quem escreve

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, apreciador das artes, das viagens e das pessoas que têm algo a dizer.

sábado, 5 de setembro de 2015

Grupo Corpo - 40 anos

Há mais de 20 anos acompanho o trabalho do Grupo Corpo, companhia mineira, que está celebrando 40 anos! Ontem tive o prazer de assistir no Theatro Municipal do Rio de Janeiro o espetáculo estrelado pelo grupo. 
Enquanto aguardava o início do espetáculo, lembrei do ano de 1992 quando assisti "21", uma das mais belas e coloridas coreografias do Grupo. Aquele espetáculo foi marcante e apaixonante.  Desde então assisti quase todas as apresentações da companhia, na minha opinião, a que melhor representa a dança brasileira.
A noite de ontem pode ser resumida em uma palavra: sublime! Como acontece sempre, o Grupo Corpo apresentou duas coreografias.  A primeira foi "Suíte Branca", assinada por Cassi Abranches - ex-bailarina do Grupo -, com música de Samuel Rosa, do Skank. O que sempre me chamou atenção no Grupo Corpo foi a excelente técnica dos bailarinos, muito bem ensaiados  e em total harmonia, criando um conjunto visual quase mágico que chega a hipnotizar. A música de Samuel Rosa é envolvente e alegre e foi um ótimo aperitivo para a coreografia seguinte, "Dança Sinfônica". 
Saem de cena os tons brancos da coreografia anterior e entra o vermelho, o preto e o cinza. O palco ganha uma iluminação mais intimista e as cortinas vermelhas dão o tom de dramaticidade dessa peça, assinada pelo coreógrafo e criador do Grupo, Rodrigo Pederneiras. A trilha composta por Marco Antônio Guimarães, foi executada pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais com participação do Grupo Uakti. É um clássico com doses de brasilidade. Uma verdadeira obra-prima, que nos brindou com um belo pas-de-deux de grande beleza plástica. Depois da apresentação, a apoteose de aplausos da plateia agradecida e encantada. Bons momentos que lavam nossa alma em meio a dias nebulosos. Parabéns Grupo Corpo!
Um brinde e que venham mais 40 anos!
*****
Anote:
Onde: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Quando: Sáb, 20h, Dom e Seg: 17h (até 7 de setembro)
Quanto: $ 60 a $120

5 comentários:

Obrigado por ler e comentar este post.
Abraços e volte sempre.