quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Uma Parada em Copacabana


Elas começaram timidamente, mas agora fazem cada vez mais sucesso e atraem cada vez mais público. Sim, estou falando das Paradas Gays que acontecem mundo afora. No Brasil, como sabemos , a maior é a de São Paulo, com público sempre superior a 2 milhões de participantes. Porém, a mais charmosa é mesmo a do Rio de Janeiro que acontece no cenário espetacular de Copacabana. Se no começo a Parada Gay causava estranheza, hoje é um grande negócio que atrai turistas e gera emprego e renda. O sucesso é tanto que tem apoio da Prefeitura e do Governo do Estado.


Na tarde do último domingo (18/11), o sol resolveu dar às caras e iluminou a praia de Copacabana. Aproveitei e fui conferir o evento. Essa Parada é realmente um evento!

E como acontece num grande evento, muitos banheiros químicos!


E uma drag apressada para não perder nem um minuto ...


Esse rapaz vestindo um biquíni com as cores do arco-íris e fazendo um estilo chacrete - olhem as botas - fazia o maior sucesso. Não parava de ser assediado com pedidos de fotos, claro que atendia a todos.
A Prefeitura fez farta distribuição de preservativos.


E a festa começou. Eram muitos trio elétricos, cada um com um tema e frases da campanha contra a homofobia.

O que percebi nessa Parada, e penso que seja assim em todas, é que é um grande carnaval fora de época. A maioria vai mesmo em busca de diversão.


E diversão foi o que não faltou. Cada trio elétrico tocava uma música diferente e o povo acompanhava.


Uma enorme bandeira com as cores do arco-íris faria mais tarde a proteção de milhares de participantes da Parada. A rave estava montada e ...
... o povo fervendo!


E assim foi até o bairro do Leme ao som de muita música eletrônica.


E no calçadão as famílias de Copacabana e de todo o Rio assistiam a manifestação de pessoas alegres, divertidas e que só querem ser felizes do jeito que são, no melhor estilo "cada um no seu quadrado".  Permaneci por três horas assistindo o desfile e não vi nenhum tumulto, briga ou confusão, só alegria. Taí um evento bacana para a cidade que vem atraindo muitos turistas e movimentando a economia carioca.

Um comentário:

  1. Olá Jorge,
    Gostei do post, as fotos belas e de qualidade!!!! Linguagem simples, muito bom de ler!
    Parabéns!
    Anasilvia Mota

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.