quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

sábado, 24 de abril de 2010

Além do arco-íris

Existem alguns espetáculos teatrais que ao assistirmos não imaginamos outro ator/atriz estrelando. Há autores que gostam de trabalhar com atores com os quais tem afinidade e daí vem o segredo de algumas parcerias. É o que acontece atualmente com o espetáculo Além do Arco-Íris, uma dobradinha de sucesso da dupla Flávio Marinho e Luciana Braga. Flávio Marinho é autor de diversos espetáculos - principalmente comédias - e também tradutor de textos de grande sucesso. Neste além do Arco-Íris, Flávio apresenta uma história linda e sensível, sobre o amor de um casal que viveu mais de 26 anos juntos. Rita Monfort é uma atriz de teatro e TV, que foi casada com Alex, que dirigia as novelas e as peças que a atriz atuou. Aos 59 anos de idade, Alex morre vítima de um súbito infarto. Para Rita resta a solidão e um apartamento grande que deve ser esvaziado. É neste apartamento que se passa toda a ação do espetáculo. Rita entre em cena e vemos algumas caixas espalhadas pelo chão. Há cds, livros, alguns móveis cobertos, uma penteadeira, estantes e uma arara com algumas roupas. Tudo no ambiente tem a sua lembrança, a ponto de a personagem dizer "quem disse que os objetos não têm vida, mentiu". Rita sabe o que está dizendo. Sua vida com o marido alegre e brincalhão foi passada ali. Por isso cada canto, cada objeto tem uma história para contar. A personagem dialoga com a platéia, como se fossem velhos conhecidos, e vai desfiando um rosário, desde o dia em que conheceu Alex até o dia da sua morte. São histórias e momentos que dão gosto de ouvir e aguçam a curiosidade de quem assiste. Há momentos em que Rita suspeita da fidelidade do marido e até do seu caráter, mas também fala dos fracassos e sucessos que ambos tiveram na profissão. Revirando gavetas, abrindo cartas Rita vai fazendo suas descobertas e surpreendendo-se. Ao seu lado está o fiel escudeiro Chiquinho - uma espécie de faz-tudo - que a ajuda a arrumar as coisas do apartamento e cujo papel é o grande segredo da peça, que óbvio, não iremos comentar.

O texto e a direção do espetáculo é de Flávio Marinho, cujo talento, dispensa comentários. O espetáculo está bem marcado e bem orquestrado. O cenário de Edward Monteiro é muito bonito e conta com os objetos já descritos acima, tudo bem iluminado por Maneco Quinderé. Os figurinos de Ney Madeira são bem adequados e a trilha sonora, também de Flávio Marinho, é envolvente. Luciano Borges como Chiquinho tem boa atuação, sendo engraçado e divertido nos momentos certos. Luciana Braga, no papel escrito para ela, tem atuação impecável. Cativa a platéia com o seu olhar e sua sensível interpretação, na medida da emoção.
Além do Arco-Íris é uma comédia sentimental que agrada a platéia, diverte e emociona. Além disso, mostra que é possível fazer um trabalho de qualidade com carinho e dedicação.


************
Anote:
Onde: Solar de Botafogo - Rua General Polidoro, 180
Quando: Sex e Sáb, às 21h30. Dom, às 20h30. Até 30 de maio.
Quanto: R$ 50

4 comentários:

  1. E ontem fui ao teatro, assistir ao musical Mães e Sogras, muito bom! Recomendo, para caso estrear aí no Rio. Na peça, escutamos uma boa conversa - ou seria fofocas? - entre duas amigas (e mães) judias, então já dá para ter uma ideia de como é a peça.
    Interessante a peça Além do Arco-Íris, e bom saber da Luciana Braga, não a tinha mais visto em novelas, se bem que não tenho assistido. Beijos, Jorge!

    ResponderExcluir
  2. Olá Dani
    Ir ao teatro sempre é muito bom. Imagino o tipo de conversa, mães judias têm sempre ótimas histórias.
    Luciana Braga reentemente fez participação em novela da Record.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o argumento da peça. Fiquei com vontade de assistir. A Luciana Braga está muito bonita, aliás, bem mais bonita agora na maturidade.
    abs

    ResponderExcluir
  4. Meg
    Não deixe a vontade passar e corra para assistir.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.