Já disse, algumas vezes, aqui no blog que a minha estação do ano favorita é o outono. Os dias são ensolarados, mas não faz muito calor e aqui no Rio o que já é bonito ganha uma luz especial, principalmente ao entardecer. Num desses domingos de outono saí de casa para caminhar pelo Aterro. Geralmente vou até o final da praia do Flamengo e retorno. Mas decidi alterar o roteiro e caminhei em direção à Praça Paris.
A Praça Paris, jóia da belle époque carioca, do início do século XX, é um projeto do arquiteto francês Alfredo Agache e foi inaugurada em 1929. A Praça é uma das mais bonitas da cidade e tem sido muito utilizada para gravações de comerciais e filmes, além de produções para televisão.
A praça é uma das mais bonitas da cidade e é frequentada, majoritariamente, pelos moradores do bairro da Glória.
É uma pena que seja proibido, ainda, fazer piqueniques no local. O cenário seria perfeito para um convescote com amigos. Quem sabe não começamos aqui uma campanha para o prefeito liberar o piquenique na praça.
Ao fundo, no alto, avistamos a Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro.
Depois de pouco mais de uma hora na praça passei na feira da Glória que acontece todos os domingos. Acho que é uma das maiores feiras livres da zona sul, tomando toda a rua Augusto Severo e parte da Rua da Glória. E vamos combinar, feira livre é um programão!
Gosto do burburinho e do colorido que encontro numa feira livre. Quando viajo e encontro uma feira, sempre passo para conferir os produtos. E também gosto de ficar atento aos diálogos entre os feirantes e seus fregueses. Escutamos verdadeiras pérolas.
E para coroar a visita uma passadinha na barraca de pastel e caldo de cana. Uma boa feira livre não pode deixar de ter uma. E na feira da Glória essa barraca faz o maior sucesso.
E, claro, não ia ficar fora dessa e comprei meu pastel de queijo e para acompanhar um geladíssimo caldo de cana. Existe maneira melhor de começar o domingo??
Amei seu passeio. Quanto aos piqueniques o problema é que o povo daqui deixaria toda a sujeira no local. Alguma dúvida disso? Uma pena!
ResponderExcluirKátia,
ResponderExcluirÉ um passeio gostoso. Acho que o povo daqui já não faz mais isso, basta apenas disponibilizarem latas de lixo e no caso de infração aplicar multa.
Beijocas
Jorge, também adoro deambular sem destino nas feirinhas, ouvir as pessoas, sentir o cheiro das frutas e comidinhas... é muito bom!
ResponderExcluirQue relaxante começo de domingo. Que o resto da semana seja igualmente feliz.
Abraço
Ruthia d'O Berço do Mundo
Ruthia,
ExcluirA feira livre é sempre um ambiente simpático. E as da Europa são muito interessantes, já comprei até casaco.
Beijinhos