quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Professoras em cena

Na semana passada vivi uma ótima experiência assistindo  duas peças nos palcos do Rio de Janeiro. Sem prestar atenção, escolhi espetáculos que tinham como protagonistas uma professora.
 
 
A primeira peça assisti na segunda-feira, dia 25 no Centro Cultural Banco do Brasil. Li pouco sobre o espetáculo Prof! Profa! estrelado por Jandira Martini. Confesso que fui para conferir a atuação dessa grande dama do Teatro. Este é o primeiro monólogo da atriz. E foi maravilhoso. Jandira interpreta uma professora de Literatura. A peça discute o papel dos sistemas de ensino em um mundo que se pauta cada vez mais por processos interativos e participativos.
O texto é do belga, Jean-Pierre Dopagne e Jandira foi dirigida por Celso Nunes, num cenário simples composto apenas de mesa e uma cadeira. E nem precisava mais, pois a atriz enche o palco e prende o espectador durante os 60 minutos de duração do espetáculo. Um prazer a atuação dessa atriz, apresentando uma história não muito diferente das mutias que ouvimos e temos notícias nos últimos anos. Um desfecho surpreendente.
*****

O segundo espetáculo que assisti foi "Querida Helena Serguêievna", texto de Ludmila Razumovskaia, com direção de Isaac Bernat e está em cartaz no Centro Cultural da Justiça Federal.
A professora Helena Sergueiêvna,no dia do seu aniversário, tem a surpresa de receber seus alunos para a comemoração. A surpresa maior não é a visita, é o verdadeiro propósito da vinda dos alunos. E a surpresa ainda maior é a transformação de todos a partir desta experiência.
Quando li a sinopse, fiquei extremamente curioso e valeu a  pena ter ido conferir este espetáculo e conhecer o trabalho da atriz Helena Varvaki que interpreta a protagonista. Um trabalho muito delicado e bem realizado. Além de Helena estão no elecno, Fábio Cardoso, Gabriel Vaz, João Pedro Zoppa e Marina Provenzzano. "Querida Helena Sergueiêvna" foi uma surpresa e um agradável momento.
*****
 
Anote:
Prof! Profa!
Onde: Centro Cultural Banco  do Brasil
Quando: Qua a Dom, às 19hs
Quanto: R$ 10

"Querida Helena Sergueiêvna"
Onde: Centro Cultural da Justiça Federal
Quando: Qua a Sab., às 19hs
Quanto: R$ 30

4 comentários:

  1. Oi! Assisti há algum tempo uma outra montagem desta segunda peça que vc menciona no Teatro Poeirinha. Vc deve conhecer como é a disposição dos assentos lá. Mt boa a peça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia, de fato, o espetáculo teve uma temprada no Teatro Poeirinha. Já assisti peças no Teatro Poeira - muito desconfortável - e no Poeirinha, pelo jeito, deve ser mais desconfortável ainda.
      bjks

      Excluir
  2. Excelentes programas, Jorge. Não é qualquer atriz que encara um monólogo, tem que ser alguém com muita experiência, muita maturidade.Gosto do trabalho da Jandira, imagino como deve ser magnífico esse espectáculo.
    Abraço, amigo
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruthia
      Monólogo é uma faca de dois gumes, pode ser um sucesso ou um fracasso. O texto tem que ser bom e o ator/atriz bom. E, neste caso, foi um sucesso! jandira Martini é um show!
      Beijos

      Excluir

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.