quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

A Loba de Ray-Ban


Na última sexta-feira, dia 23, fui conferir a estreia de "A Loba de Ray-ban", peça escrita por Renato Borghi e estrelada por Christiane Torloni.
Talvez vocês não saibam, mas este espetáculo fez muito sucesso há 22 anos atrás, com Christiane Torloni e Raul Cortez nos papéis principais, só que o título era o "O Lobo de Ray-ban". Renato Borghi conta que primeiramente escreveu o "Lobo", mas depois de apresentar o texto à saudosa Dina Sfat, esta disse que adoraria fazer o espetáculo - se ela fosse a Loba. Renato aceitou o desafio de reescrever a história - tarefa difícil e trabalhosa - e fazer uma versão feminina da peça. Porém quando terminou, Dina Sfat estava doente e não pode fazerm o espetáculo. Um dia, Renato mostrou o texto original do "Lobo" para Raul Cortez que imediatamente quis fazer. E foi um grande sucesso. Um tempo depois Leonardo Franco - que participou da peça - procurou Renato pensando em encenar a versão feminina. Renato concordou, desde que a protagonista fosse uma grande estrela. E assim, duas décadas depois aconteceu este reencontro mágico: autor, diretor e atores prontos para o desafio da Loba!


"A Loba de Ray-ban" é o teatro falando do teatro. Toda a ação se passa no palco de um teatro, onde uma famosa atriz, dona de uma companhia de sucesso, passa sua relação a limpo com o marido durante uma sessão de "Medéia", interrompendo o espetáculo. A discussão aumenta ainda mais com a presença de uma jovem atriz - amante da dona da companhia.
O espetáculo é muito bem cuidado, com belos cenários de Jean-Pierre Tortil e figurinos sofisticados de Fábio Namatame. A direção de José Possi Neto é segura e fluente, conduzindo muito bem os atores. A história é tensa, cheia de embates, mas sobretudo apaixonante e quente. O elenco é composto por Renato Dobal, Renata Novaes, Maria Maya, Leonardo Franco e Christiane Torloni. Dobal e Renata estão bem nas pequenas participações que fazem. Maria Maya é uma grata surpresa e convence no papel da jovem atriz. Leonardo Franco está muito bem como o marido traído e tem ótimos momentos em cena. Christiane Torloni mostra com sua Loba que está no auge de sua carreira, domina a cena do início ao fim e arrebata a platéia com uma interpretação irrepreensível. Enfim, um espetáculo memorável que vale a pena ser visto. Agora vamos esperar mais um pouco - talvez uns 10 anos - para assistir Leonardo Franco como o Lobo. Esta é a vontade do ator impressa nas páginas do programa da peça. Eu espero estar lá!



Anote:
Onde: Teatro Carlos Gomes - Praça Tiradentes
Quando: Sex e Sáb - 20hs / Dom ás 18hs
Quanto: R$ 30

5 comentários:

  1. Eu sou muito fã da maravilhosa artista Christiane Torloni. Parece que a cada ano que passa ela fica melhor e mais bonita.
    Eu não sabia da curiosidade a respeito de como foi feita a peça. Uma pena a Dina Sfat não ter se apresentado, ela era incrível.

    Quanto ao outro que vc comentou no email, Caligula, adoraria ver tambem, deve ser formidável. Aguardo sua crítica.

    Sobre seus emails.... kkkkk... eu sei bem o que é isso amigo! Nem lhe ofereço como assistente, pq eu mesma não dou conta dos meus.

    ResponderExcluir
  2. Jorge,
    Eu também sou fã de La Torloni.
    As fotos estão maravilhosas.

    Passei por aqui para dizer que nessa 5a. passei na porta do famoso Hotel de Suez e lembrei de você :)
    De fato é muito simpático e a localização perfeita entre o 5eme e 6eme. Eu estava ali perto.
    bjs,
    Madá

    ResponderExcluir
  3. Sissy
    Vc não deve perder o espetáculo. Torloni mostra que está mesmo em plena forma, em todo os sentidos. e quanto aos e-mails...quem sabe um dia atualizo tudo.
    Beijos

    Madá
    Você ainda está em Paris? Que maravilha! Alto verão. eu gosto muito do Suez. É pequeno, um pouco apertadinho, mas bem localizado e com ótimo atendimento e exatamente por isso que gosto de me hospedar lá.
    Um abraço e continue aproveitando!

    ResponderExcluir
  4. Jorge, me lembro bem da montagem anterior. E vou aguardar para ver essa.
    Por falar em Madá, Suez, Paris......como nao tenho teu e-mail vou deixar o recado aqui mesmo. De um pulinho no blog dos comensais (www.comensais.com.br). Tem um artigo meu publicado lá. Me diga o que achou. Como nao tenho blog, vou "participando" com a gentileza dos outros blogueiros.
    Por ultimo: o Hotel de Suez deveria dar um desconto para voce e para a Adriana Pessoa. Ambos fas de carteirinha. Tenho certeza que muitos brasileiros vao se hospedar la por indicacao de voces. abs, eymard.

    ResponderExcluir
  5. Eymard
    A Loba tem viajado pelo Brasil. Deve chegar a Brasília com certeza. Quanto ao Suez, me considero um pouco embaixador..rs. Vc tem razão vou pedir uma diária na próxima vez..rs
    Vou ver seu artigo e comento lá
    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.