quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Colapso - por Cláudia Dottori

No último domingo assisti ao novo espetáculo de Hamilton Vaz Pereira - Colapso - a convite da minha querida Claude que foi agraciada com 2 convites, fruto de uma promoção para assinantes do jornal O Globo. Para ganhar os ingressos, Claude teve que responder uma pergunta sobre o teatro brasileiro. Como sua resposta foi considerada a melhor de todas, a promotora do evento informou que Claude havia sido convidada para escrever uma crítica sobre a peça, a ser publicada na coluna "Assinante Viu" do Caderno Rio Show. Ficamos radiantes com a novidade e lá fomos nós posar para fotos. A crítica e a nossa foto saiu na edição de hoje (09/04) do Caderno Rio Show na página 38. O texto de Claude ficou bárbaro, nossa foto ficou ótima e eu ainda ganhei 15 segundos de fama ao lado da nossa nova crítica teatral. Se você não viu o jornal hoje ou se não comprou não tem problema, Claude encaminhou o texto para ser publicado aqui no "Acabou o Caviar?", confiram:
Colapso

Com o intuito de divertir o espectador, Hamilton Vaz Pereira escreveu um texto leve e despretensioso. A reunião de um grupo de atores aparentemente inusitada, traduz-se, na prática, em uma química que torna o espetáculo um gostoso retorno às comédias dos anos 80, conhecidas como “besteirol”. O que diferencia o texto de Hamilton dessas comédias é que ele trata de questões muito sérias transformando-as em alegorias. Alguns de seus personagens, muito atuais, estão envolvidos em escândalos de corrupção, mas sempre querem escapar das críticas.
A peça é composta por cinco personagens vividos por: André Mattos, Emanuelle Araújo, Lena Brito, Osmar Prado e Ricardo Tozzi. Os figurinos são simples e de muito bom gosto. O cenário conta com três praticáveis e alguns objetos, utilizados de maneira bem funcional. A trilha sonora é bastante original, composta do ritmo caribenho - calipso que permite aos atores algumas pequenas cenas de dança memoráveis.
Osmar Prado e André Mattos são amigos de longa data, o primeiro é o político Bonaldo Calidh e o segundo é o embaixador Wallace Morvhan, casado com Tuta Morvhan, personagem de Lena Brito, que é também alvo da paixão de Bonaldo.
Ricardo Tozzi é um dramaturgo, Tim Alessandra, autor de duas obras de grande sucesso, ainda não encenadas, segundo sua namorada Cizâniaa, vivida por Emanuelle Araújo. Alessandra é convidado para escrever a biografia autorizada de Bonaldo. A partir desse convite, ele e sua namorada descobrem muitas coisas comprometedoras com relação à Bonaldo e Wallace. O texto tem muitas idas e vindas e vai sempre nos surpreendendo. Vale a pena conferir “Colapso’’!
Claudia Grinsztein Dottori

3 comentários:

  1. Uma ótima pedida, Jorge! Show de bola!
    Mas me conta, como está a situação aí no Rio, tudo mais calmo???


    Beijos pra ti e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Sabe que achei muito interessante esse episódio? Tinha que acontecer com você e Cláudia, tudo a ver! E a idéia de ter uma crítica do leitor é excelente, assim temos uma visão sem comprometimento, de alguém que pura e simplesmente está emitindo sua opinião. Parabéns Cláudia!E parabéns Jorge por ser quem você é mesmo sem os 15 segundos de fama! beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu
    Já te passei um e-mail contando tudo.
    Bjks

    Meg
    Também achei bacana essa idéai de O Globo. Sabe que muit gente me ligou para dizer que hjavia me visto no jornal?
    Bjks

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.