quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Quebra-Nozes - o espetáculo do Natal!


Este é o post  nº 500! E para comemorar esta marca, divido com vocês dois bons momentos que vivi na semana passada. Para começar, o Ballet "O Quebra-Nozes", que fui assistir na noite de estreia, na última sexta-feira, dia 16 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.


"O Quebra-Nozes" é um Ballet inspirado num conto de Alexandre Dumas, com coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov, com música de Tchaikovsky. Estreou em 1892 na Rússia. O ballet conta a história da  menina Clara, que ganha do padrinho um quebra-nozes em formato de soldadinho e se encanta pelo presente. Ela fica desolada, no entanto, quando um de seus irmãos quebra o brinquedo durante a festa. O padrinho a consola e conserta o soldadinho. Ela vai dormir e a partir daí, a magia toma conta do ballet: Clara sonha que um exército de ratos está invadindo o salão. O boneco quebra-nozes adquire vida e ataca os ratos, comandando um exército de soldadinhos de chumbo. O “Rei dos Ratos” fere o boneco que, desarmado, está prestes a perder a batalha, quando ela o salva, atirando seu sapato na cabeça dele. Clara sente a presença do padrinho, que, num passe de mágica, transforma o boneco em um belo príncipe. O príncipe a conduz ao “Reino das Neves” e depois ao “Reino dos Doces”, onde vive a “Fada Açucarada”, que homenageia a menina com uma grande festa, com danças típicas da Espanha, China, Rússia, entre outras, e com um pas-de-deux da “Fada Açucarada”. O espetáculo continua com uma sucessão de danças de diversas regiões do planeta, e outras que simbolizam o café, os chocolates, as flores e, por fim, o pas-de-deux entre a fada e o príncipe

Já perdi a conta de quantas vezes assisti este ballet, mas não podia deixar de ver este ano. Até porque, no dia da estreia, Ana Botafogo seria a solista dançando os papéis da Fada Açucarada e Rainha das Neves. Nem preciso dizer que a plateia foi ao delírio quando Ana adentra o palco. Foi aplaudidíssima. Ana Botafogo já havia me dito que dançaria "O Quebra-Nozes" ,atendendo a um pedido especial da direção do Theatro Municipal. Sorte de quem foi à estreia e teve a chance de ver a bailarina fazendo os dois papéis. Uma celebração! "O Quebra-Nozes" é uma grande produção e envolve muitos profissionais, entre músicos, coro, bailarinos e técnicos. O corpo de baile estava perfeito, assim como a orquestra que executou a música de Tchaicovsky com precisão. Uma noite de sonhos que ainda terá récitas nos dias 22, 23, 28, 29, 30/12/2011 e 03, 04, 05, 07 e 08/01/2012. Os ingressos, se já não esgotaram, custam entre R$ 25 e R$ 84.

Festival de Presépios

E contagiado pelo clima mágico de "O Quebra-Nozes", no dia 17, sábado, peguei o meu trenó, guiado por renas encantadas e fui até o Jardim de Alah conhecer a Vila do Papai Noel e conferir a edição 2011 do Festival de Presépios.

O dia estava perfeito e as renas - bem alimentadas - me conduziram muito bem até Ipanema. Um pouco antes de chegar à Vila de Papai Noel, parei para tomar o café da manhã com Maria da Fé que festejava seu aniversário e depois pegou uma carona e foi comigo ao Jardim de Alah.

Como bom carioca, confesso que nunca havia entrado no Jardim de Alah. Por isso, achei muito acertada a decisão de utilizarem o espaço para realização desse evento.
Conseguiram criar um ambiente muito bonito e acolhedor. Uma festa para as crianças e para os adultos que vai até o dia 25 de dezembro. A reunião dos trabalhos de artistas plásticos de todo o Brasil, transformou o Jardim de Alah numa grande galeria de Arte a céu aberto. E foi bem melhor assim, pois nos anos anteriores os presépios ficavam espalhados em diferentes pontos da cidade. Desse jeito ficou melhor para o público poder votar, embora fosse difícil escolher qual o presépio mais bonito, tamanha a criatividade dos artistas que trabalharam com diversos tipos de materiais.

 Presépio inspirado em Lucas 17:21 de Clécio Régis

 Luz Guia - Instituo Benjamim Constant

 "Casa do Papai Noel" - discretamente deixei minha cartinha embaixo da porta...

 Natal de Jesus - criado por Ermelinda

 Esperança - obra do artista João Augusto

 Natividade - Grupo Jubileu

 Os Olhos do Mundo - obra da artista Vera Luchese

 Consciência Coletiva - criação de Diogo Russo

 Natal da Paz - Rampinelli

O melhor desse passeio foi ter a companhia da Maria da Fé - aniversariante do dia -  e da Célia (que nos fotografou). São duas amigas queridas que o destino - ou seria o Pilates? - colocou no meu caminho.
E com este post especial  nº 500 desejo a todos os leitores e amigos uma ótima Noite de Natal! Um Grande Abraço e obrigado por acompanhar "Acabou o Caviar?".

5 comentários:

  1. Oi Jorge!
    Que maravilha! Sonho em ver o Quebra-Nozes, gosto destes espetáculos que brincam com nosso imaginário. Quanto ao passeio, uma proposta muito lúdica tanto para as crianças, como para os adultos. Em Gramado também existe uma espécie de cidade papai noel que é mágica, adorei!rss
    Bem, aproveito para desejar que neste natal a presença de Jesus traga a esperança, o amor e a renovação. E que o ano novo seja portador de muitas alegrias, realizações, saúde, amor e paz. Feliz Natal e Ano Novo!
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Jorge:
    Parabéns pelos 500!!!
    Que venham milhares ainda por aí.
    Boas festa!

    ResponderExcluir
  3. Valéria
    Muito obrigado pelos seus votos de Bom Natal e Ano Novo. Desejo para você e sua família tudo de melhor, sempre! Paz, Saúde e muitas viagens!

    Tânia
    Muito obrigado, espero chegar aos milhares! Abraços e Bom Natal!!!!

    ResponderExcluir
  4. Jorge,
    vida longa ao blog, que adoro!
    Beijos para vc e um ano novo de muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  5. Adriana!
    Que bom ler teu comentário! Vc é uma amiga querida, sempre presente nestas ocasiões marcantes do Blog.
    Um beijão!

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.