quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Toda nudez será castigada


Se vivo estivesse, Nelson Rodrigues completaria 100 anos no próximo dia 23. Para celebrar o centenário do dramaturgo muitos  dos seus textos estão sendo montados em diversos teatros da cidade. A Armazém Companhia de Teatro faz a devida homenagem a Nelson, com o espetáculo Toda nudez será castigada, que foi escrita em 1965.
A peça fala sobre a estreita ligação entre o puritanismo e a sexualidade exacerbada, através de um humor cheio de contundência e de um senso trágico transparente. Protagonizada por um casal insólito: Herculano e Geni, ele um viúvo quase casto – que descobre em si uma sexualidade tardia; ela uma prostituta cheia de ambigüidade (“o meu amor é pena”) – que subverte a ordem vigente na família do viúvo. Ambos vão sendo aos poucos manipulados por Patrício, o irmão falido de Herculano, e, simplesmente, deixam-se levar por um amor regado a muito sexo, ciúme e traição. Patrício é um antagonista em estado bruto, um sujeito movido por um rancor desmedido, que arquiteta sua vingança, mas é ajudado pelo Destino, que parece tecer suas artimanhas para que seus planos, surpreendentemente, se mostrem ainda mais eficazes.
Com 25 anos de estrada, a Armazém Companhia de Teatro, faz um trabalho primoroso nessa montagem de Toda nudez será castigada. Mérito da direção de Paulo de Moraes que soube conduzir muito bem o espetáculo e atingir o nível certo nas interpretações de seus atores. Além de da direção, Paulo de Moraes é responsável pela competente cenografia, trabalho que divide com Carla Berri. São diversas portas no cenário que abrem e fecham apresentando os diversos personagens desse drama urbano. Todo o elenco é muito bom, mas vale destacar a entrega de Patrícia Selonk no papel de Geni. A atriz está irrepreensível.
Assim como aconteceu em 1965, Nelson Rodrigues ainda causa algum desconforto para alguns. Digo isso por conta de algumas risadinhas nervosas e comentários ditos por alguns espectadores na noite em que estava assistindo.
Já vi diversas peças do dramaturgo e cada vez mais aumenta minha admiração pelo trabalho desse autor.
A montagem que está em cartaz no Teatro Sesc Ginástico merece ser vista, pois é imperdível. Um trabalho digno dos maiores aplausos. E viva Nelson Rodrigues!

§§§§§§
Anote:
Onde: Teatro Sesc Ginástico - Av. Graça Aranha, 187
Quando: Qui a dom, às 19h (até 19 de agosto)
Quanto: R$ 20

6 comentários:

  1. Super dica!
    Saudades de vc!
    Beijos
    CB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida
      Também com saudades, mas nossas agendas nuncam se encontram...rs
      Esse espetáculo é muito bom, não deixe de ir.

      Excluir
  2. Oi Jorge, não conheço o trabalho de Nelson Rodrigues mas vc despertou a minha curiosidade...
    Beijinho da Ruthia
    http://bercodomundo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson é um grande dramaturgo e sua obra eé cheia de vigor. Há livros publicados e vc pode encomendar. Há muitas histórias de nelson Rodrigues adaptadas para TV. Certamente a TV Portuguesa já deve ter mostrado. Vc pode procurar no yutube os títulos de "Toda Nuedez dserá cstigada" , OS sete Gatinhos, Engraçadinha.
      Abraços

      Excluir
  3. Que é feito de vc, amigo? Anda sumido, calado, espero que por um bom motivo. Férias, talvez?
    Espero-o bem!
    Abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Ruthia
      Obrigado pelos eu carinho, de fato, ando sumido mas agora em setembro o Blog retoma seu caminho.
      Beijos

      Excluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.