quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Verão 2013???

E chegamos ao fim do primeiro mês do ano de 2013. Janeiro termina em poucas horas. E o verão??? Alguém viu o sol por aí? Ele fugiu do Rio de Janeiro faz tempo. Nestas minhas mais de 4 décadas de vida nunca vi um mês de janeiro tão chuvoso, tão esquisito. Eu que sonhava com finais de semana escaldantes sob o sol, tive que trocar o gurda-sol pelo guarda-chuva, o chinelo pelo tênis e a sunga pela calça jeans. Até os programas noturnos ao ar livre ficaram um pouco prejudicados. Quem se anima a ir num ensaio de escola de samba ao ar livre sob um temporal???
Porém, ah porém...a Arte sobrevive a tudo e janeiro trouxe ótimos espetáculos, como "O lado escuro" em cartaz no SESC Copacabana, "Esta Criança" que encerrou  atemporada na última semana no  CCBB; a maravilhosa Mostra de Teatro "Panorama Petrobras" no SESC Ginástico,; "A Febre do Samba - o samba-enredo no século XX" no SESI do Centro, o festival com grupos do Nordeste no Glauce Rocha e o dinamismo do Teatro Serrador com a ocupação "Alfandega 88" e o seus diversos espetáculos, como "A Serpente" que acabei  de assistir. . E Salve o Teatro!
Fui duas vezes ao Sambódromo para assistir aos ensaios técnicos e fiz a minha participação no carnaval carioca 2013. Que venha fevereiro, que traga o sol e que nosso verão seja mais animado. E acreditem: sem sol fico sem inspiração, daí a quantidade de posts deste mês...

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Festival de Teatro


Este post chega um pouco atrasado, mas ainda em tempo de anunciar um excelente programa para as noites de quarta-feira. Estou falando da Mostra de Teatro - Panorama Petrobras que desde o dia 09 de janeiro, vem apresentando uma peça diferente. São diversos espetáculos que fizeram grande sucesso e viajaram pelo país e retornam ao Rio para uma única apresentação. É  uma chance imperdível para rever ou conferir as peças que gostamos e não tivemos tempo ou oportunidade de assistir.

O espetáculo "Farsa da boa preguiça" - que assisti em 2009 -  abriu o festival que vai até Maio/2013. Foi prazeroso rever esta obra divertida de Ariano Suassuna, com ótima direção de João das Neves e atores competentes. 

E hoje (16/01) tive a sorte de assistir "Tomo suas mãos nas minhas", espetáculo belíssimo com Roberto Bomtempo e Miriam Freeland. A peça conta a história de amor vivida entre o dramaturgo russo Anton Tchekhov e a atriz Olga Knipper. A peça estreou em 2010, mas nao sei por qual motivo eu não assisti. Saí emocionado do Teatro, tanto pelo texto quanto pelas atuações soberbas dos atores.
Abaixo a programação completa, que além dos espetáculos adultos contempla, também, dois infantis. Aproveitem!


09/01 – Farsa da Boa Preguiça
16/01 – Tomo Suas Mãos nas Minhas
23/01 – As Conchambranças de Quaderna
30/01 – A História de Nós 2
06/02 – Velha é a Mãe!
27/02 – Antes da coisa toda começar
13/03 – Enfim, nós
20/03 – Federico Garcia Lorca – Pequeno poema infinito
27/03 – Corte Seco
03/04 – Besouro Cordão de Ouro
10/04 – A Carpa
17/04 – Sade em Sodoma
01/05 – açaí e Dedos
15/05 – O capitão e a Sereia
29/05 – Tartaruga de Darwin

Infantil
14/03 – Histórias da Mãe África
27/03 - Fedegunda

Anote:
Onde: Teatro SESC Ginástico
Quando: toda quarta-feira, às 19h.
Quanto: R$ 20, meia entrada para estudantes e idosos. Comerciários com carteira do SESC: R$ 5.
Dica esperta: 30 minutos antes de o espetáculo começar são distribuídos 50 convites gratuitos para quem tiver a Carteira do SESC.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Largo do Machado

No último domingo quando retornava para casa após farto almoço japonês, atravessei o Largo do Machado  e num daqueles raros momentos de tranquilidade - a praça vive cheia - pude observar, com toda calma, o belo conjunto do monumento de Nossa Senhora da Glória, com a Igreja de mesmo nome. Muitas vezes passamos por certos lugares várias vezes ao dia e não paramos para observar pequenos detalhes. Para quem não conhece, o Largo do Machado é uma praça que fica no bairro do Catete, zona sul do Rio de Janeiro

Um pouco de história: "Quando foi fundada a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1565, ali existia um grande terreno alagadiço, tendo sido denominado Lagoa do Suruí e depois, Lagoa da Carioca, em função do Rio Carioca que ali desaguava para formar um delta, seguindo vários caminhos, ou vertentes . Após aterramento passou a ser denominado Campo das Pitangueiras, depois Campo das Laranjeiras e mais tarde ser o Campo ou Largo do Machado e, a partir de 1843, passar a se chamar Praça da Glória, após a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória. A partir do falecimento do General Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias - Patrono do Exército Brasileiro, passou a se chamar Praça Duque de Caxias, para final e definitivamente voltar a ser conhecida por um dos anteriores nomes; Largo do Machado.
Mas as estórias com o nome do Largo do Machado ainda persistem. Algumas, explicam ser uma homenagem a Machado de Assis. Entretanto, em 1843, quando o então Campo ou Largo do Machado mudou de nome para Praça da Glória, o famoso escritor estava ainda com quatro anos, visto ter nascido em 1839. Também com grande probabilidade o Sr. Antônio Vilela Machado tenha sido o “padrinho” do logradouro por ter (Machado) como sobrenome. Mas a estória mais plausível e divulgada conta que o nome advém do fato de que quando o local ainda se chamava Lagoa do Surui, ali se estabeleceu um açougueiro que, já antecipando a mídia visual - tão comum em nossos tempos – para divulgar o seu negócio colocou à porta do estabelecimento de comércio um enorme machado, simbolizando a natureza de suas atividades. Lagoa aterrada, comércio extinto, perduraram as estórias...
O Largo do Machado é um dos locais da Cidade Rio de Janeiro que ainda mantém muito da sua origem, com identidade arquitetônica e os traços da boemia do Rio Antigo, tão decantado e retratado na literatura dos grandes mestres escritores, principalmente por Machado de Assis."(*)
Um outro ângulo com espelho d'água. 

Não sei o que acontece nessa época do ano, mas o Abricó de Macaco está em festa, a flor é realmente linda.
Bom ver esse espetáculo da natureza, tão perto de casa... e é isso que deixa o Rio tão especial.

(*) Fonte: http://www.midialocal.com/bairros/7/largo-do-machado

domingo, 6 de janeiro de 2013

Dia de Reis e o meu Réveillon 2012

Hoje é comemorado em várias cidades do mundo o Dia de Reis, por isso escolhi essa data para publicar o primeiro post do ano. Aqui no Brasil não temos muito esta tradição, mas algumas pessoas compram o Bolo de Reis e celebram. Mas esse blá-blá-blá inicial é apenas pretexto para mostrar para vocês um pouco da minha festa de Réveillon 2012/2013: uma festa carioca! Carioquíssima. Como os convites para o Copacabana Palace esgotaram, o jeito foi ficar ali do lado na Churrascaria Palace! E a escolha foi perfeita! Boa comida, boa bebida, gente bacana na mesa e um pouquinho de calor - o ar refrigerado não estava dando conta. 

Não há outro jeito de se chegar à Copacabana a não ser de metrô. Os bilhetes foram comprados com antecedência. 

 Tive o prazer de ter minha amiga paulistana, Letícia Castro, neste Réveillon.
Assim que entrei na Palace já recebi uma taça de espumante e era só o começo . Detalhe: a taça não ficou vazia... e nem o meu estômago! A ceia estava perfeita, tudo muito tropical.


E vamos celebrar porque 2013 vai ser ótimo!

 Bastaram apenas 10 segundos na mesa para ficar amigo de todos. 
 Lourdes me conquistou de primeira com sua simpatia
 Bruno (filho da Lourdes), Letícia e Eu já no clima total de confraternização.
A nossa mesa era a última do salão, ao lado do DJ, melhor localização impossível. Inciiei os trabalhos e comecei a dançar como se não houvesse amanhã junto com a Leticia e o Bruno. E aí aconteceu o inevitável, contagiamos todos e as pessoas das outras mesas começaram a chegar e juntaram-se ao nosso grupo.... a pista estava pronta!

A vontade era de continuar na Palace até amanhecer, o clima estava ótimo e as taças sempre cheias...

Perto da meia-noite distribuíram os kits para receber 2013 de maneira bem divertida e lá fomos nós ver a queima de fogos no meio da multidão...

 Copacabana Palace - nossa jóia - lotado!
E 2013 chegou brilhante, prateado, dourado, borbulhante...  eu já estava para lá de Bagdad e as fotos dos fogos saíram assim...
 
 De volta à Palace - a festa continua
 
De fato, só lembro do meu retorno... quando vi as fotos fiquei surpreso...daí vocês já podem ter uma ideia de como essa "esponja" ficou no dia seguinte...
 
Letícia "mais feliz do que pinto no lixo" - primeira vez no Rio!
Feliz 2013! Que seja um ano bom, sob a proteção de Deus! Saúde, Saúde, Saúde, Sucesso, Viagens e muito dinheiro para bancar tudo isso!