quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Erros & Acertos

Vocês sabem que volta e meia apareço com alguma foto das minhas incursões culinárias. Nunca fiz nenhum curso, vejo, leio a receita e tento fazer. Mas, algumas vezes, gosto de inventar. Para ser sincero, sempre invento, tento melhorar as receitas...rs
A foto abaixo, foi uma tentativa de uma Torta de Banana, a partir de uma receita de "Torta da Vovó" que vi num desses sites de receitas. Detalhe: a "Torta da Vovó" era salgada. Se a torta salgada ficou ótima, por que não experimentar uma receita doce apenas modificando alguns ingredientes? Substitui o queijo parmesão por açúcar e no lugar do recheio salgado, bananas , açúcar e canela. E para ser mais criativo, por que não colocar duas bananas para bater junto com leite, ovos, óleo e maisena???

Aqui está o resultado: uma torta dourada bonita...mas com sabor estranho e consistência idem. Não ficou ruim, claro, mas não repetiria a experiência.
Depois do resultado frustrado fiquei com ideia fixa em refazer a torta, porém,  sem bater as bananas com os outros ingredientes.


E parece que dessa vez deu certo. Fiz a massa como indicada: 4 ovos (só usei 3); uma xícara de açúcar (para substituir 100gr de queijo parmesão) 1 xícara de óleo vegetal (só uso 1/2 xícara e dessa vez usei 1 1/2 colher de margarina...mexo em tudo mesmo), 1 xícara de maizena, 1 colher de sobremesa de fermento em pó, 1/2 xícara de leite. Bati por 5 minutos e joguei a massa dentro da forma untada e enfarinhada. Então cortei fatias finas de banana e fui colocando dentro da massa e cobri com açúcar e canela.


Depois de uns 25 minutos em forno 220 graus, eis o resultado! Uma massa leve, embora um pouco seca. Ficou bom, de verdade.


Servida morna fica excelente. Mas já estou pensando em voltar a usar o óleo de milho ou canola, da próxima vez vou acrescentar umas passas, acho que a banana d'água fica melhor. Será que uns pedacinhos de goiabada combinam??? Imaginação é o que não falta.

10 comentários:

  1. Hummm, parece ótima! Dá para variar substituindo as bananas por maçã!
    Beijos, Jorge!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Fortunato...
    Mas até é covardia tu me apresentares esta receita numa segunda-feira!!! rsrs

    Sabes o que mais gosto em tudo isto?
    É o que está por detrás da receita: tua personalidade marcante que não caiu no primeiro tombo.

    beijos, amigo

    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  3. Daniela
    Também já pensei nisso.
    Beijos

    Maria
    Ah vc faz essa torta rapidinho. Sou teimoso, queria acertar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Jorge

    deu agua na boca...AMO bolo de banana...mas se faço aqui sou obrigada acomer o bolo todo, eles comem um pedacinho e pronto...
    bjs

    ResponderExcluir
  5. monica amadeo lamonato24 de janeiro de 2012 17:08

    iiii esqueci de assinar..bjs

    ResponderExcluir
  6. Monica
    E isso deve ser um graaande sacrifício, não é?

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Jorge:Admiro suas experiencias culinárias.
    Mais ainda porque nos últimos tempos tenho é muita preguiça para cozinhar (aliás, nunca foi o meu forte!) Meu marido dá um banho!
    Abraços
    E, bom apetite!

    ResponderExcluir
  8. Tania
    Eu não sabia fazer nada e aos poucos fui aprendendo e até inventando. Mas para cozinhar tem que gostar, antes de tudo. Quando não estou inspirado, nada fica bom.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Jorge
    Eu adoro qualquer doce que use banana, sua torta está com uma cara ótima, não vou anotar a receita porque antes de eu terminar de escrever você já mudou os ingredientes umas 10 vezes,rsrs...

    ResponderExcluir
  10. Suely
    essa torta ficou boa mesmo, ainda bem. Nad acomo alterar os ingredientes...rs
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.