quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

sábado, 18 de setembro de 2010

TV Brasileira, 60 anos depois

Hoje celebramos 60 anos da Televisão Brasileira. E quem tem mais de 50 anos deve lembrar do simpático indiozinho da foto acima. O personagem era o ícone da TV TUPI. É claro que eu não me lembro, pois minha memória televisiva começa nos anos 70 e ainda não cheguei aos 50. Porém, sempre estive antenado com a televisão e suas fantásticas produções. Tenho vivo na mente os capítulos imperdíveis de "Selva de Pedra", novela da TV Globo estrelada por Regina Duarte e Francisco Cuoco. Na minha época de criança os aparelhos de TV eram assim: e as marcas eram Zenith, Telefunken... bons tempos. Não havia TV a cores muitas famílias colocavam telas sobre o vídeo para ver TV, literalmente, colorida. Cresci assistindo televisão. Gostava de imitar as propagandas, o National Kid e não perdia o "Capitão Aza" - uma espécie de super-herói brasileiro. Acho que passava na TV Tupi do Rio de Janeiro. e era escrito com Z mesmo.
Depois veio Sítio do Pica-pau Amarelo, Daniel Azulay, Plim-Plim - o mágico do papel e tantos outros programas que fizeram parte da minha infância e me fizeram sonhar e sair do real para um mundo imaginário.
Acredito que ninguém no mundo faz TV como no Brasil, principalmente as novelas, que fazem parte da cultura nacional. Eu já disse várias vezes que ia parar de ver, mas aí começa uma nova história e acabo acompanhando. E assim vai.

De 1950 para 2010 muita coisa mudou. Novos programas, novos formatos. Boas produções, outras nem tanto. E os aparelhos estão cada vez mais modernos. Já tem até modelo em 3D - o que acho dispensável. e a nossa televisão brasileira conitnuará brilhando.
Esta é a minha pequena contribuição, para celebrar este dia, e homenagear todos os profissionais que fizeram e ainda fazem nossa televisão: Sílvio Santos, Chacrinha, Hebe Camargo, Glória Menezes, Regina Duarte, Francisco Cuoco, Tarcísio Meira, Ronald Golias, Nair Bello, Chico Anísio, Jô Soares, Lolita Rodrigues, Jorge Perlingeiro, Lima Duarte, Paulo Gracindo, Moacyr Franco, Zilca Salaberry, Bolinha, Raul Gil, Luiz Gustavo e todos os diretores, cenógrafos, contra-regras, continuístas e técnicos em geral, Parabéns!!!

2 comentários:

  1. Realmente o aniversário merece homenagem. De fato a TV brasileira se destaca no mundo. E pegando uma carona no seu post, quero homenagear o saudoso e genial Fernando Barbosa Lima criador de mais de cem programas de Tv.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Barbosa_Lima
    O fenômeno das novelas no Brasil é um capítulo à parte, a ponto de TV e Brasil num certo sentido tornarem-se uma fusão composta de espelhamentos para estudos infindáveis. Na minha história pessoal a TV tem um papel decisivo, uma vez que meu pai nos fins de semana na casa de minha avó com toda a família, me colocava de castigo assistindo TV na sala com os adultos porque ele achava que eu era muito "levada" e deu no que deu, o tiro saiu pela culatra. Assim conheci e admirei Leila Diniz, que entrou no meu sangue, Gonzaguinha, Caetano, Flávio Cavalcante e seus convidados que entre outros fizerem parte de minha formação. um abraço

    ResponderExcluir
  2. Meg
    Tá explicado o porquê dessa cabeça inquieta e do seu talento para atrair pessoas. A Tv marca muito as pessoas e no seu caso foi uma experiência muito positiva.
    bjks

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.