quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Fashion Rio 2011

Começou ontem no Pier Mauá o Fashion Rio com as novidades para o outono-inverno 2011. Passei lá para conferir e vou contar um pouco do que vi. Logo na entrada muita gente produzida, pois o basta só ir ao evento, quem vai tem que realmente acontecer. Por razões óbvias preferi não fotografar o povo. É claro que tem gente que faz uma produção bacana, mas outros ... nem carnavalesco teria tanta imaginação. Vi um festival de tênis com cores inimagináveis e algumas produções que nem sei descrever. O grande barato é que essas pessoas tem mesmo muita atitude e acreditam no seu figurino. Afinal, estamos no universo da moda. E eu não vou ficar alfinetando ninguém. Por isso, a primeira foto é esse céu fechado e o mar por testemunha com a ponte Rio-Niterói ao fundo.

Fiquei um bom tempo contemplando o mar e o vai e vem das pessoas pelo cais.

Este ano quem for ao Fashion Rio vai poder ver uma exposição em homenagem à Zuzu Angel, com fotos dos seus modelos, sucesso absoluto nos anos 70.

Vejam só: Hildegard Angel - bem novinha - posando para a grife da mãe. E, abaixo, Elke Maravilha que também foi modelo de Zuzu Angel.

Quem eu encontrei

Érika Palomino - jornalista paulista que entende tudo de moda e já participou, como jurada, de duas edições do Brazil's Next Top Model. Será que a Érika aprovou meu look?

E a Carla que trabalha na Riotur e é uma querida.

Os Desfiles

Filhas de Gaia

Só consegui assistir a dois desfiles - Filhas de Gaia e Melk Z-Da. O desfile da grife Filhas de Gaia das estilistas Marcela Calmon e Renata Salles apresentou uma coleção inspirada em um assassinato num hotel. Isso mesmo. Segundo uma das estilistas "todas as mulheres são suspeitas. Elas saem dos quartos de qualquer maneira. Saem de camisola e pegam o caso do marido para pôr em cima". Achei tudo muito bonito e de bom gosto. Mas o desfile passa muito rápido, poderia ser mais lento, com as modelos mais tempo na passarela, mostrando a roupa. Acho que só quem vai ao backstage é que consegue ver mais detalhes. As modelos estão cada vez mais magras. E o jeito de desfilar? Não me agradou. Parece que agora a onda é andar inclinada, quase caindo. Fica feio. Na televisão não dá para perceber, mas ao vivo é outra história. Outro detalhe que chama atenção é o fato de algumas modelos andarem meio cambaleando no salto, dobrando o joelho. Mas isso é matéria para os entendidos do assunto, eu só fui me divertir.

Tudo preparado para o início do desfile - o público prepara as máquinas para fotografar. Aliás, é um festival de flashes. As portas na passarela passavam o conceito de um hotel. E as modelos saíam e entravam por elas com seus belos looks.


O desfile foi um sucesso e Marcela Calmon - uma das estilistas da grife, atendeu meu pedido de foto para o blog. Muito fofa!

No intervalo dos desfiles parei para assitir ao pocket show de Tulipa Ruiz - que se apresenta com tulipas de crepon... gostei do som da Tulipa. Os shows acontecem no Espaço Oi.

Na hora do desfile da Melk Z-Da a bateria caiu...então nada de fotos. O desfile foi interessante com roupas muito criativas. O estilista usou em alguns looks cabelos boneca tingidos de amarelo, azul que deram um efeito bacana.

Há uma grande área cheia de estandes, mas eram fechados e a entrada só mediante convites. Compreensível. O estande das sandálias Ipanema era um dos poucos abertos. Uma decoração bacana, bem carioca, com desenhos coloridos. No coquetel foi servido suco de manga com gengibre, refrigerantes, cerveja, sanduiches de salmão, biscoito Globo, açaí e picolé Itália, mais carioca impossível.

Aos convidados foi oferecido de brinde essa simpática bolsa ...

...com uma sandália de praia

e essa é minha!

No Espaço Oi os convidados ganhavam Cds com o som de novos talentos como Tulipa Ruiz e esta plantinha bonitinha, que já está aqui em casa, colorindo o ambiente. Afinal, Verde é Fashion!

9 comentários:

  1. Amigo Jorge parabéns cara, você está em todas, até no Fashion Rio!? Brincadeira, se eu também morasse ai no Rio, não tenho dúvidas, estaria ai curtindo essa maravilha de desfile e de moda.
    O Rio é moda o ano todo.
    Abs de Natal que tem Sol o ano todo.

    ResponderExcluir
  2. Eu outra vez é que havia esquecido de mostrar a você, apesar de já ter passado o Natal, a minha árvore natalina foi parar no blog do Gilson Martins, designe daí do Rio - veja talves você o conheça.http://gilsonmartinsblog.wordpress.com/2010/12/22/arvore-global/

    ResponderExcluir
  3. Olá Walter
    Isso é que é ter estilo hein ? Sua árvore de Natal anda mesmo famosa. O Gilson martins é um grande artista e suas criações fazem sucesso aqui e pelo mundo. Bacana ele ter visto sua árvore, que por sinal é muito bonita! E que sorte a sua estar aí em Natal. Como gosto dessa cidade. Mas a última vez aque estive aí foi em 1998.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Jorge, as fotos ao ar livre estão otimas, mesmo que o tempo não esteja o mais belo! O desfile deve ter sido muito interessante. O que gostei mesmo foram algumas fotos antigas.

    Como sempre, vc de alto astral! Como não vao adorar te-lo por perto e aceitar um click amigo?! Yes!

    ResponderExcluir
  5. Sissy
    O Porto ainda é uma maravilha. Gosto muito dessa área da cidade. VC que e sempre uma fofa comigo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Jorge!
    Você é muito antenado, heim? Está em todas!
    É bom isso, estar informado para ter um opinião formada sobre tudo, quisera estar aí para ter estas oportunidades, o ano nem bem começou e você só aqui nos mostrou tres eventos imperdíveis e diversifiados, muito legal!

    ResponderExcluir
  7. Valéria
    Esses eventos são a cara do Rio. Eu gosto de ir a tudo e saber o que anda acontecendo. Assunto não falta nessa cidade. E vem mais posts aguarde.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. oi jorge. estou em trancoso, e estou acessando o blog pelo video game nintendo dsixl do meu filho. beijos.
    adriana pessoa
    - vc sempre chique.adoro lacoste.

    ResponderExcluir
  9. Adriana
    Que beleza! Trancoso é muito bom. Aproveite os dias de sol, porque aqui no Sudeste vc sabe... E que prestígio que tenho, obrigado por acompanhar. Quanto ao figurino, tava básico..rs
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.