quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ithamara Koorax

Desde que voltei das férias, todos os posts que publiquei até agora foram sobre a viagem. E é um  prazer compartilhar esses momentos. Viajo de novo com as postagens e o melhor de tudo é o retorno através dos comentários, mensagens e e-mails que recebo. E é por gostar de compartilhar com vocês o que eu gosto, que faço uma breve pausa para falar de Ithamara Koorax. Artista talentosa, dona de um potencial vocal incrível. Certamente, vocês já ouviram alguma música da Ithamara, mas não ligam o nome à pessoa. Basta procurar alguns vídeos no YouTube com temas da série Riacho Doce ou da novela Fera Ferida, ou simplesmente digitar o nome da cantora.

E qual a razão desse post? Falar um pouco do show que assisti hoje, no horário do almoço, no Teatro do SESI, no Centro do Rio de Janeiro. Ithamara Koorax foi  convidada pelo Projeto Música no Museu, que está festejando 15 anos de existência. O projeto conta com apresentações mensais no SESI e neste mês de junho convidou Ithamara para um recital só de música clássica. Para alegria do público que lotou o Teatro, a cantora escolheu um repertório inspirado: Wagner, Chopin, Debussy, Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga. E esta foi a primeira vez que a vi interpretando clássicos assim. E foi um ato corajoso, pois um recital desses no início da tarde, não é fácil. Haja corda vocal.

E como era de se esperar, foi um sucesso! Ithamara brilhou interpretando as canções clássicas, assim como já faz com a bossa nova e com o jazz. Nos Estados Unidos é incensada pelo New York Times  e já foi eleita, por dois anos consecutivos, uma das três melhores cantoras de jazz do mundo pelos leitores das revistas DownBeat, Swing Journal e Jazz People.  EUA, Europa e Ásia reconhecem seu talento e a reverenciam. E agora faço a minha parte e apresento para vocês este talento brasileiro, que o Brasil precisa conhecer.

*****

Nos dias 15 e 16 Ithamara Koorax fará apresentações no Bar do Tom (Leblon), com um repertório totalmente diferente e acompanhanda por uma banda fantástica. Fiquem atentos.

6 comentários:

  1. Jorge, você é um sujeito de bom gosto!!! Jazzista de primeira linha. Repertório só com craques: bonfá, Tom Jobim, Edu Lobo.....uma voz maravilhosa e excelente presença de palco. Biscoito fino. Finíssimo. Eymard

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eymard
      Ithamara é uma cantora espetacular. Vale a pena assist´-la!
      Abraços

      Excluir
  2. Oi Jorge!
    Tive o prazer de conhecê-la através de seu blog. Gostei demais, sua voz é suave e forte, maravilhosa. É um privilégio poder vê-la e tê-la assim tão perto.
    Abração e um ótimo fds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria
      Lembro muito bem dos seus comentários no primeiro post que fiz sobre a Ithamara.
      Beijos

      Excluir
  3. Jorge

    Você tem razão, Ithamara é realmente um talento.
    Gostei imenso de conhece-la.
    Vai para minha coleção de preferidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste final de semana tem show no Bar do Tom.
      Bjs

      Excluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.