quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Brasil 70, musical

Quando recebi o convite para assistir "Brasil 70, musical", confesso que não fiquei muito entusiasmado. Existe um musical sendo produzido a cada segundo e nem sempre tem muita qualidade. Mas, lá fui eu conferir o espetáculo acompanhado por Claude e mais dois amigos. Já com o programa na mão, começamos a ver o roteiro das canções e nos pareceu interessante. As luzes se apagam e o espetáculo vai começar. No pequeno palco entram os músicos Anna Botelho (vioão), Hugo Chiaradia (teclados) e Felipe Cruz (percussão), em seguida os atores com os figurinos anos 70. Daí em diante uma grande surpresa para mim e para o público. Uma das atrizes diz que a proposta não é contar nenhuma história, mas sim fazer uma viagem no tempo através da música dos anos 70, com aquele visual colorido e o astral da turma "prafrentex".
Diante dessa proposta o público inicia uma viagem com o roteiro elaborado por Márcia Santos - além de atuar, Márcia dirige o espetáculo em parceria com Alice Borges -  com as canções chaves da década de 70 que fizeram e ainda fazem sucesso até hoje. Mesmo quem não viveu aquela época reconhece as canções. Algumas foram regravadas por astros pop da atualidade, como por exemplo, "Coroné Antonio Bento" de Luiz Wanderley e Antonio Vale; regravado por Cássia Eller e "Ando meio desligado" / Top Top" de Rita Lee/Mutantes e Arnolpho Lima Filho; também regravada por Cássia Eller e pela Banda Pato Fu. Além das 18 canções, o grupo canta um pout-pourri com temas de novelas e programas da televisão como "Fantástico". Mais Túnel do Tempo impossível.
O espetáculo é despretensioso e despojado. Os figurinos são bonitos e os atores cantores - Helga Nemeczyk, Marcelo Báfica, Márcia Santos, Patrícia Ferrer e Ruben Gabira - dão conta do recado com vozes afinadas e muito bom desempenho vocal. Tudo muito bem acompanhado pelo excelente trio de músicos. Todos os números musicais são bons, mas vale destacar a interpretação de Patrícia Ferrer para a música "Hoje" de Taiguara, cheia de emoção e personalidade, bem como a apresentação da alegre "O Vira" (vira, vira, vira homem. Vira, vira, lobisomem), imortalizada pelo saudoso Secos e Molhados, executada pelo elenco com uma divertida coreografia e atuação hilária de Ruben Gabira. 
São 70 minutos de boa música e de muitas recordações. O espetáculo é contagiante e arrebatador. "Brasil 70, musical" pode não ser o melhor musical em cartaz no momento, mas é garantia de um ótimo programa, muito alegre, divertido e, acima de tudo, uma grande homenagem à Música Popular Brasileira.
***
Anote:
Onde: Teatro Café Pequeno (Leblon)
Quando: Sex e Sáb (21h30). Dom (20h30) - Até Março
Quanto: R$ 30

7 comentários:

  1. Jorge, gostei do "prafrentex"....Nada como morar no RJ e ter oportunidade de se surpreender!

    ResponderExcluir
  2. márciah luna cabral20 de fevereiro de 2011 15:03

    Obrigada Jorge por indicar o nosso espetáculo. Como arranjadora, diretora musical e preparadora vocal do mesmo fiquei muito feliz com as suas palavras!
    VALEU!
    Márciah Luna Cabral

    ResponderExcluir
  3. Eymard
    O Rio e uma surpresa diária e espero que permanceça asism, bem "prafrentex". A propósito, o "prafrentex" daquele tempo é o equivalente ao "antenado/descolado" de hjoje em dia.
    Abraços

    Márciah Luna
    Aqui eu só falo do que eu gosto mesmo e o trabalho de vocês me surpreendeu e agradou muito. Parabéns pelo belo trabalho à frente desse grupo. Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jorge!
    Sou saudosista e adoraria ver esse revival dos anos 70, ah! minha adolescência... Descrito por você parece bem legal, afinal suas resenhas são excelentes!

    ResponderExcluir
  5. Valéria
    Certamente você iria gostar. Quem sabe a produção não faz uma tournée pelo Nordeste? Vamos torcer. Ou quem sabe vc não vem ao Rio?
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Sr.Jorge Fortunato,

    o seu blog é de muito bom gosto. Gostei muito das fotos de Roma.

    ResponderExcluir
  7. Enado
    Muito obrigado! E conitnue por aqui.
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.