quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Wave UFO - A arte de Mariko Mori no CCBB

Esta é a última semana para conferir a exposição "Mariko Mori Oneness" no CCBB do Rio de Janeiro. Mariko Mori é uma artista plástica e performer japonesa, considerada uma das personalidades mais atuantes no cenário artístico atual. A exposição que está em cartaz desde 10 de maio, chama atenção pelo impacto visual das peças apresentadas.

Wave UFO

Esta é a principal obra da exposição - Wave UFO -  e parece uma nave vinda de outro planeta. Ao menos é esta a impressão que se tem ao chegar no foyer do centro cultural.  Esta obra integra imagem, som e performance. Por meio de tecnologia de navegação avançada, ela interpreta visualmente as ondas cerebrais de quem entra na nave, projetando-as no casco interno da obra, como se fosse um planetário. É óbvio que eu fui conferir.

Até parece que você vai fazer um exame médico, pois é necessário toda uma preparação: limpeza da pele com gel e fixação de eletrodos na cabeça. São três participantes por sessão e a idade mínima é de 6 anos. Confesso que me senti como se tivesse 6 anos....

Devidamente preparado entrei na nave para "viver a experiência". Os fios são conectados à máquina e aí a viagem começa. Fiquei um pouco ansioso no início e quando vi a porta fechando meu coração deu uma acelerada. Mas aos poucos fui controlando tudo e a experiência, enfim,  começou. Aos poucos,  vi minhas ondas cerebrais sendo projetadas no teto e, de vez em quando, havia  alterações nas cores. Depois uma música e uma sensação de subir e descer... algo realmente incrível.  Fica meio difícil transformar em palavras os 15 minutos que passei dentro da Wave UFO.

Sair da nave é outra sensação estranha, pena que não houve como registrar, pois gostaria de ter visto a minha cara...rs
Fui até o segundo andar para ver a obra do alto - uma baleia estilizada, uma porção de chantilly... aí você começa a viajar na forma.

Além da Wave UFO a outra obra interativa é Oneness - um grupo composto por 6 bonequinhos que aparecem no cartaz da primeira foto. Se seis pessoas tocarem no coração dos bonecos, ao mesmo tempo, eles se acendem. A exposição ocupa todo o primeiro andar.
Se vocês desejarem visitar e participar é melhor chegar cedo, pois nesses últimos dias a expectativa é de muita fila. A Wave Ufo tem capacidade para três pessoas e as senhas são distribuídas a cada 20 minutos a partir das 09h00. Já Oneness tem capacidade para 6 participantes por ciclo e as senhas são distribuídas a cada 15 minutos. Até 10 de julho. Depois a exposição segue para São Paulo. Vale lembrar que Mariko Mori já apresentou suas obras no início do ano em Brasília.

6 comentários:

  1. Oi Jorge!
    Perder uma exposição dessas é de lamentar. Adoro estas experiências, esta interatividade!
    Muito legal!

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Valéria,
    Vc ainda pode visitar a exposição em São Paulo. Quem sabe?
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Jorge, eu já não posso e não tenho idade para enfrentar uma baleia dessa. Já fiz muito desses momentos e agora so curtir de gente jovem como você e outros. Muito legal.Abs

    ResponderExcluir
  4. Walter
    A primeira vista assusta, mas é tranquilo. Não é recomendado para quem sofre de claustrofobia. E obrigado pelo "gente jovem", mas já rompi a barreira dos quarenta, meu amigo...
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  5. Deixei para vir bem no finzinho da noite e tomar um banho de cultura para dormir gostoso, meu amigo.

    Adorei e fiquei imaginando que formas fazem as nossas ondas cerebrais. De ondas, né? rs Vê como é fácil regredirmos aos 6 anos de idade? Fui com vc, Jô.

    Querido, obrigada pela indicação de leitura à Kátia. Uma fofa, adorei ela.

    E, com certeza, irei prestigiar Mariko Mori em Sampa. Adoro arte interativa.

    Beijos e excelente o post. Não desista da ideia do domínio próprio, seu blog merece se profissionalizar (e te devolver financeiramente o que vc investe nele).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Letícia
    Vou insitir no meu acabouocaviar.com pode ter certeza.
    Essa nave é uma verdadeira viagem e vc vai adorar.
    Um beijão

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.