quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Nabucco

No último sábado (23), assisti Nabucco, ópera de Verdi que está em cartaz no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Já conhecia esta ópera - assisti nos anos 90 - mas não queria perder a oportunidade de ver pela primeira vez esta obra apresentada integralmente. Nabucco foi a terceira ópera composta por Verdi e o seu primeiro grande sucesso. E não podia ser diferente, desde os primeiros acordes quem ouve já pode esperar uma música forte e impactante.


Esta montagem de Nabucco foi realizada com muito cuidado e está tudo impecável. Os cenários são muito bonitos e criativos, assim como os figurinos -  embora não remetam à época da história. Mas isso não chega a atrapalhar. O mais importante é a música vibrante  executada pela orquestra e as vozes do elenco, com destaque para Eliane Coelho, soprano  com experiência internacional. E claro, o Coro do Theatro Municipal, que brilha intensamente desde o início, chegando ao ápice na "Va pensiero" que levou a plateia ao delírio, obrigando o Coro a repetir a bela música. Confesso que esta foi a primeira vez que me emocionei de verdade ouvindo o "Va pensiero". Foi tão bem executado e cantado com sentimento, que foi impossível evitar as lágrimas. E acho que a comoção foi geral, pois os aplausos e "bravos" ecoaram ainda por um bom tempo após o bis. Nabucco, com certeza, é um programa imperdível para todos os admiradores da beleza da música.
******
Anote:
Onde: Theatro Municipal
Quando: Quarta e Sexta - 20 hs / Domingo - 17hs
Quanto: De R$ 25 a R$ 84

6 comentários:

  1. Oi Jorge!
    Deve ser mesmo emocionante! Infelizmente nunca assisti a uma ópera!
    Coincidência para os dias atuais em que os jovens já saem das fraldas dirigindo, também não dirijo nadica!rsss

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Valéria
    Esta é uma outra carência do nosso país continental. Teatros líricos em todas as capitais. São poucos. Contudo na regiao Norte, o festival de ópera de Manaus é um grande sucesso. Por ora, seria interessante vc ver em DVD. Não é a mesma coisa, mas vc já vai tendo uma ideia. Existe um projeto de ópera no cinema, que é fantástico. De repente chega aí em Natal.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Jorge, que maravilha saber que a montagem é capaz de emocionar. Opera é isso! Ou emociona ou nao é oora. Fiquei com muita vontade assistir. Pena não estar no Rj!

    ResponderExcluir
  4. Jorge
    Consegui entrar no seu Caviar!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Jorge, que maravilha saber que a montagem te emocionou. Opera ou emociona ou nao é opera. Verdi sem um bom coro, nao é Verdi. Que vontade estar ai no Rj.

    ResponderExcluir
  6. Eymard
    Eu gostei tanto de assitir Nabucco que hoje (31) fui ver de novo. E mais uma vez foi maravilhoso. O coro impecável que me emocionou de novo e Eliane Coelho segura, brilhando do início ao fim.Foi um programão.
    Abraços


    Beth
    Bom te ver aqui de volta!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.