quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

terça-feira, 1 de março de 2011

O Rio de Janeiro continua sendo...

Hoje o Rio de Janeiro, minha querida cidade maravilhosa, completa 446 anos. Eu sou suspeito para falar do Rio, pois nasci e me criei nesta cidade. Sou eternamente grato a Deus por ter escolhido o Rio de Janeiro para que eu viesse ao mundo. Poderia ter nascido em qualquer outro lugar, mas só seria feliz aqui. Ser carioca é um estado de espírito.
E para celebrar o aniversário do Rio mostro para vocês fotos de um dos cantos preferidos aqui no Rio. Que fica a menos de 5 minutos da minha casa.
Palácio do Catete - atualmente Museu da República. Residência dos presidentes do Brasil até 1960.
É um lugar agradável para um passeio matinal ou no fim de tarde.
Passear nesse jardim logo de manhã dá um outro sentido à vida. Pelo menos duas vezes por semana eu venho aqui. Outras vezes apenas atravesso o jardim, entrando pela Rua do Catete e chegando na Praia do Flamengo. Só para ter um pouco de tranquilidade, nem que seja por cinco minutos. Faço isso voltando de algum supermercado ou quando vou ao Banco. Mudo o itinerário e tenho uma ótima vista.
 
 
 Além dos jardins e do belo Museu - visita obrigatória - os visitantes encontram aqui livraria, cafeteria e um cinema. Pena que os restaurantes tenham sido fechados, assim como o pequeno teatro. Mas nada disso tirou o encanto do lugar
E é isso que me encanta no Rio de Janeiro. Esses pequenos detalhes da cidade. pequenos oásis no meio da confusão urbana.
Gosto de Paris, de Praga e Budapeste, agora estou apaixonado por Roma, mas nada se compara ao Rio de Janeiro, apesar de todos os pesares, o Rio é o meu canto, meu pouso, minha paixão eterna!!!!!

7 comentários:

  1. Tanti Auguri ao Rio, Jorge!
    Que nossas autoridades aproveitem os grandes eventos na cidade maravilhosa para melhorar a vida de todos que nela vivem.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Jorge!
    Merecida homenagem! Quando respiramos o ar do Rio percebemos a diferença, que cidade!
    Respondendo ao seu post anterior, sempre vamos ao Rio em grupo, meu marido, meu cunhado e esposa e quando vamos aproveitamos todas as noites indo a restaurantes e Teatro. Conheci esse oásis na última vez que fomos, que maravilha, o Museu lindo e nesse parque, que paz. Adorei o passeio!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo
    Esse é desejo de todos os cariocas. Estamos na torcida.
    Abraços

    Valéria
    Que bom saber que vc conhece o Museu da República e o jardim. é um oásis mesmo.
    Vocês fazem muito bem de curtir a programação teatral da cidade, assim como os restaurantes. Aliás, este é um dos programas que mais gosto de fazer.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Jorge,
    que belo post! AMEI!
    Sou gaúcha, moro aqui há 40 anos e me sinto carioca de alma! Sou LOUQUINHA por esta cidade e você tem toda razão. Não existe no mundo cidade mais BELA!E você é um privilegiado, assim como eu, em morar num lugar tão especial!
    Saudades! Me liga!Quero saber de você e da sua saúde!
    Beijos cariocas
    Cristina BR

    ResponderExcluir
  5. Cris minha querida
    somos privilegiados né amiga? Uma cidade tão boa como o Rio tinha que te acolher. E aqui no coração do teu amigo carioca, vc tem sempre um lugar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. O lugar do Rio que eu mais gosto e o Real Gabinete Português de Leitura.

    ResponderExcluir
  7. Enaldo
    Acredita que ainda nãoc onheço o Real Gabinete? Já passeid iversas vezes e nuca entrei. Este mês vou lá!
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.