quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Tá terminando...

Daqui a três dias 2013 tá chegando...e que venha devagar, tranquilo e com boas energias! Diferente do que faço nos outros anos, nada de retrospectiva, agora só vale o presente e o futuro! E aproveitando esse finalzinho de 2012, tive uma sexta-feira intensa...

 ... pela manhã, fui pegar um sol nas pedras da Praia do Flamengo, vale pelo visual, uma vez que o mar nem sempre está bom para um mergulho, porém é um visual de respeito!
Posso ficar horas nessas pedras que nem me canso... o pensamento vai longe...

Por favor, sem comentários para esse novo personagem careca do Rio de Janeiro. Melhor continuar o encanto com o Parque do Flamengo...
 
Existe algo melhor do que ser surpreendido? Toca o interfone avisando que chegou um Sedex.
 ... e recebo essa delicadeza bordada pela Tânia Baião - amiga querida, ainda virtual, que mora em Florianópolis-, um gesto que me deixou muito emocionado.
Chegou a noite e segui para a Pedra do Sal. Este lugar é apenas um dos muitos lugares aqui do Rio de Janeiro que poderia apenas ser só um endereço, mas é uma experiência... a ser conferida e vivida.

Roda de samba de boa qualidade, gente bonita e antenada...

 ...como a Flávia, amiga recente que  curto muito!

E encerrei a noite de sexta já na madrugada de Sábado, num lugar especial em Santa Teresa.

Hoje pela manhã com esse calorão só me restava ir à Praia para aliviar um pouco, mas e o mar deixou? Levei até um pito do salva-vidas: "fica lá em cima! O mar tá puxando...!" 

Vantagem de ser assinante de certo jornal carioca: cadeira e barraca de sol grátis!

E aí Prefeito, como é que fica? Dá para passar? A Praia do Leme tá assim, imagina na Copa?
 Copacabana já está vestida para o Réveillon

Com essas curvas deixo meu abraço e votos de um ano novo maravilhoso para todos os meus amigos e queridos leitores que acompanham este Blog! Até 2013!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Arrivederci Veneza!

Apesar do título, este não é o último post sobre Veneza, pois quero compartilhar ainda algumas coisas com vocês e tenho muitas fotos. Porém, as fotos que escolhi para este post foram feitas no meu último dia na cidade, 25 de abril de 2012 - um dia lindo e ensolarado.

Era feriado, por conta da festa de San Marco, patrono da cidade. Eu caminhei do Hotel até a Piazza San Marco e o clima era de alegria.

A Basílica de San Marco é uma joia, mas eu não visitei - já disse isso -, pois as filas eram desanimadoras. Mas justo no último dia eu resolvi discretamente fazer umas fotos do que era possível avistar. Fotos no interior são terminantemente proibidas.

Discretamente passei a máquina pela grade e fiz uns cliques. Eu estava do lado de fora, não estava infringindo nada... e o resultado foi bom.



Fiquei imaginando como teria sido a visita, contemplar e não poder fotografar - uma verdadeira tentação para os turistas.

De todas as partes surgiam grupos com bandeiras e saudando San Marco

 E já que estava lá, entrei no clima da festa.

Saí da Piazza e e peguei o Vaporetto até uma das últimas estações e fiz um passeio formidável - tema de um futuro post.

Na pequena varanda do seu Palazzo, "madame" estava concentrada na sua leitura matinal. E depois dessa cena compreendi o que é LUXO.


A imagem mais romântica, a Ponte Rialto, simples e apaixonante.

 E a melhor foto dessa viagem, clique perfeito de uma turista holandesa.  

Depois de uma manha intensa, cheia de descobertas parei para almoçar na Trattoria da Gigio  e fiz um brinde já pensando na volta.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Rio, 43,2 graus!

Ontem foi o dia mais quente do verão carioca. Os termômetros marcaram 43,2º graus em Santa Cruz - Zona Oeste da cidade -, mas  a sensação térmica era de 50 graus! E o que mais se ouvia: "mas que calor!" O fato é que há 45 verões da minha existência tem sido assim e eu adoro! Gosto da estação, dos ol, do agito e da praia. Aproveitando meu recesso natalino, corri para as areias de Ipanema. Cheguei um pouco antes das 17hs e ainda estava lotada.

Não tem visual mais lindo!  A água do mar geladíssima dava o refresco necessário para a tarde quentíssima.

Agora o visual das areias está mais alegre e leve. Explico: até alguns dias atrás as barracas de sol eram todas vermelhas - um verdadeiro horror. Agora são várias cores e estampas com paisagens cariocas....

... pena que os "barraqueiros" sujam as barracas escrevendo números, estética zero.

Uma das coisas que mais gosto de fazer quando vou à Ipanema é seguir para as pedras do Arpoador. É inexplicável, é um lugar único na cidade, energizado, mágico. 
Ali pertinho está a nova sensação do verão  instalado no Forte de Copacabana, o Aqueloo Beach Club, 1º beach club do Rio, algo tipo VIP para o público AAA - seja lá o que isso for...

E para nós mortais das classes A, B, C, D, E, F e Z só resta a contemplação da natureza, sem pagar nada por isso...

Presente de Deus para cariocas e privilegiados turistas

É ou não é para ser aplaudido???

Outono, Verão?

No último sábado, caminhando pelo Largo do Machado, tive a sensação de estar em pleno outono. Ventava e as folhas das árvores - um pouco amareladas - caiam e formavam um belo tapete na praça. Não resisti e fotografei esse momento outonal em pleno verão carioca.
 

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

É Verão!

Esta foto, talvez, não seja a melhor para ilustrar esse post sobre o verão. Ao menos o meu figurino de cachecol e casacão está totalmente fora de sintonia. Como eu queria uma foto para brindar essa nova estacão que começa hoje, esta foi a mais interessante. Sobretudo, por conta do drink, o spritz. Já estou torcendo para que os dias sejam ensolarados e de muita luz! e que seja um verão inesquecível para todos nós. Que os amores da estação passem  pelo outono, inverno , primavera e  que alcancem o  próximo verão!
Mas o verão não agrada todo mundo, há quem deteste. As praias ficam lotadas, os bares cheios e o metrô vira uma sauna! Mesmo assim, eu gosto. Os dias são lindos, as roupas coloridas, o pôr do sol perfeito e os banhos noturnos de mar um alívio!
E com esse post aproveito para desejar, também, um ótimo Natal para todos! Bom Verão e aproveitem!!!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Livraria Cultura


Na última segunda-feira, dia 17, fui à inauguração da Livraria Cultura, instalada no prédio do antigo Cinema Vitória na Cinelândia. 

A Cultura já tem uma filial no Shopping Fashion Mall, mas nem se compara ao espaço da Cinelândia - um "Culturão"!

 Nas rampas de acesso estantes recheadas de livros de diversos assuntos.


O  Vitória era um dos cinemas mais luxuosos do Rio e teve seu apogeu nos anos 50, 60 e parte dos 70. Porém, a partir dos anos 80 começou a ficar decadente até fechar as portas. Por isso a chegada da Cultura é muito bem-vinda, pois trará uma nova dinâmica à Rua Senador Dantas.




 Um grupo tocava chorinho durante o coquetel...
 ... e uma criança se esbaldava no espaço infantil....
 ...enquanto muitos compravam...
... e outros se fartavam no Café Viena...
 ...com deliciosos sanduíches...

 Foi o que fez a Fernanda com seu filho Filipe.

 E vejam só que eu encontrei...diretamente de Stars War 


 Ana Lúcia e Claude

Brindando com Claude

No subsolo funciona o Teatro Eva Herz - muito simpático. 

Maitê Proença foi convidada para fazer a leitura de seu novo espetáculo que deve estrear em março do ano que vem. A peça é ótima, promete.

 Maitê Proença e Clarice Niskier em cena.


 Fica a dica: quer agradar ao autor do blog? 

E fechei a noite no Amarelinho. Caipirinhas, papo animado e conhecendo a simpaticíssima  Ana Helena. Um ótimo começo de semana, não acham?