. Ao contrario. Acho uma bela diversao. Momentos de felicidade (nao mata, nao engorda, nao faz mal, como diz a musica). Eymard

    ResponderExcluir
  11. Jorge
    Este seu Carnaval está incrível! Adorei.
    Continuo fora, mas senti um pouquinho de inveja!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Eymard,
    O carnaval da Cinelândia é um grande barato. Ali está o povo, as avós com filhos e netos, enfim, é muito divertido. Nostalgia pura com as eternas Rainhas do Rádio. Todo ano eu passo por lá para conferir. Este ano tive um carnaval mais light se comparado aos anteriores.
    Abraço

    Beth
    Inveja? Vc está aí curtindo esse friozinho, jantando nos mais badalados restôs, chic demais. E nós aqui na tropicália escaldante, derretendo...rs Mas quem sabe ano que vem vc não muda de idéia e passa o carnaval aqui. Beijos e aguardo mais novidades da cidade luz.

    ResponderExcluir
  13. A "tchurma" do Conexão está aqui em peso, não é Jorge?
    Legal mesmo o seu carnaval. Só estive uma vez nessa época no Rio e só fiz assitir o desfile na Sapucaí, portanto, não conheço nada.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  14. Cláudia
    Os "Pitaqueiros" estão sempre juntos...rs Essa é agrande Concexão desse mundo virtual. O carnaval do Rio este ano teve grande visibilidade, seja pelos desfiles, seja pelos blocos de rua. é a nossa grande festa popular. Volte e me procure, quem sabe a gente enfrenta 1,5 milhão de pessoas no cordão do Bola Preta?
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Jorge,
    so uma retificacao. A Beth ja nao esta mais curtindo friozinho nenhum. Bem que ela gostaria, tenho certeza. Ela ja esta no calor do RJ e no aconchego do lar. De qualquer forma ela deve estar com o ar condicionado ligado a toda....como nos por aqui em Brasilia.

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.