quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Contos de Sedução

Há alguns anos acompanho o trabalho do Grupo TAPA de São Paulo e já assisti diversos espetáculos dessa troupe. Em mais uma visita ao Rio de Janeiro - sempre curta - o TAPA apresenta a peça "Contos de Sedução", baseada na obra do escritor e poeta francês Guy de Maupassant. A tarefa de transpor para o teatro os textos de Maupassant coube a Jonathan Amacker, autor norte-americano radicado no Brasil, que adaptou seis dos cerca de 300 contos, especialmente para este trabalho do Grupo TAPA.
A peça retrata encontros e desencontros do amor na segmentada sociedade francesa da belle époque, percorrendo situações vividas pelas diferentes classes, desde as mais populares até a alta aristocracia. O tom predominantes nos textos é de comédia.
Como já podia esperar os trabalhos do Grupo TAPA trazem a assinatura do seu diretor, Eduardo Tolentino de Araujo e o que assistimos em cena é um espetáculo simples e de muito bom gosto. O cenário, adaptado para o formato de arena é composto por alguns móveis e muitos tapetes, tudo muito bem iluminado e acompanhando por boa trilha sonora. Dando vida aos diversos personagens dos contos estão em cena Zécarlos Machado, Brian Penido Ross, Fernanda Viacava, Isabella Lemos, Daniel Volpi e Natália Moço. O elenco se sai muito bem, resultado do trabalho do diretor Tolentino que com boas marcas conduz o espetáculo com firmeza. mas não podemos deixar de falar do experiente e talentoso Zécarlos Machado que interpreta Guy de Maupassant entre outros personagens. E como é bom vê-lo em cena! Machado é um desses atores que tem o tom certo da interpretação e conquista o espectador imediatamente. "Contos de Sedução" é mais um bom momento do Grupo TAPA. Um encontro entre literatura e teatro que deve despertar o interesse pela obra de Guy de Maupassant, de quem já li nos tempos de Aliança Francesa os "Contes de la Bécasse".
****
Anote:
Onde: Teatro de Arena da Caixa Cultural
Quando:  Qui a Dom às 19h30 (até 28 de agosto)
Quanto: R$ 20

6 comentários:

  1. Amigo tá sumido? Faz tempo que não o vejo por aqui. Peça desculpa não ter avisado, estive no Rio e lembrei de você, mas, foi muito rápido, nós so tinha um dia para fazer um tour por essa linda cidade.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jorge!
    Tenho fome! De quê?
    De toda esta arte que perco de ver!rss
    Você é que tem sorte!
    Me lembrei agora que desejo ler um livro, os 300 contos de Maupassant, que ja havia esquecido.
    Obrigada pela lembrança, uma coisa levou a outra.rsss

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Walter
    Nos últimos dias enfrentei uma conjuntivite terrível, mas estou de volta!
    Quando vier da próxima vez, manda um recado.
    Abraços

    Valéria
    Eu posso imaginar como deve ser dif´ciil para você ficar sem essas agitações culturais. Acho que se vc morasse aqui no Rio ou SP iria ser uam rata de Teatro.
    Um abração

    ResponderExcluir
  4. Oi Jorge!
    Essa foi boa, rata de teatro!?
    Ia mesmo, adoro!

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Valéria
    Esse é o jargão para os apaixonados pelo Teatro...rs E eu sou rato mesmo, vivo lá...
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Jorge, ando inspirada... sonhadora... e cheia de segredos...

    Assim que flutuando milhas e milhas... kkkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.