quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

sábado, 4 de maio de 2013

Um Inimigo do Povo

Dando continuidade ao projeto "Teatro na Justiça", o Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, apresenta o espetáculo "Um Inimigo do Povo", do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. A peça foi escrita em 1882 e encenada pela primeira vez em Oslo em 1883. No Brasil, o texto de Ibsen foi montado Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no ano de 1952. É considerada por muitos como a peça mais direta e polêmica do autor.
 
A história é ambientada numa pequena cidade do interior da Noruega, cuja principal fonte de recursos advém de sua Estação Balneária. O Dr. Stockmann preocupado com as doenças que turistas e habitantes da cidade apresentam,  decide investigar a água da cidade. A análise indica que a água está poluída, aparentemente por lançamentos de impurezas dos curtumes da cidade. Como cidadão, sente-se no dever de levar a verdade ao povo, porém sua denúncia trará prejuízos para a cidade, que não lucraria mais com o turismo. E, certamente, não agrada aqueles que esta o no poder. Porém, não denunciar o fato, vai contra os ideais de Stockmann.
A montagem em cartaz no CCPJ é uma grande oportunidade para o público carioca assistir um trabalho de qualidade e ter acesso a um texto, que embora escrito no século XIX, é atualíssimo. O espetáculo é dirigido por Silvia Monte, que por conta das limitações da sala, encontrou soluções práticas com sua equipe para execução do cenário, bem como iluminação. Os figurinos estão adequados e a trilha sonora é envolvente. O elenco é composto por Marcello Escorel, no papel do Dr tomas Stockmann, Nedira Campos como Catarina Stockmann, Alexandre Mofati interpretando o Prefeito Peter Stockmann, Eduardo Rieche , como o editor do Jornal A Voz do Povo, Diolo Salles, o Capitão Horster, Janaína Prado, no papel de Petra Stockmann, Antonio Alvez como Morten Kiil e Paulo Japyassú, como Sr Aslaksen, impressor do jornal A Voz do Povo.
Os atores estão satisfatoriamente bem em seus papéis, mas poderia destacar a atuação firme de Marcello Escorel, que garante muita credibilidade ao personagem Dr Stockmann.
"Um Inimigo do Povo" é um texto forte, denso e, apesar de ter sido escrito no final do século XIX, mantém-se atualíssimo. O espetáculo leva o público à reflexão e provoca, naturalmente, um debate.
Para quem busca um bom texto e boas atuações esta peça é imperdível. E fica aqui registrado o meu maior aplauso e muitos bravos para toda a equipe pela montagem de um texto cheio de qualidades.
 
*****
Anote:
Onde: Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
Quando: Segundas, terças e quartas, 19hs até 29 de Maio
Quanto: Entrada Franca (distribuição de senhas 1 hora antes do espetáculo)
 

3 comentários:

  1. Você está sempre por dentro de tudo o que se passa no Rio :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena
      Eu diria "quase tudo". Tem muita coisa aocntecendo ao mesmo tempo e gostaria de ver e estar em todos os lugares. Mas, consigo acompanhar um pouco. Fique atenta aos próximos posts e vc verá um pouco dessa minha corrida...
      Beijos

      Excluir
  2. Obrigada pela dica meu amigo antenado! Bjkas!

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.