quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Guerra e Paz

Faltando poucos dias para minha viagem fiquei sabendo da exposição do Painéis Guerra e Paz de Portinari no Theatro Municipal. A exposição seria apresentada de 22 a 30 de dezembro. Lamentei muito, mas diante de uma viagem maravilhosa que teria pela frente deixei para lá. Qual não foi minha surpresa ao chegar na segunda-feira e saber que a exposição havia sido prorrogada até amanhã, dia 06 (quinta-feira). E exatamente por isso, estou fazendo este post antes de começar a falar da viagem. E que seja um incentivo para quem ainda não viu.

Esta exposição é histórica, pois há quase 54 anos, os painéis foram apresentados ao público carioca no Theatro Municipal com a presença do presidente Juscelino Kubitschek. Foi em Fevereiro de 1956, e foi a primeira e última vez que o povo brasileiro e o próprio pintor tiveram a emoção de vê-los erguidos em sua monumentalidade. Os painéis foram doados à ONU e só agora retorna ao Brasil num grande projeto. De Fevereiro a maio deste ano, Guerra e paz serão restaurados. Em seguida, fará um giro nacional e internacional até ser entregue à ONU em 2013.

A exposição está fazendo o maior sucesso e já deve ter ultrapassado os 30000 visitantes. Os painéis podem ser vistos de 14 às 20 h, com entrada franca. Mas precisa ter paciência para ficar na fila - só podem entrar 500 pessoas por vez. O melhor é chegar por volta de 12h30 para entrar no primeiro horário. Vale a pena ficar 1h30 na fila e garantir um bom lugar. Eu cheguei na fila por volta de 13h20 e consegui um lugar numa frisa na plateia e a posição não é das melhores. Depois que todos estão acomodados, o apresentador faz um breve relato e tem início um filme de uns 15 minutos. Após o filme, o público é convidado a ver de perto a obra do mestre Portinari

Guerra

e

Paz


Também não resisti e registrei minha visita

6 comentários:

  1. Que espetáculo, hein Jorge!
    Parabéns pela grande oportunidade e compatilhar com os sortudos que estão ou moram no Rio essa maravilha.
    Que venha logo os posts sobre sua viagem.
    Abraço
    SueliOVB

    ResponderExcluir
  2. Sueli
    Tive muita sorte de terem prorrogado esta maravilha. ainda estou encantado com tudo que vi, ouvi e vivi na viagem. Todavia, não podia deixar passar em branco este presente que foi ver os painéis de Potinari.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Jorge, eu vi o anuncio na televisão!
    Deve ter sido fantastico! Os painéis são lindos! Que emoção poder ver algo tão importante e tão perto!

    beijos e FELIZ 2011!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jorge!
    Você entrou 2011 com pé direito. Que bela oportunidade! Deve ser uma emoção ver tão belas obras! Que sorte!

    ResponderExcluir
  5. Walter
    Que bom que vc gostou!
    Abraços

    Valéria
    Foi uma sorte ter voltado a tempo de ver esta obra de Portinari.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.