quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Meu caro Dunga

Nos últimos dias não se fala em outra coisa: a grosseria do Dunga com o repórter Alex Escobar e imprensa em geral. Eu entendo o Dunga. Não quero levantar bandeiras de apoio ao técnico da Seleção e, tampouco, à imprensa. Quero apenas registrar que o comportamento do Dunga é compreensível. Desde os tempos de jogador, Dunga sempre foi muito criticado. Criaram até o termo "a era Dunga". Quando assumiu a Seleção as críticas tornaram-se cada vez mais fortes. Até com o figurino do cara a imprensa implicou. Gestos, seu modo de ser, de andar, de falar etc. Quem aguenta tanta crítica ao mesmo tempo? O brasileiro tem mania de saber de tudo; seja da medicina ao campo de futebol, parece que todo mundo tem solução para tudo. A imprensa, no papel que lhe cabe, coloca-se como a dona da verdade: dá muitos palpites, aumenta um pouco ali, retira um pouco daqui e mostra o que lhe interessa. Todos sabemos disso. Os jornalistas, em geral, parecem saber muito mais de tudo do que todos e sempre acham têm razão. O que aconteceu no último domingo foi desnecessário. Dunga não precisava ter falado com o Alex Escobar da maneira como falou. Por outro lado, foi o gesto do Alex Escobar - balançando a cabeça negativamente após uma fala do técnico - que provocou aquela reação. Tenho acompanhado os jornais e Dunga virou saco de pancada. Fizeram matéria de todos os tipos, até com psicólogos sobre o destempero do técnico e como isso poderia afetar os jogadores. No mais, todos os jornalistas estão muito chocados com os palavrões que Dunga disse. O estranho disso tudo é que estes mesmos jornalistas não pensam nas chacotas, apelidos, charges, etc que já fizeram com o técnico. Dunga também é de carne e osso e na posição dele, quem reagiria diferente?
Não gosto nem desgosto do Dunga. Acho que ele fez e faz um bom trabalho. E vale lembrar que nas últimas competições com o Dunga como técnico, o Brasil sagrou-se campeão em mais de uma ocasião. Isto é o que interessa. Abaixo toda a hipocrisia. Deixem o Dunga no quadrado dele e vamos caminhando no nosso quadrado.

12 comentários:

  1. Gosto do Dunga, aeprsar da boca suja que ele tem, hahahaha. Isso o diminuiu em relação à visão que muita gente tinha dele. Não é o meu caso, claro. Não vou me apavorar só porque o cara, que já está de saco cheio, disse meia dúzia de palavrões. Ele tem os motivos dele, e a imprensa é bem sacana, grosseira e o persegue, sim.
    E daí que ele não sabe falar direito? Qual é o problema, isso não o impede de comandar bem a seleção.
    Olha, vou te dizer, essa imprensa é um porre.

    Beijos pra ti, adorei o post! Apoiado!

    ResponderExcluir
  2. Eu reparei outro dia brincando-implicando com a roupa dele, francamente, o que tinha de errado?
    Ele tem na mão uma batata quente que é a responsabilidade de manter o Brasil na liderança e sendo respeitado por isso. Quanto ao mau humor dele, bom, talvez tenha passado do limite. Do outro lado, os jornalistas fazem o papel dele que é a comunicação e passar ao publico palavroes é um tanto constrangedor mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Jorge Fortunato,
    venho do blog de Lina, estou para fazer esta visitinha faz muito.
    Eu não entendo nada de football, mas acho um jogo bastante elegante.
    Assiti o de domingo, Brasil X Costa do Marfim, pois em Copa do Mundo há que se torcer pelo nosso país.
    Em meu olhar leigo fizemos muito bonito.
    Os palavrões de Dunga não se justificam, porém
    para tudo existe uma razão.
    Li hoje esta reportagem, achei que podia interessar.
    http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/06/22/globo-negociou-entrevistas-com-ricardo-teixeira-mas-dunga-vetou.jhtm

    ResponderExcluir
  4. mãe de uma grande amigasua23 de junho de 2010 22:10

    oi Jorge.Para mim, quem deveria estar na Africa do Sul fazendo comentários sobre a Copa e outros assuntos é um Amigo q está aqui no Rio de Janeiro, e a qualquer hora com certeza será descoberto, e merecidamente terá daqui pra adiante, seus dias e anos de glórias . Sabe quem é? É um cara muito inteligente e super carismático, que entende de tudo. Eu,pessoalmente não simpatizo com Dunga, e quem sou eu para criticá-lo? Sua amiga ........

    ResponderExcluir
  5. Sissy
    Vc disse tudo: a bata quente quem tá segurando é o Dunga. Se a Seleção ganhar as glórias, mas se perder vai penar para o resto da vida...
    bjks

    Luciana
    Não é fácil ser técnico. No campeonato brasileiro a gente vê quantos técnicos caem. A imprensa ta sempre "cutucando a onça com vara curta". Torço pelo hexa e vamos em frente!
    Beijos

    LuciaC
    Que prazer te receber aqui. Não sou fã de futebol, mas em Copas do Mundo não resisto. Vou ler a matéria que vc indicou.
    Volte sempre! Beijos

    Mãedeumagrandeamigaminha
    Muito obrigado! Que anjos digam AMEM! Que enigma hein? Será você? Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amigo,
    você não deixa de ter RAZÃO, muito pelo contrário!
    Mas que a roupa estava o cão chupando manga...ah,tava!
    Você mesmo disse que ele precisava de uma acessorização.. rs
    No O GLOBO de hoje, li na "carta dos leitores" a frase que dizia, mais ou menos isto: o Dunga precisa de um personal education... muito mais do que um personal style tabajara...
    Eu quase me mijei de rir!
    Enfim, o Dunga é um gaúcho grosseirão e que ainda tem muito o que aprender... especialmente frente às cãmeras... e numa COPA do MUNDO!
    E em algum momento do teu post, não sei porque... me lembrei do OVO!
    Lindo beijo, querido!
    Cristina

    ResponderExcluir
  7. não gosto do dunga arrogante/mal humorado/stressado. ele não deveria ter levado o kk bichado ... etc etc etc ... a argentina do maradona é a minha escolha como melhor seleção, o técnico mais entrosado com seus atletas, mais interessante, mais bem humorado, mais feliz, mais mais mais mais ...

    leia aqui http://mangachupada-requeri.blogspot.com/2010/06/franca-copa-e-cozinha.html

    é isso jorge. viu que a lu voltou??? num ti disse!?!?!!?!?!?!?!

    ResponderExcluir
  8. Cris
    Eu faço parte dos milhões de brasileiros que são meio metidos a saber de tudo também. Claro que falei da roupa do Dunga, aliás gostei da gola rulê e do casaco, achei apenas que a calça destoava. Só que o que digo fica por aqui e no papo dos amigos. Eu também ficaria chateado se falassem mal, por exemplo, do que escrevo no meu Blog. Já pensou milhares de críticas. Isso cansa e o sujeito estoura. Afinal somos todos humanos. Ele é grosseirão, é mesmo, é o jeito dele, fazer o que né?
    Beijocas


    Tátodo mundoelogiando o jeito despojado do Maradona. Acho bacana a atide carinhosa que ele tem com os jogadores. Vamos ver até onde tudo isso vai dar.
    E vamos rolando a jabulani...rs
    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Fortunato, primeiramente, um beijão do tamanho do RGS pra ti! saudades

    No que diz respeito ao Dunga, inicialmente achei desastroso seu comportamento arredio, ríspido com todo mundo, se formos comparar, poe exemplo com Maradona, mas recebi, casualmente hoje, uma explicação por e-mail de tudo aquilo. A Globo impingiu uma entrevista exclusiva e o Dunga se negou. Afirmou que tinha que ser para todos!

    Aí ví que o grande gaúcho Dunga foi brilhante.. Não se rendeu nem mesmo ao Ricardo Teixeira. Terá reflexos nisso, por certo, mas manteve o respeito a todos: jornalistas, imprensa, jodgadores (os preservando das pancadarias dos brasileiros), etc...

    Assim que mudei meu pensamento essa manhã e abraço teu posicionamento.

    beijos,
    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  10. Eu apóio o Dunga, sabe porque? Porque simplesmente a Globo ficou putinha desde que o Dunga deu gelo nela. Dunga não se curva aos interesses da imprensa, ele realiza o trabalho calado, é o certo. A concentração não precisa ser um antro de repórteres, e humoristas com aquelas mulheres insanas (quase peladas) lembra da copa passada? Até invadiram o campo e agarraram o Ronaldinho gaúcho, era uma palhaçada.
    Dunga não reza a cartilha da globo, por isso a globo quer detonar.
    Galvao detona o Kaka em todos os jogos, se ele se comporta : "É crente, bonzinho demais"
    Se Kaka se estressa com a pancadaria (como a do jogo passada que mais parecia uma luta livre) "Kaká ficou nervosinho"
    Odeio a Globo porque quer manipular as pessoas.
    A midia pode te endeusar como também destruir a vida de alguém.
    Eu apóio Dunga, e torço pra que tragam a taça, porque com certeza a globo torce para que nosso país perca, aí sim poderão estraçalhar Dunga.
    Tô com Dunga!

    ResponderExcluir
  11. Jorge, no meu entendimento, o verdadeiro problema é que todo mundo, inclusive a imprensa e, em especial, os comentaristas esportivos, se consideram no direito de interferir no trabalho da seleção e, especialmente, na sua escalação, pois afinal, todos entendem de futebol e só o Dunga que não entende. E com isso, tentam desqualificar o trabalho do Dunga, e pior, tecendo comentários que nada tem a ver com seu trabalho, como a roupa, por exemplo, esquecendo que mau ou bem, nesse período que o Dunga está a frente da seleção, ele é um vitorioso - ou alguém dúvida disso? Eu, particularmente, também ficaria muito chateado e talvez reagisse da mesma maneira se a situação fosse comigo. Não sei se ele vai ganhar a Copa, mas enquanto estiver à frente da seleção, temos que dar um crédito de confiança para ele. Afinal, a responsabilidade e totalmente dele - se perder, vai ser massacrado; mas se ganhar, os mesmos que o criticam vão endeusá-lo, correto? Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Maria, que prazer ter você aqui comentando! Estava com saudades...
    Nos comentários acima a LuciaC indicou esta matéria e já li. Aos poucos vamos entendo como as coisas fucnionam.
    Um beijão

    Vanda
    Tudo bem? Obrigado pelo seu comentário. Em geral a Globo quer estar sempre em alta e com exclusividade em tudo. Com o Dunga não está sendo fácil. Agora me lembrei do Zagalo: "vocês vão ter que me enggolir". E todos engoliram.
    Abraços

    Wilson
    é muita gente querendo ser técnico. Agora parece que tudo está mais calmo com o pedido de desculpas do Dunga. foi boa a atitude.
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.