quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

sábado, 17 de julho de 2010

Um dia frio

Esta semana a temperatura despencou no Rio de Janeiro. amigos de outros estados mais frios e os europeus devem estar rindo de mim agora. Frio? Só 16 graus? Sorry, para um carioca acostumado com sol e temperaturas acima dos 30 isso é frio, muito frio...
E neste sábado - chuvosos e frio - acordei cedo (!) e fui ao mercado, afinal preciso comer para manter este corpo em pé.
Simplesmente gosto de coisas que engordam e comecei o dia preparando um café da manhã calórico. Para começar que tal pão de queijo quentinho?


Sou fã de pão de queijo e todo sábado e domingo eles saem do forno para a minha alegria.

Complementando a comilança acrescentei: chocolate quente e o pão doce de coco que aparece atrás do pão de queijo. Bati os olhos no pão doce no supermercado e fiquei tentado. Sabe aqueles casos que você é traído pela aparência? Aconteceu comigo. por fora bonito e até gostoso, mas a massa desse pão tava uma bomba. Vai virar uma torrada.
Depois de ler o jornal e dar um jeito na bagunça da semana, fui para a cozinha preparar o almoço - e que será também o jantar do restante da semana. Optei pelo picadinho feito com músculo, calabresa e legumes que aprendi com a Ana Maria Braga (este programa tem boas receitas e são práticas e fáceis). Além do picadinho fiz também um prato que chamo de "poulet curry ananas". Este será terminado amanhã e tem frango, curry, abacaxi e iogurte natural. Também pode ser feito com ameixa, maçã, coco e o que mais a imaginação permitir.
Eis o picadinho no fogo, borbulhando...

Para acompanhar fiz uma polenta mole e foi servido assim:

Acompanhei com um bom Cabernet Sauvignon, presente da amiga Célia Fátima. Confesso que repeti, o prato e o vinho! Por alguns instantes fiquei muito aquecido.... hora da sesta. E logo mais Intrépida Trupe.

8 comentários:

  1. Vou te matar,Fortunato!!!!
    E não me convidastes?

    Eu aqui nesse frio de 6º e não 16º!
    Barbaridade.

    Manda pra mim esta receita aí do picadinho.
    Vou fazer por aqui, também.

    Sabes que amo tudo que escolhestes?

    Pão de queijo, então...sou vidrada!

    Delícia.

    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  2. sacanagem!!!!!!!! e as receitas?????? pode deixar vou à cata delas e ponho no meu assadeira ... vamos fazer um convescote bloggueiro e convidar todo mundo. me aguarde!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Maria

    Fiquei devendo a receita e vou publicar. E já fica o convite feito. Apareça...rs
    Beijos

    Regina
    Convescote é comigo mesmo, estou pensando em fazer um, mas como ando meio enrolado acho que vai ficar para setembro. Já já publico as receitas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Continuo apaixonada pelos seus gostos. Gente, Cabernet, pão de queijo, chocolate quente...polenta???!!! você não existe!!! Adorei esse post delicioso. Ainda é hora de almoço, mas me deu a maior fome, rs.
    Beijos da serra pra ti. Não congelei ainda, mas quase, rs. Volto amanhã pro litoral. Pelo menos lá a média é 13 graus. Aqui é 5. Affff...

    ResponderExcluir
  5. Lu
    Eu vi pela Tv o gelo nas árvores, laguinho congelado e arepórter Kyria Meurer cheia de casacos...eu já fiquei congelado. Muita coragem sua. mas é bom curtir um frio e aproveitar o clima romântico que as Serras proporcionam.
    Hoje eu dei bis no picadinho.
    Apareça para um vinho!
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Menino, fiquei ausente por um tempo e quando chego aqui me deparo com essas delícias? Tá a fim de engordar a mulherada, atiçando a fome com essas fotos, ne? O frio engorda... O frio aqui no Rio Grande, neste momento, é de 8°C! A minha janta? Sopa-creme de ervjlha! Delícia!
    Beijos, Jorge. Estava estudando, por isso a ausência.

    ResponderExcluir
  7. Amado,
    não resisti as fotos e fui para a cozinha atrás de algo parecido! Não encontrei RIAN!
    Quero esse músculo! Adoro músculo e polenta!
    Fiquei aguando! Isso não se faz.rs
    Beijo
    Cristina BR

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani
    Fica todo mundo com água na boca...rs Gosto de cozinhar, mas sóq uando tenho vontade e, de vez em quando, faço umas coisinhas.
    Beijos

    Cris
    Que situação...rs fiquei com dó! Já te mandei a receita.
    Beijos mis

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.