quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

domingo, 20 de julho de 2014

A Copa das Copas

Há uma semana terminava a Copa do Mundo do Brasil - a Copa das Copas. Será? Foi mesmo? O tempo dirá. O que posso dizer é que foi um momento muito especial e fiquei feliz por ter participado dessa festa aqui no Rio de Janeiro. Trinta dias com a cidade cheia de turistas, curtindo e aproveitando o melhor do Rio. 

O pessimismo tomou conta de todos, ainda alguns dias antes do início, mas depois, apesar do tropeço da nossa Seleção, foi só alegria. Houve falhas? Sim, mas o saldo final foi positivo. Considerei o evento um sucesso. Para quem esperava o caos, essa Copa foi mesmo surpreendente. Em todos os sentidos.

O  "maior do mundo", nem tão grande assim agora. Só mais uma Arena no Universo FIFA.
Para quem ainda não sabe, estou vivendo um novo momento profissional, atuando como Guia de Turismo e, certamente por isso, essa Copa ficará para sempre na minha lembrança. Foi uma grande oportunidade para conhecer pessoas de diferentes partes do mundo. Cada um com uma expectativa diferente, um olhar atento, curioso, feliz! Trabalhei com turistas vindos da Bósnia, Hungria, Canadá, Estados Unidos, México, Porto Rico, Holanda, Austrália, Malásia, Rússia, Guatemala, Bolívia, Japão. Sem contar os turistas da Alemanha, Espanha, Argentina, Argélia, Costa Rica e Portugal, que conversei em rápidos encontros nas ruas de Copacabana,  na Lapa, no Maracanã e na FIFA Fan Fest.
A melhor história da Copa foi meu encontro com essa família da Bósnia, residente no Canadá. Encontrei, por acaso,  no Maracanã e pedi para fazer a foto (domingo, 15/06). No dia seguinte o grupo estava no Tour do Corcovado. Nós não nos reconhecemos de imediato. Mas, quando eu mostrei a foto da família da Bósnia que havia conhecido no dia anterior, a filha do casal começou a rir e disse: "somos nós!" 
Uma incrível coincidência!
Muitos vieram apenas para se divertir, como este rapaz do Japão fantasiado de ET (?). Márcia Barão estava comigo e adorou!

Com um grupo animado do Chile, que veio para o jogo contra a Espanha. Vitória consagradora da seleção chilena. E dá-lhe Chi - Chi - Chi / Le - Le - Le. Viva Chile!
Quem participa de uma Copa do Mundo, vive intensamente o evento e quer mais é diversão. Vi muita gente com fantasias nos jogos, como esses americanos caracterizados de Elvis. 
Fifa Fan Fest foi o maior sucesso! Assisti Argélia e Coréia do Sul nas areias de Copacabana e vibrei com a vitória dos Argelinos!

Os Argelinos estavam animadíssimos e fizeram a maior festa com a vitória!
 Como não curtir? Esse menino estava com os olhos brilhando de felicidade!

E esse era o clima em Copacabana ... muita confraternização. Na foto acima compartilhando a camiseta com os torcedores da Costa Rica. E abaixo, o encontro Portugal e Estados Unidos. 


E o trabalho continua! Mais um dia de Tour pelo Rio. Este cliente mexicano estava encantado com a cidade e com a receptividade. E como é bom ouvir elogios sobre a sua cidade! 

Fukuda, ex-jogador da Seleção Japonesa, veio ao Rio para participar de um programa de um canal de televisão do Japão.

Um dos grupos mais simpáticos que trabalhei nesta Copa veio da Malásia
Casal americano na torcida para a França...
... mas quem levou foi a Alemanha!
O jogo foi 1 x 0, mas os alemães estavam eufóricos!

Tour em Angra dos Reis para um grupo de 20 médicos vindos da Hungria. Foi um trabalho excelente, em que tive o prazer de auxiliar minha amiga Sabina Forgiarini.
 Este rapaz espanhol resolveu levar o Rio na cabeça.

Duas famílias americanas num passeio em Santa Teresa, provando os deliciosos doces da D. Alda.

Aos pés do Redentor com um casal do Texas. Eles vieram para assistir três jogos da Copa. Além do Rio, assistiram jogos em outros duas cidades. Ficaram maravilhados com o Rio de Janeiro e pretendem voltar.

Os mexicanos, sempre divertidos, com cocares Astecas (ou seriam Maias?)

No Pão de Açúcar com família da Bolívia
 
 Turistas da Guatemala e Rússia no Pão de Açúcar

Ao final do Tour, presente dos guatemaltecos!

E foi essa a minha experiência neste grande evento. Momentos de muito aprendizado, de exercitar a paciência e ter controle. Saber ouvir, esperar e proporcionar aos clientes momentos inesquecíveis. O saldo foi muito positivo e o feedback sobre o trabalho imediato. Uma das melhores coisas da vida é ver o sorriso das pessoas, satisfeitas com o que estão vivenciando, admiradas com a natureza e desejando voltar para curtir a cidade. Não vou esquecer o turista mexicano dizendo: - "Jorge, como você é privilegiado por morar aqui!" E, da mesma forma, não vou esquecer o sorriso e o "muito obrigado" carregado de sotaque do turista russo, após um dia de Tour no Rio. 

domingo, 13 de julho de 2014

Theatro Municipal - 105 anos!


Amanhã, dia 14 de julho, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora 105 anos de existência! Motivo de orgulho para todos os cariocas, a casa centenária tem sido palco de grandes artistas nacionais e internacionais. 
O aniversário do Theatro é uma grande oportunidade para conhecer o teatro mais luxuoso da cidade sem pagar nada! A programção é gratuita, confira!

10h - Coral Infantil da UFRJ
11h - Escola de Dança Maria Olenewa
13h - Ópera do Meio-dia "Bodas de Fígaro"
15h - Orquestra das Comunidades Pacificadas
17h - Catulli Carmini - Concerto com Solistas, Coro e Grupo de Percussão da OSTM
20h - La Bayadère - Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal

O Blog deseja vida longa ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro e espera que nos próximos anos a casa tenha uma programação mais rica, como nos velhos tempos.